Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU SIMULA ATENDIMENTO EM ACIDENTE AÉREO

Para testar o tempo-resposta e o atendimento médico prestado às vítimas de acidentes de grandes proporções, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Prefeitura do Recife (Samu-Recife) participou da simulação organizada pela Infraero, no Aeroporto Internacional dos Guararapes / Gilberto Freyre, na manhã desta quinta-feira (30). Estiveram envolvidos sete profissionais do serviço, entre condutores, médicos e enfermeiras, cuidando da assistência e remoção dos pacientes mais graves para os hospitais.

De acordo com a gerente do Samu-Recife, Danielle Rodrigues, a avaliação do tempo-resposta da equipe entre o acionamento do serviço e a chegada no local do desastre é positiva. “Mesmo com o trânsito fluindo normalmente na cidade, conseguimos atingir a ótima marca de pouco mais de cinco minutos, quando o prazo preconizado é o dobro”, comparou.

Na dramatização, os profissionais prestaram socorro às vítimas do suposto acidentes. Ao todo, a equipe atendeu a seis pessoas. “O treinamento também serviu para avaliarmos a nossa capacidade de atendimento aos acidentados em situações reais de desastre e verificarmos a urgência que cada uma delas necessita”, afirmou Danielle.

Teatralização – A simulação consistiu num desastre dentro do aeroporto. Um avião pousou na pista depois de detectar vários problemas ainda em vôo. Logo após, ocorreu uma explosão. Dentro da aeronave, 50 vítimas, todas militares, vivendo minutos de terror. Após o estrondo, equipes do Corpo de Bombeiros (CB), Exército, Aeronáutica e de salvamento da Infraero entraram em ação para resgatar os passageiros. Nesse momento, foram chamadas as unidades do Samu Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista para prestar socorro aos acidentados.

Para o atendimento, foram montados quatro pontos distintos, cada um com cor diferente, indicando a gravidade dos ferimentos das vítimas. A lona verde foi destinada aos passageiros com pequenos ferimentos, podendo ser atendidos no local. A lona amarela apontava estado de saúde mais agravado, necessitando de mais atenção e com possibilidade de evoluir para problemas que exigiam mais complexidade no socorro, como no caso das vítimas da lona vermelha. Os óbitos foram colocados na lona preta, em local afastado dos pontos de atendimento. Além disso, foi montada uma lona azul, onde ocorria a triagem das vítimas, agilizando mais o socorro aos feridos.

Segundo o superintende da Infraero, Hamilton Falcão, a simulação ocorre todos os anos e ajuda a organizar e estabelecer rotinas para as equipes de salvamento numa situação real de desastre. “A encenação nos ajuda a verificar e melhorar os erros na implantação do Plano de Emergência do Aeroporto, fator que coordena todo o mutirão que trabalha no socorro às vítimas”, explicou.

Matérias Relacionadas
- PCR apóia Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
- PCR comemora Dia de Luta pela Saúde da População Negra
- Samu Recife participa de simulação de resgate em desastre aéreo
- PCR participa de seminários de tabagismo no Rio
- Recife receberá R$ 1,4 milhão para combater a dengue
- Simulação de resgate aéreo agita Jornada do Samu Recife
- Ações marcam Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
- USF Ilha de Joaneiro ganha nova sede
- PCR promove Encontro de Saúde e Terreiros
- PCR promove 1ª Jornada do Samu Recife
- Anemia Falciforme é tema de capacitação
- Recife promove 1º Encontro de Saúde e Terreiros
- Servidor é orientado sobre assédio moral no trabalho
- Varredura da PCR localiza focos de dengue na Rural
- PCR promove oficina de capacitação na Saúde
- Jornada discute trabalho do Samu
- Prefeitura realiza mutirão contra dengue na UFRPE
- João Paulo dá Boas-Vindas aos novos servidores da Saúde
- Ouvidoria da Saúde
- Prefeito recebe novos profissionais da Saúde


Enviar    Imprimir