Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITURA DO RECIFE ANUNCIA HOMENAGEADOS DO CARNAVAL DE 2009

O prefeito João Paulo anunciou, durante entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (2), os homenageados do Carnaval Multicultural 2009. Os três nomes que irão representar a tradição da folia de momo na cidade são o compositor Carlos Fernando, o artista plástico Cícero Dias e o criador do Galo da Madrugada, Enéas Freire, esses dois últimos em memória. A coletiva contou com a presença da secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão; do secretário de Cultura, João Roberto Peixe; do secretário de Turismo, Samuel Oliveira; do diretor da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Fernando Duarte e do secretário de Serviços Públicos, Amaro João.

Com o anúncio, o prefeito João Paulo explicou que o próximo gestor municipal vai encontrar uma estrutura organizada para dar continuidade à grande festa do calendário cultural recifense. “Vamos manter a tradição e valorizar aqueles que trabalharam pela cultura do Recife. Estamos preparando o que será o carnaval do próximo ano, atraindo milhares de turistas”, falou.

O secretário de Cultura, João Roberto Peixe, destacou que o conceito consolidado e reconhecido, de um carnaval descentralizado e acessível a todos os recifenses, deverá continuar. “É um formato que vem dando certo e trazendo para o Recife não apenas um maior incremento de turistas, mas também movimentou a economia do município”, destacou o secretário. Em 2001, eram três os pólos descentralizados e nos 16 pólos deste ano, oito estão localizados no centro e o restante distribuído em outros pontos da cidade.

Representando a família de Enéas Freire, Rômulo Menezes ratificou a importância do carnavalesco na história da folia de momo na cidade. “Essa homenagem envaidece a todos que colocam o Galo nas ruas, um bloco que reúne as diversas visões, tribos e os que fazem o carnaval”, destacou.

Compositor reconhecido com mais de 150 composições, Carlos Augusto Fernando agradeceu a homenagem e salientou a política da Prefeitura em valorizar aqueles que trabalharam pela cultura carnavalesca. “Sinto-me honrado por ser um dos escolhidos entre os artistas populares que fazem o carnaval”, comemorou.

O artista plástico Cícero Dias, considerado como um dos pioneiros do modernismo no Brasil foi homenageado ainda em vida no ano de 2000, quando esteve no Recife para a inauguração do projeto artístico “Eu vi o Mundo... Ele começava no Recife”. Projetado por ele, o painel Rosa dos Ventos situa-se na área central do Marco Zero. Possui cerca de 40 m² e tem em sua configuração pedras de quartzo e granito com pigmentação colorida. A obra foi a maneira encontrada pelo autor para descrever a origem do mundo a partir do Recife, utilizando elementos astrológicos, geométricos e intimistas.

Em 30 de julho deste ano, o prefeito do Recife, João Paulo, inaugurou uma placa descritiva sobre a Rosa dos Ventos, uma das mais conhecidas heranças deixadas pelo artista. A cerimônia, realizada no Marco Zero, teve a presença da viúva de Cícero Dias, Raymonde Dias, além de outros familiares, admiradores e secretários municipais.

Matérias Relacionadas
- Biblioteca de Casa Amarela ganha sala de informática
- João Paulo anuncia programação do Natal em coletiva
- PCR recebe propostas de atrações para Carnaval 2009
- Secretária Lygia Falcão recebe o cantor Lenine
- Sala de Informática da Biblioteca de Casa Amarela é inaugurada
- Grupos de maracatu e afoxés louvam a Terça Negra
- Nova sede do MAP é entregue à população do Recife
- Espaço Travessia realiza II Mostra de Artes e Conhecimento
- Projeto Memória Tá Na Rua integra Festival Recife do Teatro Nacional
- PCR recebe projetos para 10º Concurso de Roteiros
- Recife ganha nova sede do Museu de Arte Popular
- Iputinga recebe mostra do Centro de Memória do bairro
- Parque com atrações diversificadas neste fim de semana
- Lançamento de livro marca Mês da Consciência Negra
- Pátio apresenta diversas atrações neste fim de semana
- 11º Festival Recife do Teatro Nacional começa hoje
- Músicos debatem projetos culturais no Jogo Aberto
- Aberta exposição Coleção Vicente Murillo La Greca de Fotografia
- CFAV realiza II Ciclo de Palestras
- PCR anuncia resultado do concurso de artes cênicas


Enviar    Imprimir