Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PALESTRA DO “ESCOLA PARA PAIS” RECEBE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
20:06 Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011

Na ocasião cerca de 50 jovens beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal foram esclarecidos sobre o Bullying

Nesta sexta-feira (30), cerca de 50 jovens, filhos de beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, assistiram a uma palestra sobre as causas e consequências do Bullying no contexto das violências sofridas e praticadas pelas crianças e adolescentes. A reunião aconteceu no auditório do Pró-Criança, Bairro da Boa Vista, com apresentação de slides, vídeos e materiais didáticos pela coordenadora do Programa Municipal Escola que Protege, Luíza Albuquerque.

O encontro faz parte do Ciclo de Palestras do Escola para Pais, e foi o quarto deste segundo semestre de 2011, o segundo dedicado exclusivamente aos jovens. O tema é atual e atraiu o percussionista A. de Lima, 14 anos, “Eu estudo percussão desde quando vi uns amigos tendo aula em uma das escolas municipais do meu bairro, há mais de três anos. Atualmente tenho aulas nas Escolas Nadir Colaço e na Renato Acioly”, comenta o aluno do 4º Ciclo da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso.

O estudante é atendido pelo Programa Escola que Protege, responsável pelos encontros do Escola para Pais, em parceria com o Centro de Referência Interprofissional na Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência da Capital (Criar) e 1ª Vara dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente.

O nosso objetivo não é somente receber os casos de violência, mas também fazer o acompanhamento psicossocial das famílias, sobretudo dos jovens, e principalmente promover a inserção social das vítimas, trabalhando suas competências e vocações, como no caso de A. de Lima”, ressalta Luíza.

Na última quarta-feira (28) o Ciclo ‘Escola para Pais’ recebeu os pais beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal. Na ocasião foram abordados os modos de enfretamento à violência, sofrida ou praticada pelas crianças e adolescentes, sobretudo no ambiente familiar. Os beneficiários tiraram as suas dúvidas sobre o relacionamento com os conselheiros tutelares de sua região.

Até o final deste ano serão realizadas mais seis reuniões do Escola para Pais, sendo duas em cada mês; uma direcionada aos pais e outra aos filhos, trabalhando assim com toda a família dos participantes. As palestras acontecerão nos dias 26 e 31/10, 23 e 25/11 e nos dias 07 e 13/12. Cerca de 80 famílias em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Programa Bolsa Escola Municipal fazem parte deste ciclo de palestras e, ao final dos encontros, somando pelo menos 75% de frequência, elas irão receber um certificado de participação.

Desde 2009, o Poder Judiciário estabeleceu, com a Escola que Protege, o Projeto Responsabilização e Educação dos Agressores. Com isso, houve um maior diálogo entre as duas instituições (PCR e TJPE), que resultou nos encontros do Escola para Pais, alguns deles no próprio espaço do Judiciário. Também são parceiros da ação o Ministério Público de Pernambuco e os Conselhos Tutelares. A meta do projeto é avançar para além da responsabilização dos agressores, por meio da equipe multidisciplinar do Criar, desenvolvendo trabalhos de prevenção terciária, por integrar uma rede de enfrentamento à violência.

Matérias Relacionadas
- Programa Escolas Sustentáveis da PCR já conta com adesão de 40 escolas municipais
- Prefeitura monta exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”, no Shopping Recife
- Coco de Mainha se apresenta no estande da PCR na Bienal
- Alunos da rede municipal apresentam versão em braille de livro infantil na Bienal
- Matrículas para cursos profissionalizantes devem ser feitas amanhã (29)
- Secretaria de Educação capacita estagiários que trabalham no apoio aos alunos com necessidades especiais
- Estudantes de escola municipal produzem livro em Braille
- Mães do Bolsa Escola Municipal visitam Oficina Brennand
- Mais de 1.500 estudantes de escolas municipais visitaram a Bienal
- Programa "Malinha de Leitura" será apresentado na VIII Bienal do Livro
- PCR monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Prefeitura do Recife participa da abertura da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
- Prefeitura do Recife monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Último dia do Encontro Paulo Freire discute criatividade, crítica e descolonização
- Começam nesta quinta (22) as inscrições para cursos profissionalizantes
- Prefeitura capacita merendeiras sobre Segurança Alimentar
- Encontro Internacional Paulo Freire discute mudanças no ensino moderno
- Direitos Humanos em debate no contexto da teoria Paulo-freiriana
- Educação para o exercício da Cidadania foi tema de palestra no Encontro Paulo Freire
- Plano Municipal de Educação para o Trânsito inicia com projeto piloto de formação de professores


Enviar    Imprimir