Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É ENCERRADO NESTA SEXTA
19:19 Sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

O evento, que aconteceu durante três dias, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, reuniu sugestões sobre a adequação do ensino de EJA às necessidades dos estudantes, entre outros assuntos.

O I Fórum EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Recife, que acontece desde o dia 05 de outubro, será encerrado na noite desta sexta-feira (07), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire. Nas discussões, temas como prática de ensino, organização do espaço escolar, reforço no Ensino Fundamental II e adequação do ensino de EJA à realidade sócio-cultural dos educandos estiveram em pauta durante o encontro.

A iniciativa coloca a cidade no circuito de articulação e debates sobre o segmento. Até este momento, o Recife participava de todas estas instâncias de debate por meio dos fóruns estaduais e federais, mas não tinha seu Fórum Municipal, organizado e em funcionamento. Durante o Forum, uma Comissão Municipal de EJA foi criada. Ela será formada por sete estudantes, sete gestores, sete professores e quatro técnicos da Secretaria de Educação,Esporte e Lazer. A Comissão discutirá permanentemente o assunto durante todo o ano letivo.

“Ficamos muito felizes porque estamos tendo a participação de todos que foram mobilizados para os debates, durante o mês de setembro, quando realizamos os pré-fóruns nas sete RPAs do Município”, comemora Janaína Cavalcante, gerente de Educação de Jovens e Adultos. Segundo ela, um documento oficial está sendo preparado como resultado de amadurecimento de todo o processo. “Este documento será apresentado à sociedade e encaminhado à secretaria. Ele contém todos os pontos discutidos durante o Fórum”, detalha.

O documento reúne sugestões sobre a adequação do ensino de EJA às necessidades dos estudantes, entre outros assuntos. Pontos que focam no espaço escolar, como manutenção do funcionamento dos laboratórios de informática e cursos profissionalizantes voltados especificamente para a realidade dos alunos, até a revisão da carga horária adaptada a cada unidade de Educação de Jovens e Adultos. “Esta medida vai incentivar a permanência dos alunos de EJA na conclusão do processo de aprendizagem, diminuindo a evasão escolar”, diz Janaína, acrescentando que muitos desses estudantes são chefes de família que trabalham o dia inteiro e vão à escola à noite complementar os seus estudos. “À medida que entendemos a realidade deles, percebemos que há muito o que se fazer para tratar a questão da evasão”, revela a gerente afirmando, ainda, que cabe à gestão o papel de incentivar a permanência dos estudantes na sala de aula.

Segundo Janaína, a Educação de Jovens e Adultos do Recife é uma das melhores do País. “Mesmo assim, o Fórum é fundamental para que se tenha uma análise geral da EJA e da situação dos seus sujeitos, para que a gestão possa oferecer uma educação ainda melhor”.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife lança programa educatransito@recife
- Prefeitura qualifica profissionais da Educação em Mediação de Aprendizagem
- Estudantes da Rede Municipal assistem a sessões do Cine Tela Brasil
- Parlendas servem de estímulo à leitura e à escrita na Escola Asa Branca
- Horta comunitária é inaugurada na Escola Diná de Oliveira
- Horta comunitária é inaugurada na Escola Diná de Oliveira
- Peça é encenada para crianças beneficiárias do Bolsa Escola
- Gestores e educadores municipais são formados em mediação de aprendizagem
- Prefeitura entrega mais 3,5 mil certificados a concluintes de cursos profissionalizantes
- Começa o 9º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- Mês da Criança começa a ser comemorado com a sétima arte
- Programa de educação para o consumo é lançado no Centro Paulo Freire
- Estudantes visitam exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”
- Prefeitura faz parceria com Ministério Público para lançar Programa “Escola & MPPE”
- Estande da Prefeitura do Recife é destaque na Bienal
- Estudantes do CMEI Ana Rosa Falcão visitam estande da Prefeitura na Bienal
- Palestra do “Escola para Pais” recebe crianças e adolescentes
- Programa Escolas Sustentáveis da PCR já conta com adesão de 40 escolas municipais
- Prefeitura monta exposição itinerante “Uma Casa, Mil Olhares”, no Shopping Recife
- Coco de Mainha se apresenta no estande da PCR na Bienal


Enviar    Imprimir