Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR LANÇA O CD DO CONCURSO DE MÚSICA CARNAVALESCA 2008/2009

A Prefeitura do Recife, por intermédio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) lançou, na noite deste domingo (14), no Teatro de Santa Isabel, o CD dos vencedores do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009. O evento teve a frente o secretário de Cultura, João Roberto Peixe, que, em nome do prefeito João Paulo, entregou os troféus e os prêmios aos vencedores das cinco categorias (frevo de bloco, frevo canção, frevo de rua, maracatu e caboclinho) e ao melhor intérprete e arranjo.
 
“É importante que este concurso tenha cada vez mais candidatos para conseguirmos renovar, a cada ano, esse ritmo que é nosso”, disse Peixe. O secretário confessou estar realizado e feliz de ver que neste oitavo ano de gestão o concurso só fez crescer, tanto na qualidade quanto no apoio recebido pela PCR. “Quando o prefeito João Paulo assumiu a prefeitura, os prêmios para esse concurso eram de R$ 500,00. Hoje eles chegam a R$ 30 mil”, explicou. As músicas vencedoras do concurso 2008/2009 e que compõem o CD (um total de 15) foram apresentadas por nomes de peso como J. Michiles, Irah Caldeira, André Rio, Edilza Aires dos Santos (melhor intérprete), entre outros, acompanhados pela Orquestra de Frevo da Banda Sinfônica da Cidade do Recife (BSCR) e Coral, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.
 
“Parabenizamos a todos esses artistas e a toda a equipe da BSCR que trabalhou nesse projeto”, disse Nenéu. Para o maestro, além da importância de essas músicas serem tocadas nas rádios, é preciso que todos os maestros que têm suas orquestras de frevo também executem esses novos trabalhos. “Para isso a BSCR disponibiliza as partituras para todos que queiram tocar essas belas composições”, concluiu.

O concurso 2008/2009 teve 575 músicas inscritas, de várias regiões do Brasil - além de Pernambuco -, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, entre outras. Trinta músicas foram selecionadas para a finalíssima, que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro, no Teatro do Parque. Dessas, 15 foram escolhidas vencedoras por uma comissão julgadora composta pelo produtor musical e fonográfico, Zé da Flauta, o cantor e compositor Zé Rocha, além dos professores e músicos José Renato, Henrique Annes e Sérgio Godoy.

Matérias Relacionadas
- João Paulo abre festejos natalinos do Recife
- PCR inaugura Centro de Design do Recife
- Terça Negra apresenta maracatu, roda de samba e afoxé
- Conselho Municipal de Política Cultural entrega prêmios e troféus em solenidade
- Mercado da Boa Vista recebe o Agora Vai
- PCR lança o CD de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009
- Prorrogadas inscrições do concurso de iluminação natalina
- Palestra divulga vida e obra de Luiz Gonzaga
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga promove lançamento de livro sobre o Rei do Baião
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal


Enviar    Imprimir