Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

CONCLUINTES DO AGENTE CIDADANIA RECEBEM CERTIFICADOS

O sorriso e a satisfação estavam nos rostos de cada um dos 600 participantes, das 6 RPAs, do Projeto Agente Cidadania, que recebeu o certificado de conclusão. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e contou com as presenças do secretário de Assistência Social, José Bertotti, e do coordenador do projeto do Instituto do Apoio Técnico Especializado à Cidadania (IATEC), Claudemir Pereira.
 
Desde agosto, quando começou a ação, uma parceria das Diretorias de Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife e do IATEC, foram realizadas com os beneficiários do Bolsa Família, 182 oficinas sócio-educativas, que vivenciaram os seguintes temas: Cidadania e Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Freqüência escolar, acompanhamento de saúde e de assistência social), Família (aspectos estruturais, organizacionais e relacionais), Vínculos Comunitários e Estratégias de ação na comunidade. O objetivo principal é implementar, manter e apoiar as atividades de assistência social, relativas ao atendimento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, tornando-as multiplicadoras, e assim contribuindo com a promoção da autonomia e do protagonismo delas. “Pretendemos fazer com que eles transmitam aos demais a importância e os deveres para não correrem o risco de perder o beneficio”, disse a gerente de Vigilância Social da secretaria de Assistência Social, Anarruth Corrêa.
 
“Consideramos este projeto muito importante porque atinge os membros e as famílias para o real papel do Bolsa Família, mostrando-os a real função, que vai bem além do pagamento em dinheiro. Ele precisa ser estendido e ampliado para dar oportunidades a todas as pessoas atendidas terem essa consciência”, disse o secretário de Assistência Social, José Bertotti.  Para Claudemir Pereira, o sucesso está não só nos resultados alcançados, mas também na parceria bem-sucedida. “Estamos orgulhosos em ser parceiros da PCR, pois, aqui, a partir do momento que estamos garantindo a saúde, a educação e a assistência social, estamos realmente cuidando das pessoas”, resumiu.
 
Os participantes foram unânimes ao responder positivamente ao secretário Bertotti, quando, no discurso, ele os questionou se acham importante o conteúdo aplicado e se acreditam que o projeto deve ser estendido. “Esse projeto foi uma estrela iluminada. Agora que aprendi posso orientar as outras pessoas onde e como elas podem resolver os problemas delas”, disse dona Almerinda Barbosa de Lima, de Nova Descoberta. Com o diploma na mão, seu Gerado Nascimento de Menezes, do Jordão Alto, concorda com ela: “Aprendi muita coisa que não entendia e agora estou com a mente mais aberta e muito mais atento”. Já dona Cecy da Silva, do Ibura, ensina um pouco do que aprendeu: “Vou explicar para a comunidade a importância das crianças permanecerem na escola e a necessidade de todos se comunicarem para conseguir os objetivos”. Representando a RPA1, dona Eugênia Bernardo recebeu o certificado das mãos do secretário, e, aos 75 anos, mostrou para todos que aprender não tem idade. “Desejo que no próximo ano, sejamos novamente contemplados com esse projeto maravilhoso. Estou muito feliz”.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura lança versão em cordel do Estatuto dos Idosos
- PCR entrega certificados a participantes do Programa Agente Jovem
- Idosos do Ieda Lucena participam de festa de Natal
- Iasc promove Seminário Temático sobre a família
- Seminário Temático coloca a família em foco
- Pesquisa divulga perfil do idoso da cidade do Recife
- Encerradas oficinas do Projeto Circo Metropolitano
- Iasc promove mais uma ação do Doação Cidadã
- PCR divulga resultado de pesquisa sobre pessoa idosa
- Projeto Circo Metropolitano encerra oficinas
- Campanha diminui o número de pedintes na festa do Morro
- Projeto Circo Metropolitano encerra oficinas
- Doação Cidadã intensifica ações neste final de ano
- PCR presta homenagem para Doulas voluntárias
- Segunda Revisteca do Estado é inaugurada
- Iasc programa ações para o período natalino
- Iasc faz caminhada cidadã no Morro da Conceição
- PCR participa de premição em Brasília
- Espaço Travessia abre Mostra de Artes
- Ações do Bolsa Família Municipal concorrem a prêmio nacional


Enviar    Imprimir