Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PLENÁRIA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DEFINE PRIORIDADES E ELEGE DELEGADOS DA CULTURA
00:00 Terça-feira, 30 de Agosto de 2011

Votação expressou a importância do fortalecimento das ações de formação cultural como prioridade máxima
 
Orquestra de frevo, forró e maracatu marcaram o início da plenária do Orçamento Participativo voltada para decidir os rumos da Cultura no Recife, realizada na noite desta segunda-feira (29), no Colégio Nóbrega, na Boa Vista. Enquanto as pessoas chegavam e se cadastravam para votar as prioridades da área cultural, os ritmos fortes do nosso estado animavam o local. A plenária contou com 1547 eleitores e 174 candidatos, mostrando a grande participação social na construção de políticas culturais. Para representar a população das seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s), foram eleitos 121 delegados que irão discutir as necessidades das comunidades nos fóruns. Confira a lista.
 
A votação expressou a importância do fortalecimento das ações de formação cultural como prioridade máxima entre os seis eixos temáticos apresentados. A continuidade e ampliação do programa Multicultural foi a ação campeã, com 756 votos. Em segundo e terceiro lugar, foram escolhidas como prioridades a realização do calendário cultural do Recife, reforçando a descentralização dos festejos dos ciclos culturais, e a ampliação e fortalecimento da rede de equipamentos culturais, com a aquisição de equipamentos para a instalação da Refinaria Multicultural da RPA 3.
 
O secretário de Cultura, Renato L, e a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, deram as boas vindas aos participantes, ao lado da diretora intersetorial do Orçamento Participativo, Rosana Soares, da assessora executiva da Secretaria de Assistência Social, Prazeres Barros, e do delegado do OP da Cultura, Jailson.
 
“Essa é uma noite de festa, de mobilização e de muito compromisso com a participação, uma marca desta gestão que teve o Orçamento Participativo reconhecido e premiado internacionalmente. É um momento também de prestação de contas”, afirmou a presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix.
 
“Se as pessoas quiserem descobrir a força da cultura no Recife, tem que ver este trabalho no Orçamento Participativo. Estamos aqui para fazer com que a cultura avance ainda mais, de forma plural e democrática”, emendou o secretário Renato L, entusiasmado com a grande participação popular. O gestor ainda mandou um “alô especial” para as crianças presentes, ressaltando a importância do aprendizado democrático, que por muitos anos foi impedido pela ditadura militar.
 
Renato L e Luciana Félix também aproveitaram o momento para destacar as ações desenvolvidas pela gestão do prefeito João da Costa, como o incremento do Carnaval e São João do Recife, a inauguração do teatro e galeria do Parque Dona Lindu, a conquista da outorga da Rádio Frei Caneca e a reforma do prédio para a criação do Paço do Frevo. Um folder com o resumo das ações realizadas, fazendo um balanço da Cultura no Recife, ainda foi distribuído no local.
 
Participação – Os representantes das comunidades também falaram ao microfone para defender as prioridades para votação. Mauricéia Santiago, moradora do Morro da Conceição, defendeu o fomento as expressões populares como maracatu, caboclinho, frevo, bois, entre outras. “Estamos aqui representando a RPA 3 a força da mulher para construir políticas públicas. A gente quer que a cultura fortaleça as nossas expressões, pois como dizia o poeta Chico Science, quem segura o porta-estandarte, tem a arte, tem a arte”.
 
Outro representante da RPA 3, o popular Palito, do Alto do Mandu, exaltou a oportunidade de participação popular na política cultural da cidade. “Eu participo do Fórum de Cultura e pude perceber que funciona mesmo. Então, faço um apelo para que vocês participem”. Palito ainda agradeceu à gestão pelo Carnaval e São João e reivindicou a ampliação das aulas de frevo realizadas pela Escola Municipal Maestro Fernando Borges, para que aconteçam também nas comunidades.
 
Arandy Silva, do grupo cultural Os Articulados, do Bongi (RPA 5), aproveitou o momento para defender as ações formativas realizadas nas comunidades. “O programa Multicultural está de cara nova, realizando diálogos na comunidade. Sempre o defendemos como prioridade, este ano temos que defender ainda mais”, justificou.

Lista dos Delegados Eleitos

Matérias Relacionadas
- Terça Negra tem coroação de Rainha do Maracatu e afoxé
- Começam inscrições para o Festival de Música Carnavalesca do Recife
- Banda Sinfônica do Recife realiza concerto nesta quarta (31)
- Plenária temática do OP elege ações prioritárias de Cultura nesta segunda (29)
- Suspense “Não me abandone jamais” estreia no Cinema Apolo
- Festa do Livro marca último dia do Festival de Literatura
- Sítio Trindade apresenta espetáculo infantil neste domingo (28)
- Michel Laub comandou debate sobre memória e narrativa
- Lançamento da revista Eita! leva grande público ao Espaço Muda
- PCR oferece cultura e lazer no Sítio Trindade
- Suspense “Não me abandone jamais” estreia no Cinema Apolo
- Ritmo e poesia no Pátio Sonoro nesta sexta-feira (26)
- Programa Multicultural conclui Ciclo de Diálogos com as Comunidades
- Julian Fuks expressa sua inquietação com a literatura contemporânea
- Conversa com Marco Polo marca terceira noite do Festival de Literatura
- Mestres do Pastoril contam suas histórias na Casa do Carnaval nesta sexta (26)
- Teatros municipais estão cheios de atrações neste fim de semana
- MAP promove mostra sobre assombrações do Recife
- Secretaria de Cultura do Recife realiza atualização do Cadastro Cultural
- Joca Terron revela detalhes da sua trajetória e de sua escrita


Enviar    Imprimir