Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

AGENTES COMUNITÁRIOS SÃO CAPACITADOS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

Na próxima segunda-feira (12), a Prefeitura do Recife inicia a capacitação de mais uma turma de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na promoção do aleitamento materno. A aula ocorre na Igreja Santo Antônio, localizada na rua Zeferino Agra, s/n, no bairro de Água Fria. Desde 2003 os agentes são qualificados para aprender a manejar com as dificuldades da mulher e da família com relação à amamentação. Eles são orientados a apoiarem as mães, dialogando com elas e estimulando a amamentação, e não o desmame. Até agora, já passaram pelo treinamento 1.300 ACSs.

Desta vez, o treinamento está sendo feito com os agentes comunitários que atuam no Distrito Sanitário II da Secretaria Municipal de Saúde, que corresponde à zona Noroeste da cidade. A capacitação começou em abril e vai até a terceira semana de maio. De 01 a 13 de junho será feita a capacitação dos agentes do Distrito Sanitário I, que trabalham na região do Centro. “A intenção é qualificar os ACS que ainda não foram capacitados”, diz o gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Recife, Paulo Frias.

A partir de outubro será feita uma pesquisa na área onde atuam os agentes para verificar se as mães estão amamentando mais, se houve diminuição no uso de chupetas e qual o perfil das mães que amamentam e não amamentam. Os novos dados serão comparados com os da primeira pesquisa, iniciada em 2003, para avaliar a situação de cada distrito sanitário do Recife - que corresponde à mesma área geográfica das regiões político-administrativas-RPAs - antes de começar um novo treinamento dos ACSs.

Pesquisa – Entre 2003 e 2007, levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Sociedade Pernambucana de Pediatria e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), constatou que a atuação dos agentes já surtiu efeito na continuidade do aleitamento materno. A partir de entrevista feita com 800 mães dos distritos sanitários III, IV, V e VI (zonas Norte, Oeste, Sudoeste e Sul), constatou-se uma elevação da prevalência do aleitamento exclusivo, sobretudo após o terceiro mês da vida do bebê, quando é comum haver o desmame e o uso de mamadeiras e chupetas.

Antes da capacitação, a prevalência da amamentação exclusiva nesses quatro distritos apresentava um índice de 78,6% no primeiro mês do bebê, 46,7% no terceiro mês e 11,5% no sexto. Depois que 1.300 ACSs fizeram o curso e passaram a trabalhar na conscientização das mães, a prevalência cresceu para 81,8% no primeiro mês, 48,8% no terceiro mês e 33,3% no sexto. A pesquisa foi financiada pela Unicef e o CNPq. Atualmente, o estudo está sendo ampliado para os distritos I e II, onde cerca de 420 ACSs estão sendo qualificados. Nas aulas, cada agente comunitário recebe uma moldura de peito cobaia, que serve para mostrar as mães como deve ser feita a amamentação, além de ensinar como se previne contra o câncer de mama. O material de crochê foi confeccionado pelas meninas da ONG Casa de Passagem.
Matérias Relacionadas
- Leite materno fortalece imunidade do bebê
- Lixo mal descartado pode virar foco de dengue
- Mobilização contra a dengue movimenta comunidade da Várzea
- Prefeitura firma parcerias no combate à dengue
- Mutirão da dengue vistoria casas em Roda de Fogo


Enviar    Imprimir