Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES DE BIBLIOTECAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO PAULO FREIRE
00:00 Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011

A Seel, por meio do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), promove encontros cujo objetivo é orientar educadores que atuam nas bibliotecas das escolas municipais

Por Suzan Vitorino

Trinta professores de bibliotecas da Rede Municipal de Ensino participaram, nesta quarta-feria (17), da formação intitulada “Bibliotecas Vivas”, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. O curso, promovido pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), vinculado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), tem como principal objetivo orientar técnica e pedagogicamente esses educadores.

A formação, que aconteceu em três etapas (04, 05 e 17 de agosto), abordou a organização do acervo, noções de classificação e catalogação das obras, além de conceitos pedagógicos, como a mediação da leitura e a importância do conhecimento, por parte desses profissionais, dos livros que integram um acervo. Os encontros foram orientados pelas formadoras Karyna Melo, Ivana Araújo e Irze Keline. “É muito importante que o responsável pela biblioteca conheça o acervo, assim ele pode indicar com mais firmeza uma obra ao professor ou ao estudante”, esclarece Karyna, que costuma utilizar como dica a obra “Tanto faz como tanto fez”, de autoria de Maria Amalia Camargo a alguns estudantes que demonstram pouco interesse pela leitura. “O livro de Maria Amalia incentiva a leitura, abordando sua importância e o significado das palavras”, recomenda Karyna.

A professora responsável pela Biblioteca Paulo Freire - da Escola Municipal Solano Magalhães, no bairro do Pina -, Regina Coeli, é uma das participantes do curso. “É fundamental esse tipo de formação, pois além de aprendermos elementos técnicos da biblioteca, como melhorar o layout do espaço, por exemplo, aprendemos a contar histórias e a atender corretamente os usuários”, afirma a professora. A Biblioteca Paulo Freire possui um acervo de 3.000 livros e está aberta para consulta e empréstimo aos estudantes.

A formação apresentou, ainda, conceitos de classificação bibliográfica, como os níveis de catalogação CDD e o CDU, a importância do conhecimento dos catálogos online e sinalização das estantes das bibliotecas. O coordenador do PMBFL, Conrado Falbo, reforça o incentivo da Prefeitura na formação do professor de biblioteca. “É importante passar para os educadores que a biblioteca é um local de aprendizado, e não apenas um local para guardar livros”, explica.

Atualmente, a Seel disponibiliza para os estudantes da Rede Municipal 166 espaços de leituras nas escolas, que incluem biblioteca escolar, salas ou cantinhos de leitura.

Curiosidades - A CDD (Classificação Decimal de Dewey) foi criada em 1876 e divide o conhecimento em nove classes; contém ainda uma décima para as obras gerais. A CDU (Classificação Decimal Universal) é um sistema de classificação bibliográfica que abarca a totalidade dos conhecimentos em dez classes principais, ramificadas até ao infinito. As classes são um conjunto de elementos que têm características comuns. Esta classificação funciona no mínimo com três dígitos, que podem ser acompanhados por extensões, as subdivisões são acompanhadas por símbolos.

Matérias Relacionadas
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de mais uma olimpíada de Matemática
- Biblioteca de Afogados prorroga inscrições para o 13º Concurso de Poesia
- Prefeitura promove 8ª Conferência de Educação
- Prefeitura promove 8ª Conferência Municipal de Educação
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Garotos da Paz lançam CD com temática de combate ao Bullying
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante
- Mutirão do Projeto Olhar Recife beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”
- Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”


Enviar    Imprimir