Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECIFE SEDIA 1º ENCONTRO MUNICIPAL DE DOULAS

Humanizar e dar mais qualidade no atendimento às mulheres grávidas e às crianças recém nascidas. Essa é a função principal de 54 mulheres voluntárias que atuam nas maternidades do Recife e são conhecidas como doulas. Para valorizar o papel delas, a Prefeitura do Recife, por meio de Secretaria de Saúde, realiza durante toda esta quinta-feira (27), o 1º Encontro Municipal de Doulas. Participaram da abertura do evento, a secretária de Saúde municipal, Tereza Campos, e representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.

“Esse é um momento de integração entre as doulas. É uma oportunidade de escutá-las e de trocar experiências, além de reconhecer o trabalho realizado por essas voluntárias”, afirmou a secretária Tereza Campos. Para a representante do Programa Doula no Brasil, do Ministério da Saúde, Denise Sena, Recife é uma cidade de referência nacional no trabalho das doulas. “Essas voluntárias fazem a diferença no trato com as grávidas, atuando como verdadeiros anjos”, destacou Denise.

Atuando há seis meses como doula na Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, Silvania Maria Santos, afirmou que a maior gratificação do trabalho como voluntária, são os agradecimentos das mães. “Um dos momentos mais importantes é o nascimento do bebê. É saber que mulher e filho passam bem após o parto”, disse. No cronograma do 1º Encontro Municipal de Doulas, será apresentada uma dissertação de mestrado sobre o trabalho das voluntárias da maternidade Bandeira Filho, uma explanação do Programa Doula no Brasil. À tarde, haverá momentos de dinâmicas entre as mulheres participantes. Ao final do dia, as doulas presentes receberão um kit com alguns brindes e um certificado de participação do encontro.

Assinatura - Durante a mesa de abertura, a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos assinou a portaria que nomeia as três coordenadoras do Programa Doula Comunitária Voluntária nas maternidades municipais Bandeira Filho (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Masques (Ibura). A portaria oficializa as atribuições das coordenadoras responsáveis pelas ações das doulas nas unidades de saúde. A implantação do Programa Doula Comunitária Voluntária, no Recife, aconteceu em 2002, sendo institucionalizada em 2004, pelo decreto Nº 20.652, e amparado pela Lei Municipal do Voluntariado Nº 16.683/01.

Matérias Relacionadas
- Encontro mobiliza moradores de Jardim Uchôa
- Vigilância Ambiental participa das comemorações da Semana da Água
- Comerciantes participam de palestra sobre medicina popular
- Medicina Popular é tema de palestra no Mercado de São José
- Alunos municipais recebem tratamento oftalmológico gratuito


Enviar    Imprimir