Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR LANÇA I GINCANA RECIFE DE COLETA SELETIVA

Na manhã desta segunda-feira (01), a sede da Diretoria de Limpeza Urbana foi o palco da abertura oficial da 1ª Gincana de Coleta Seletiva promovida pela Prefeitura do Recife. O evento contou com a presença de representantes de 7 escolas da rede municipal de ensino, que participarão da competição até o dia 13 de dezembro. O público teve a oportunidade de conhecer todo o regulamento, prêmios e as tarefas da atividade que incluem desde visitas a indústrias recicladoras à coleta de recicláveis e donativos.

Durante a apresentação, o gerente da Coleta Seletiva da PCR, André Penna, frisou a importância de trabalhos educativos no processo de conservação do meio ambiente. “Nós devemos cuidar do ecossistema não só por se tratar de um dever da sociedade, mas principalmente, por conta do desequilíbrio ambiental que já está trazendo problemas como a tragédia de Santa Catarina. E essa gincana é mais um passo que a PCR dá rumo à conscientização da população recifense sobre o assunto”, destacou Cavalcanti.

A gincana contará com a participação de aproximadamente 400 alunos que foram divididos em 7 equipes, cada uma ligada a um segmento da coleta seletiva (papel, plástico, metal, vidro, lixo orgânico, resíduos tecnológicos e lixo não-reciclável). Ao longo de duas semanas, as sete escolas terão que cumprir sete missões cuja pontuação pode variar de acordo com os critérios determinados pelo regulamento da gincana.

Uma das tarefas mais importantes será a coleta de materiais recicláveis (somente papel e plástico), os quais serão repassados para os núcleos de triagem da prefeitura. As unidades também terão que captar donativos (roupas, alimentos não-perecíveis, brinquedos) para serem distribuídos ao Instituto de Ação Social e Cidadania (Iasc). As equipes ainda terão que visitar uma indústria ou empresa de reciclagem. Cada grupo também terá que conhecer uma associação, núcleo ou cooperativa de catadores. Além da experiência, a equipe escolherá um reciclador para representar a escola no encerramento da gincana.

As últimas missões serão compor uma música relacionada ao tema da equipe e criar um mascote, que será o símbolo da próxima gincana, em 2009. No dia de encerramento da gincana (13 de dezembro), as torcidas das escolas participantes também poderão somar pontos para as suas equipes. Elas serão avaliadas por critérios como quantidade, animação, organização e criatividade.

Para julgar cada tarefa, foi escolhida uma comissão com representantes das secretarias de Educação, Gestão Estratégica e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Além de definir a pontuação por cada missão cumprida, a comissão terá o poder de subtrair pontos caso sejam identificados problemas como atrasos nas apresentações ou desorganização da torcida.

O encerramento da gincana será marcado por uma grande festa de cidadania na Quadra Municipal Euller Bentes, no Ipsep, no dia 13 de dezembro, quando serão distribuídos os prêmios para os vencedores. A escola campeã receberá um computador, uma impressora e terá implantada a coleta seletiva na unidade escolar. O segundo lugar ganhará um computador e o terceiro contará, a partir do próximo ano, com equipamentos para a coleta seletiva.

As participantes que presenciaram a abertura da gincana já mostravam bastante entusiasmo para a competição. “Para nossa escola, mais interessante que ganhar os prêmios é participar. Estamos muito mobilizados, inclusive articulando familiares, comerciantes, professores e funcionários da escola. Queremos dar uma grande aula de meio ambiente no dia 13”, falou a empolgada coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Olindina Monteiro, Aparecida Santos.

Confira as equipes da gincana relacionadas abaixo:

Equipe Papel – Escola Karla Patrícia (Boa Viagem);
Equipe Plástico – Escola Otávio de Meira Lins (Vasco da Gama);
Equipe Metal – Escola Olindina Monteiro de França (Dois Unidos);
Equipe Vidro – Escola Osvaldo de Lima Filho (Pina);
Equipe Lixo Orgânico – Escola Antônia de Brito Alves (Mustardinha);
Equipe Lixo Tecnológico – Escola José da Costa Porto (Joana Bezerra);
Equipe Resíduos Não-Recicláveis – Escola Rodolfo Aureliano (Várzea).
Matérias Relacionadas
- Prefeito toma café da manhã com representantes do Governo Federal
- Coordenadora de movimento alemão visita o prefeito
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- PCR divulga ações para o feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Luciano Siqueira participa de confraternização
- Rádio Popular leva arte ao Mercado da Boa Vista
- Prefeito em exercício recebe cônsul geral da Bolívia
- PCR promove caminhada pelo fim da violência contra a mulher
- Prefeito em exercício prestigia almoço em homenagem a João da Costa
- Luciano Siqueira coordena painel em Seminário Nacional
- Audiência pública alerta sobre violência contra mulheres
- Centrais telefônicas da PCR mudam seqüência numérica
- Teatro, música e exposição de artesanato no Murilo La Greca
- Comunidade festeja Consciência Negra e ampliação de Centro Público
- João Paulo acompanha obras da Casa de Pernambuco em Portugal
- Prefeito antecipa salários dos servidores para esta quarta
- Madalena e Torre recebem campanha da coleta seletiva
- Prefeito anuncia programação natalina
- João Paulo recebe chefe de gabinete do Ministério da Justiça
- Prefeito recebe medalha do bicentenário da Justiça Militar


Enviar    Imprimir