Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL APRESENTAM VERSÃO EM BRAILLE DE LIVRO INFANTIL NA BIENAL
19:57 Quarta-feira, 28 de Setembro de 2011

Por Marcos da Silva

O público que visitou o estande da Prefeitura do Recife na tarde desta quarta-feira (28) pôde conferir de perto que ter limitações não é empecilho para a realização de sonhos. Crianças e adolescentes, a maior parte da Rede Municipal de Ensino, puderam acompanhar o lançamento da versão em braille do livro infantil “A borboleta de asa curta e apaixonada”. O livro, produzido por seis alunos, é uma ações do projeto de inclusão digital “Paz Interior – Quem sou eu?”. Todos os alunos fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.

A obra, que conta a história de uma borboleta que nasceu com uma asa menor que a outra, fala de inclusão social e foi escrita pelos alunos da Escola Municipal Alto Jardim Progresso, em Nova Descoberta: Márcio do Nascimento, de 12 anos; Mikaellen de Oliveira Rocha, 10; Raul Guilherme Xavier de Oliveira, 11 e Vanderson Danilo do Nascimento, 10 anos. As ilustrações do livro foram feitas pelos estudantes Alexandre José dos Santos, de 14 anos e Ingrid Rafaela de Lima Borges, 12.

Foi difícil escrever este primeiro livro, mas em um mês, concluímos o trabalho. Já estou pensando em escrever outro”, revela o autor Raul Guilherme. “Gosto muito de estudar Português, fazer as tarefas e brincar”, complementa.

O criador da versão em braile, José Carlos dos Santos Júnior, de 13 anos, é deficiente visual e cursa o 7º ano do 4º ciclo (antiga 6ª série), na Escola Municipal Nilo Pereira, em Casa Amarela. “Desde os 6 anos que leio em braille. Passei cerca de quatro horas para editar esta versão para deficientes visuais. Atualmente, estou trabalhando em dois outros livros, que pretendo lançar na próxima Bienal, em 2013”.

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais e organizadora da obra, Verônica de Fátima da Costa, 49 anos, 32 deles dedicados à arte de educar, diz que o projeto “Paz Interior – Quem sou eu?”, tem como meta elevar a autoestima e trabalhar a identidade dos alunos Eles estudam em turmas regulares e no contraturno vêm ao AEE, duas vezes por semana. Lá, fazem exercícios de estimulação da memória, como andar de costas; jogar bola com o pé contrário, que trabalha a sinapse nervosa; identidade, que melhora a personalidade, a relação com a família e autoestima, valorizando e desenvolvendo o potencial de cada um”.

A revisão tecnológica do material ficou a cargo do educador multiplicador, Ely Barbosa Lima, 51 anos, 30 de profissão. “Para mim, foi uma surpresa. É a primeira vez que trabalho com crianças do projeto. Quando a professora Verônica falou-me do projeto do livro, sugeri incluí-lo na mídia. Para isso, escaneamos os rascunhos e desenhos”, acrescentou.

Galeria de Fotos

Quem quiser conhecer a versão original do livro “A borboleta de asa curta e apaixonada” pode acessar o link: http://issu.com/eljo/docs/a_borboleta_de_asa_curta_e_apaixonada

 

Matérias Relacionadas
- Coco de Mainha se apresenta no estande da PCR na Bienal
- Matrículas para cursos profissionalizantes devem ser feitas amanhã (29)
- Secretaria de Educação capacita estagiários que trabalham no apoio aos alunos com necessidades especiais
- Estudantes de escola municipal produzem livro em Braille
- Mães do Bolsa Escola Municipal visitam Oficina Brennand
- Mais de 1.500 estudantes de escolas municipais visitaram a Bienal
- Programa "Malinha de Leitura" será apresentado na VIII Bienal do Livro
- PCR monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Prefeitura do Recife participa da abertura da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
- Prefeitura do Recife monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Último dia do Encontro Paulo Freire discute criatividade, crítica e descolonização
- Começam nesta quinta (22) as inscrições para cursos profissionalizantes
- Prefeitura capacita merendeiras sobre Segurança Alimentar
- Encontro Internacional Paulo Freire discute mudanças no ensino moderno
- Direitos Humanos em debate no contexto da teoria Paulo-freiriana
- Educação para o exercício da Cidadania foi tema de palestra no Encontro Paulo Freire
- Plano Municipal de Educação para o Trânsito inicia com projeto piloto de formação de professores
- Professores municipais iniciam capacitação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Professores participam de encontro internacional


Enviar    Imprimir