Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

EMOÇÃO E ENTUSIASMO MARCARAM ENTREGA DE CERTIFICADOS DO PROJOVEM

Caminhamos contra a ventania, mas sempre a favor do futuro”. A frase do presidente Lula, impressa nas camisetas do ProJovem Recife, parece que foi incorporada ao projeto de vida dos 2.814 formandos, das estações da juventude 10 a 14, que receberam seus certificados na noite desta quinta-feira (28). Presidida pelo prefeito João Paulo, a solenidade aconteceu no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, e foi marcada por muita emoção e entusiasmo.

Na abertura dos trabalhos, os alunos, professores e autoridades acompanharam um vídeo contando um pouco das atividades do curso, que durou cerca de um ano e significou a conclusão do ensino fundamental II (5ª a 8ª séries), qualificação profissional em diversas áreas e realização de atividades comunitárias. Logo depois, o relações públicas, Firmo Neto, interpretou, com sua guitarra, a música “Tempo perdido”, do compositor Renato Russo (in memoriam).

A obra vem sendo utilizada, nacionalmente, durante a divulgação do ProJovem. Os estudantes acompanharam em coro, o que deu um clima de festival a apresentação. Outro destaque foi a execução, também em guitarra elétrica, do hino de Pernambuco, pelo formando do ProJovem, Euclis Gomes de Santana, tocado após a entrega simbólica dos certificados.

Na saudação aos estudantes, João Paulo recordou que vinha de uma família pobre, que passou por muitas dificuldades, mas sua mãe sempre dizia que a educação é a maior riqueza que os pais podem deixar para seus filhos. “Hoje, tenho a convicção de que investir em educação e cultura deve ser o compromisso principal de um governante para com seu povo”, frisou, lembrando que uma herança em dinheiro pode se acabar, mas o conhecimento é para toda vida. O prefeito também elogiou a dedicação e o esforço dos alunos do ProJovem para concluírem o ensino fundamental, e reforçou a necessidade de continuar estudando.

Pelo que conheço dessa juventude guerreira, tenho certeza que vocês não vão desperdiçar a chance de lutar por um futuro melhor”, ressaltou. João Paulo ainda aproveitou seu pronunciamento, para elogiar a política educacional do presidente Lula e enumerou alguns avanços importantes obtidos nos seus dois mandatos como prefeito, na área de educação e em outros setores.

Visivelmente emocionada, a secretária de Educação, Maria Luiza Aléssio, disse aos estudantes que o sucesso do ProJovem no Recife era resultado da determinação política do presidente e do prefeito. “Lula criou o programa e João Paulo abraçou essa causa com determinação e entusiasmo. Agora depende de vocês levarem esse sonho adiante”, argumentou.

André de Araújo, de 24 anos, e Janaína de Almeida, de 22, ambos concluintes da estação 12 (Casa Amarela), elogiaram o programa. André destacou a qualidade do ensino. Para Janaína, entretanto, o maior mérito do ProJovem está no seu corpo docente. São professores que entendem a linguagem dos jovens, o que gera uma relação de empatia quase instantânea, frisou.

Além de João Paulo e Maria Luiza, integraram a mesa de trabalhos da solenidade, a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, da UFPE, Ana Cabral, a secretária executiva da educação estadual, Aída Monteiro e o diretor presidente da autarquia Geraldão, Eduardo Granja. Já os formandos, foram representados pela aluna da Estação da Juventude 12, Kattywsha Emanuelle da Silva.

Matérias Relacionadas
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore
- Crianças de creche homenageiam os pais
- Estudantes da rede passam por tratamento oftalmológico
- Creche Albérico Dornelas Câmara presta homenagem aos pais
- Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos
- Novas famílias do Bolsa-Escola participam de reunião
- Bandas da rede municipal se preparam para o desfile do dia 7
- Prefeitura promove intercâmbio de bandas de escolas municipais
- Bolsa-Escola recebe novos beneficiários
- PCR divulga lista dos sorteados do ProJovem Urbano
- Estudantes do Com-vida reafirmam compromisso com a saúde do planeta
- Bibliotecas Municipais têm programação variada
- A Revolta das Chupetas no Programa Educação para o Teatro
- Oficina forma contadores de histórias


Enviar    Imprimir