Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA TERÁ PROGRAMAÇÃO EXTENSA

A Prefeitura do Recife prepara uma grande e variada programação para novembro, Mês da Consciência Negra. A apoteose das comemorações será no dia 20 de novembro, data da morte do líder dos negros, Zumbi dos Palmares. A exemplo dos anos anteriores, caberá à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, por meio da Diretoria de Igualdade Racial, a organização da programação do mês de celebração, contando com o suporte das demais secretarias municipais e da Coordenadoria da Mulher, em parceria com as instituições da sociedade civil que atuam na área. Este ano, o Mês da Consciência Negra também faz alusão ao centenário de nascimento do poeta afro-pernambucano Solano Trindade, que está sendo lembrado em todo o material promocional das festividades.

Durante todo o mês, as atividades irão não só celebrar a identidade cultural negra, como também abrirão um profundo debate sobre a situação atual da população afro-descendente na sociedade e no mercado de trabalho, além dos demais assuntos relacionados ao tema, como a violência, a discriminação e as respectivas ações para combatê-las. O primeiro grande evento, abrindo a programação, será a 2ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana de Pernambuco, na terça-feira (04), que irá reunir representantes de todos os terreiros do estado de Pernambuco, trazendo yalorixás, babalorixás, filhos de santos e todos os seguidores das religiões de matrizes africanas. A caminhada será iniciada às 15h, na Praça Osvaldo Cruz, e seguirá até o Pátio do Carmo.

Outro destaque da programação será o seminário “A Contribuição das Mulheres Negras na História de Pernambuco”, que será realizado no dia 19, a partir das 14h, no Auditório Capiba, localizado no 15º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife (Bairro do Recife). O seminário, promovido pela Coordenadoria da Mulher, irá discutir o papel das trabalhadoras negras na atual conjuntura e discutir temas relacionados à prevenção da violência. Já o dia 20 de novembro será a grande apoteose do Mês da Consciência Negra. Durante todo o dia, no edifício-sede da Prefeitura e no Pátio do Carmo, bairro de São José, serão realizadas oficinas de cabelo e maquiagem afro e apresentação de grupos culturais. No início da tarde, por volta das 16h30, uma grande caminhada irá reunir alunos das escolas municipais para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares. A iniciativa foi intitulada “Escolas Municipais Reconhecendo-se Negras”. A concentração será no Parque 13 de Maio, tendo como destino o Pátio do Carmo. No local, a partir das 18h, haverá shows culturais encerrando as atividades.

Nos dias 21 e 22, será realizado o seminário “Políticas de Ações Afirmativas para a População do Recife”, que irá construir um plano de ações afirmativas para as populações historicamente discriminadas como negros, indígenas, judeus, ciganos, entre outros. Encerrando o Mês da Consciência Negra, será realizada, no dia 31, a 9ª Caminhada pela Paz, organizada pelo Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência, que irá se concentrar às 16h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, prosseguindo até o Pina. O Mês da Consciência Negra conta também com a colaboração das Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Gerência Operacional de Saúde da População Negra; de Educação, Esporte e Lazer; do Núcleo Afro da SDHSC, e Governo do Estado. Pela sociedade civil, participam o Movimento Negro Unificado, a Rede Mulheres de Terreiros, o Grupo Ativação Cultural do Pina, Grupo de Mulheres Cidadania Feminina, Grupo de Mulheres de Passarinho e o Afoxé Oyá Alaxé.

Programação Festiva – Dentro da programação do Mês da Consciência Negra também estão previstas apresentações culturais com grupos envolvidos com a cultura afro. Nos dias 04, 11 e 25 de novembro, sempre a partir das 19h, a programação traz a Terça Negra Especial, no Pátio de São Pedro, bairro de São José, que contará com shows de grupos de maracatu, afoxé, reggae e hip-hop. Já no dia 18, a Terça Negra Especial fará a Noite do Caribe, que irá trazer vários grupos cubanos para o Pátio de São Pedro com ritmos latinos. No dias 08 e 09, às 20h, o Balé de Cultura Negra (Bacnaré) irá apresentar o show “Divindades Africanas”, no Teatro Santa Isabel, bairro de Santo Antônio. No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, das 18h às 22h, o Pátio de Carmo será o palco para apresentações de grupos de samba, afoxé, maracatu, além do Grupo Cubano de Percussão e Dança “Kokoye”. Já no dia 29, às 14h, acontecerá, no Armazém 14, Bairro do Recife, o Encontro de Dança Afro das Escolas de Ensino do Município do Recife, encerrando o ciclo de programações festivas do Mês da Consciência Negra.

Matérias Relacionadas
- Iasc promove oficina sobre Estatuto do Idoso
- Secretária recebe visita do secretário executivo do Pronaf
- PCR participa do Dia da Responsabilidade Social na Universo
- Diretoria de Voluntariado assina parceria
- PCR debate exploração sexual de crianças e adolescentes
- Iasc promove campanha para estimular a doação responsável
- Palestra aborda Estatuto da Criança e do Adolescente no Iasc
- Prefeitura participa de lançamento do projeto Basta de Rua
- PCR promove encontro do Fórum de Direitos Humanos
- Crianças da Ilha do Chié assistem à peça no Teatro do Parque
- PCR participa do lançamento do Projeto Basta de Rua
- Prefeitura participa de mostra na Fundaj
- Creche em Entra Apuso comemora dia das crianças com festa
- Prefeitura debate segurança pública em encontro
- Palestra aborda violência doméstica contra crianças e adolescentes
- PCR participa de encontro sobre o Pronasci
- Dia das Crianças é comemorado com festa no Lar do Bem-te-Vi
- Curso capacita servidores sobre direitos das crianças e adolescentes
- Prefeitura participa de seminário na Fundaj
- Espaço Travessia comemora Dia das Crianças


Enviar    Imprimir