Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

DEBATE ENCERRA AMPLIFICADORES 2008 NO MURILLO LA GRECA

Uma roda de discussão encerrou, na última terça-feira, a exposição Espelhos Meus, que inaugurou o Projeto Amplificadores 2008, promovido em parceria pela Prefeitura do Recife com o Museu Murillo La Greca. O debate, realizado na sede do museu, reuniu as historiadoras Natália Barros e Gleice Kelly, ambas graduadas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a jornalista e curadora da mostra, Olívia Mindêlo, como mediadora; Bruno Vilela, um dos artistas participantes; e a diretora do museu, Beth da Matta.

O assunto em pauta foi a imagem feminina na história da arte, seguindo a proposta da exposição coletiva, que procurou refletir em torno da imagem feminina na contemporaneidade, através dos diferentes olhares de quatro artistas-fotógrafos: os pernambucanos Bruno Vilela, Adelaide Ivánova, Alexandre Belé, além da catalã Lali Masriera. Os trabalhos possibilitam diversas discussões. Que beleza está associada ao universo feminino? Como essas mulheres foram apresentadas em diversos períodos históricos? São questões que se tornam complexas e estão intimamente relacionada com a arte e a sociedade, afirmou a historiadora Natália Barros.
 
A desconstrução do mito Cinderela, o universo fashion victim e pop, a solidão, o banal, assim como a mistura entre realidade e ficção são os temas abordados na mostra Espelhos meus, composta por 28 fotografias no total. Juntos, os artistas transcendem a ótica documental, aproximando-se de uma interpretação poética, como explica a jornalista de artes visuais Olívia Mindêlo, que estreou como curadora. A imagem feminina sempre rendeu muito caldo na história da arte e continua rendendo. Acho que a fotografia na arte se liberta das amarras documentais, definiu.
 
Bruno Vilela, um dos artistas da exposição, conta como enxerga o universo feminino através da fotografia. Esse é um tema recorrente na pesquisa que eu faço. Sou pintor e considero minha fotografia como pintura, em relação às cores e à composição. Apesar de usar uma linguagem clássica, com o sangue procurei quebrar esse conceito dos mitos, explicou. Na série de fotografias, Bruno procurou desconstruir os contos de fadas, tão presentes no universo das mulheres, literalmente assassinando personagens clássicos como chapeuzinho vermelho e branca de neve.

Projeto Amplificadores  - existe desde 2005 e tem a proposta de pensar a curadoria de arte nos dias atuais, através da seleção, em todo o País, de projetos de exposição coletiva que também proponham um olhar sobre a produção de arte contemporânea. Além de Olívia Mindêlo, de Pernambuco, foram selecionados os projetos de Fábio Tremonte (SP) e Khrisna Passos (DF), os próximos a ocupar a pauta do museu este ano.

Matérias Relacionadas
- Imagem feminina em debate no Murillo La Greca
- Revolução Francesa é lembrada nas atividades do Dia da Bandeira
- Museu da Cidade do Recife realiza troca de bandeiras
- Curso de histórias em quadrinhos movimenta Museu Murillo La Greca
- Museu Murillo La Greca abriga exposição coletiva Espelhos Meus
- Prefeitura promove seminário sobre arte popular no século XXI
- Murillo La Greca inicia curso de História em Quadrinhos
- La Greca abre inscrições para curso de História em Quadrinhos
- Seleção de projetos de curadoria encerra inscrições nesta quarta
- Museu da Cidade recebe 30 novos títulos
- Prefeitura prorroga prazo para seleção de projetos de curadoria
- Intervenções artísticas no Museu Murilo La Greca
- Museu realiza curso sobre iniciação em quadrinhos
- Murillo La Greca oferece oficina sobre artes reprodutíveis
- Oficina sobre artes reprodutíveis no contexto urbano
- Museu Murillo La Greca
- Museu da Cidade do Recife
- MAMAM no PÁTIO


Enviar    Imprimir