Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

JOVENS DO PETI PARTICIPAM DE OFICINA CIRCENSE NA IPUTINGA


A manhã desta quarta-feira (12) foi mágica para as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), atendidos pela Prefeitura do Recife. Os mais de 50 alunos participaram da primeira aula da oficina “Arte da Magia”, iniciativa do Projeto Circo Metropolitano, promovida por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. No período da tarde, outros 50 inscritos no PETI terão a oportunidade de participar da oficina de “Técnicas de Palhaço”, sob o comando do palhaço Pinóquio.

Entre truques que envolviam ilusionismo, o artista Heitor Brainer, chamava atenção das crianças e adolescentes, atentos à agilidade do mágico, adquirida em mais de 25 anos de espetáculos em todo o Estado. Durante as próximas quatro semanas, Brainer estará em contato com os alunos, que segundo ele, já demonstraram bastante interesse e até tentaram desvendar algumas mágicas apresentadas. “Foi apenas a primeira aula e alguns dos participantes já mostraram que têm algum conhecimento dos truques”, comemorou o mágico, pela primeira vez em uma oficina promovida pelo PETI. Ao final das aulas, os alunos apresentarão uma aula-espetáculo.

Segundo o diretor de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Ronald Oliveira, o projeto vem sendo trabalhado há três anos com êxito e passa para as crianças a problemática numa perspectiva lúdica. “Dessa forma discutimos o problema que é grave, de forma sutil e criativa, conscientizando as crianças para que elas conheçam seus direitos”, explicou.

Para a estudante Érica Ana de Almeida, 13 anos, alguns truques já não são novidade. Curiosa, ela já havia participado de uma oficina de mágica em sua escola, mas aderiu a esse projeto pelo interesse na cultura circense. “Apesar de querer ser advogada, procuro sempre aprender mais sobre o circo e as mágicas”, comentou a estudante, particularmente interessada nos truques dos lenços.

Coordenadora do projeto, Idel Guedes comemora o interesse dos participantes pela oficina, uma prova, segundo ela, de que o circo tradicional continua atraindo as novas gerações. “A arte tem o poder de modificar as pessoas, em especial a circense, que perdeu espaço para as grandes mídias. Através de ações como essas, retomamos uma arte secular e formamos uma nova geração de mágicos e palhaços, que darão continuidade ao projeto”, comemorou.
Matérias Relacionadas
- “Que história é essa?” aborda a questão racial em atividade prévia
- Igualdade Racial é foco de projeto da PCR
- Iasc realiza mostra Recifazer
- PCR promove festa para crianças de creches comunitárias
- Estatuto do Idoso é discutido entre educadores sociais
- Jovens atendidos pelo Iasc receberão qualificação profissional
- Etnia é discutida entre servidores do Iasc
- Ciclo de palestras é iniciado no Iasc
- Jovens do PETI visitam Eco-Parque Peixe Boi em Itamaracá
- Iasc promove Ciclo de Palestras para funcionários
- Iasc promove ciclo de palestras para seus funcionários
- PCR promove Ação da Cidadania em homenagem aos idosos
- Bolsa Família do Recife concorre a prêmio nacional
- Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado com passeio
- Iasc participa de evento sobre Trabalho com Famílias em BH
- Programa Família Acolhedora ajuda a reestruturar famílias
- Oficina reúne secretaria de Assistência Social e MPPE
- Prefeitura inaugura primeira Revisteca do estado
- Africanos conhecem projetos sociais no Recife
- Olimpíada reúne jovens em prol da amizade e união


Enviar    Imprimir