Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROGRAMA "MALINHA DE LEITURA" SERÁ APRESENTADO NA VIII BIENAL DO LIVRO
10:04 Domingo, 25 de Setembro de 2011

Sistema inovador aproxima alunos, professores e familiares, despertando a afetividade

Por Marcos da Silva


Um projeto inovador da Escola Municipal Sítio do Berardo, situada no bairro do Prado, será apresentado ao público que for à VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, evento aberto nesta sexta-feira (23) e que vai até 02 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O “Malinha de Leitura” poderá ser conhecido pelo público do evento nesta segunda-feira (26), às 13h, no espaço Círculo das Ideias.

Criado em 2009 pela professora Maria Solange Brandão, de 54 anos - 30 deles dedicados à educação infantil -, o “Malinha de Leitura” tem como meta despertar nas crianças de quatro a sete anos de idade, estudantes do 1º e 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental, (antigos prezinho e 1ª série primária), o interesse pela leitura, tornando mais próxima a relação do aluno com os pais e professores. O “Malinha” é tema de um dos capítulos do livro “Ler e Escrever na Educação – Discutindo práticas pedagógicas” - organizado por Ester Calland de Sousa Rosa e Ana Carolina Perrusi Brandão.

“O programa ‘Malinha de Leitura’ é composto por duas malinhas de livros, que ficam em cada sala de aula da unidade de ensino. Nas turmas do 1º ano (antigo prezinho), o kit tem quatro livros de literatura. Para as salas do 2º ano (1ª série), as malas têm entre cinco e seis exemplares. A caixa contém ainda um formulário com as datas de empréstimo e devolução. Cada criança pode ficar com o kit por até uma semana”, descreve a inventora do sistema, a professora Maria Solange Brandão.

Capítulo – O livro “Ler e Escrever na Educação – Discutindo práticas pedagógicas”, organizado por Ester Calland de Sousa Rosa e Ana Carolina Perrusi Brandão, dedicou o capítulo 8, escrito pelas professoras Ester Calland e Maria Solange Brandão, à experiência do programa “Malinha de Leitura”, desenvolvido na Escola Municipal Sítio do Berardo.

O projeto ressalta o conhecimento das famílias com relação à função social da escola, possibilitando uma maior aproximação entre a instituição de ensino e a família, além de contribuir para um olhar mais favorável das professoras em relação à participação das famílias no letramento das crianças”, destaca Maria Solange Brandão.

Gestora da Escola Municipal Sítio do Berardo há dois anos, mas com experiência de 27 anos de magistério, a professora Alda Lúcia dos Santos, de 45 anos, avalia, assim, o ‘Malinha de Leitura’: “No primeiro ano, reunimos os pais para fazer a avaliação do programa. Todos foram unânimes em dizer que houve uma maior ligação afetiva. Por exemplo, a figura do pai foi reforçada na educação dos filhos. Os pais, mães e avós passaram a ser convidados pelas crianças a ler para elas. Os estudantes que já sabem ler, fazem questão de mostrar à família que aprenderam. O afetivo, o emocional, interfere muito na formação de uma pessoa”, finalizou a educadora.
Matérias Relacionadas
- PCR monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Prefeitura do Recife participa da abertura da VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
- Prefeitura do Recife monta estande na VIII Bienal Internacional do Livro
- Último dia do Encontro Paulo Freire discute criatividade, crítica e descolonização
- Começam nesta quinta (22) as inscrições para cursos profissionalizantes
- Prefeitura capacita merendeiras sobre Segurança Alimentar
- Encontro Internacional Paulo Freire discute mudanças no ensino moderno
- Direitos Humanos em debate no contexto da teoria Paulo-freiriana
- Educação para o exercício da Cidadania foi tema de palestra no Encontro Paulo Freire
- Plano Municipal de Educação para o Trânsito inicia com projeto piloto de formação de professores
- Professores municipais iniciam capacitação no Projeto Uerê-Mello
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Professores participam de encontro internacional
- Secretaria de Educação realiza mais uma capacitação para merendeiras
- Segundo dia do Encontro Paulo Freire debate direitos humanos e cidadania
- Paulo Freire
- Peça de Ariano Suassuna é encenada para mães beneficiárias do Bolsa Escola
- Importância da cidadania na infância é debatida no Teatro Boa Vista
- Palestras movimentam o Encontro Internacional Paulo Freire hoje
- PCR promove encontro internacional alusivo aos 90 anos do educador Paulo Freire


Enviar    Imprimir