Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SEGUNDA REVISTECA DO ESTADO É INAUGURADA

Fazer da leitura mais um instrumento de inclusão social de crianças e jovens. Foi com este mote que o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), da Prefeitura do Recife, lançou mais uma unidade do Projeto Revisteca. A inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira (04), no espaço Recifazer, unidade de atendimento do Iasc, no bairro da Imbiribeira (RPA-6).

A Revisteca é um projeto desenvolvido desde 2005 pela Editora Abril, por meio da Distribuidora Nacional de Publicações (DINAP), em mais de 50 cidades brasileiras. Esta é a segunda Revisteca lançada em Pernambuco e funcionará na Sala de Leitura do Recifazer, que é coordenada pelos técnicos Patrícia Santos e Zacarias Ambrósio. Segundo a gerente comercial da DINAP, Ana Cristina Pereira, a Revisteca tem como objetivo fazer com que crianças e jovens de baixo poder aquisitivo possam ter acesso a diversas publicações. “Queremos fomentar o hábito da leitura e formar novos consumidores. Dar apoio e estimular essa vontade nos jovens que este centro acolhe”, explicou.

A Revisteca conta com diversas publicações da Editora Abril, desde revistas científicas, informativas, até publicações infantis e infanto-juvenis. A cada três meses, a Revisteca receberá um kit com todas as publicações lançadas nesse período. O acervo estará disponível para as crianças e jovens em situação de rua e com laços familiares fragilizado que o Recifazer acolhe temporariamente. A gerente do Iasc, Bernadeth Gondim, destacou a importância da Editora Abril nesta iniciativa e disse que não só os jovens serão beneficiados com o espaço. “É importante formar essas parcerias com o setor privado. Inclusive, estimular o gosto pela leitura não só nos jovens, mas em todos da comunidade. Vai só trazer benefícios para os nossos funcionários, para todas as pessoas da comunidade, suas famílias. É uma forma de incentivar o retorno à escola”, falou Bernadeth.

É esse retorno à escola, uma verdadeira mudança na vida das crianças e jovens que foi exaltada pela gerente do Recifazer, Mônica Marinho. O Recifazer é um equipamento de atração, que funciona para abrigar crianças e jovens em situação de rua, sempre que acionada pelo Conselho Tutelar. Durante o dia, os jovens realizam atividades culturais e oficinas. À noite, são direcionados ao equipamento, onde são acolhidos. Todo um trabalho de inclusão social é realizado com esses jovens, além de um acompanhamento familiar. Para Mônica, a Revisteca só tende a colaborar no processo de recuperação das crianças, e o sucesso dele poderá estimular a construção de outros espaços semelhantes. “É um instrumento que pretende estimular o gosto pela leitura, que nós devemos valorizar para poder implantar também em outros locais”, ressaltou. Mais uma Revisteca – a terceira – será inaugurada no próximo dia 19, na Casa de Longa Permanência Ieda Lucena, no bairro da Iputinga.

Matérias Relacionadas
- Iasc programa ações para o período natalino
- Iasc faz caminhada cidadã no Morro da Conceição
- PCR participa de premição em Brasília
- Espaço Travessia abre Mostra de Artes
- Ações do Bolsa Família Municipal concorrem a prêmio nacional
- Iasc realiza ações contra trabalho infantil durante Festa do Morro
- Iasc divulga ações da Campanha Doação Cidadã
- Jovens do PETI participam de oficina circense na Iputinga
- “Que história é essa?” aborda a questão racial em atividade prévia
- Igualdade Racial é foco de projeto da PCR
- Iasc realiza mostra Recifazer
- PCR promove festa para crianças de creches comunitárias
- Estatuto do Idoso é discutido entre educadores sociais
- Jovens atendidos pelo Iasc receberão qualificação profissional
- Etnia é discutida entre servidores do Iasc
- Ciclo de palestras é iniciado no Iasc
- Jovens do PETI visitam Eco-Parque Peixe Boi em Itamaracá
- Iasc promove Ciclo de Palestras para funcionários
- Iasc promove ciclo de palestras para seus funcionários
- PCR promove Ação da Cidadania em homenagem aos idosos


Enviar    Imprimir