Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

AÇÕES DO BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL CONCORREM A PRÊMIO NACIONAL

A Prefeitura do Recife participa do segundo Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família, nesta segunda (24) e terça-feira (25), em Brasília (DF). O prêmio, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é voltado exclusivamente às experiências de gestão pública do Programa Bolsa Família (PBF) e tem por objetivo identificar práticas bem sucedidas na gestão do programa, além de valorizar o trabalho dos dirigentes e equipes municipais e estaduais por suas iniciativas inovadoras. Na ocasião, o gerente de Benefício e Transferência de Renda da Secretaria de Assistência Social do Recife, Alfredo Aires, e a diretora de Apoio Social à Educação da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer do Recife, Tereza Satto, representarão a gestão municipal.

Criado em 2006 pelo MDS, o Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família já premiou 12 práticas municipais e quatro estaduais em sua primeira versão. Nesta segunda edição contou com a inscrição total de 691 práticas, dentre experiências municipais e estaduais. Do total de práticas inscritas, 27 receberão certificado de contribuição ao Programa Bolsa Família e, dentre essas, 10 serão convidadas a participar de missão internacional de estudos a programas de transferência de renda, implantados pelos governos do México, Chile ou Colômbia. Além de receberem certificado de reconhecimento, as 27 práticas premiadas terão seu relato publicado.

Segundo Alfredo Aires, o evento será de grande importância para projetar nacionalmente o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife na gestão do Programa Bolsa Família. “Com uma gestão eficiente e inovadora, o Recife proporciona ao beneficiário a facilidade de acesso à transferência de renda, com ações como o Ligue Bolsa”, explicou o gerente de Benefício e Transferência de Renda do Recife. O sistema de tele-atendimento Ligue Bolsa, criado em 2006, é realizado por uma central telefônica, onde a população tem acesso a diversos serviços sobre o Bolsa Família. “Recife tem uma chance muito grande de ter essa prática escolhida, pois é uma ação única no Brasil e de grande impacto social. Só em 2007, o Ligue Bolsa inscreveu 24 mil famílias”, informou. Para ele, a expectativa de ganhar o prêmio é muito grande.

Bolsa Família - É um programa de transferência direta de renda com condicionalidade, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, e que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional. Além disso, tem como objetivo contribuir para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome. Atualmente, no Recife, cerca de 107 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas são cadastradas no projeto.

Matérias Relacionadas
- Iasc realiza ações contra trabalho infantil durante Festa do Morro
- Iasc divulga ações da Campanha Doação Cidadã
- Jovens do PETI participam de oficina circense na Iputinga
- “Que história é essa?” aborda a questão racial em atividade prévia
- Igualdade Racial é foco de projeto da PCR
- Iasc realiza mostra Recifazer
- PCR promove festa para crianças de creches comunitárias
- Estatuto do Idoso é discutido entre educadores sociais
- Jovens atendidos pelo Iasc receberão qualificação profissional
- Etnia é discutida entre servidores do Iasc
- Ciclo de palestras é iniciado no Iasc
- Jovens do PETI visitam Eco-Parque Peixe Boi em Itamaracá
- Iasc promove Ciclo de Palestras para funcionários
- Iasc promove ciclo de palestras para seus funcionários
- PCR promove Ação da Cidadania em homenagem aos idosos
- Bolsa Família do Recife concorre a prêmio nacional
- Dia Internacional da Pessoa Idosa é comemorado com passeio
- Iasc participa de evento sobre Trabalho com Famílias em BH
- Programa Família Acolhedora ajuda a reestruturar famílias
- Oficina reúne secretaria de Assistência Social e MPPE


Enviar    Imprimir