Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SISTEMA UNIFICARÁ DADOS DE DENÚNCIAS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social, lança nesta segunda-feira (22) o sistema Recriar. A cerimônia acontece no auditório Capiba, no 15º andar do edifício sede da PCR, às 14h30. Agora, a população poderá acessar ao site oficial (www.recife.pe.gov.br/recriar) e registrar denúncias de violação dos direitos da criança e do adolescente. A proposta é que os operadores responsáveis pela aplicação das leis possam interagir e ter acesso, em tempo real, às queixas de quaisquer naturezas praticadas contra o referido público alvo. A iniciativa tem a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bem como das secretarias municipais de Saúde, Educação e Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Na ocasião vão estar presentes o secretário de Assistência Social, José Bertotti e a promotora da Infância e Juventude, Rosa Salvida da Carvalheira, que é responsável pelo acompanhamento do projeto pelo Ministério Público Estadual, além da juíza adjunta da Coordenadoria da Infância e Juventude da Capital, Carla Malta, do presidente da EMPREL, Eduardo Vital, e representantes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Projeto Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco na Cidade do Recife (Recriar) tem como objetivos fazer um diagnóstico atualizado do perfil infanto-juvenil; divulgar os serviços, para garantir os direitos de crianças e adolescentes; e identificar as lacunas existentes no combate às violações desses direitos. De acordo com a coordenadora do Projeto Recriar, a assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Joenilda Alves Feitosa, o registro da denúncia é protocolado com número e data, para acompanhamento on-line, do andamento da denúncia. Além disso, diz Joenilda Feitosa, a pessoa interessada terá acesso a relatórios, gráficos e estatísticas que estarão disponíveis no portal. “A rede é capaz de mostrar o mapa da violação às crianças e adolescentes por rua. Trata-se de um instrumento efetivo de combate aos abusos praticados contra elas (crianças e adolescentes)”, explicou.   

Os usuários do sistema de informações são os operadores, ou seja, os responsáveis pela aplicação das leis como conselheiros tutelares, conselheiros de direito, promotores, juízes, defensores e delegados da Infância e Juventude. “O sistema será uma efetiva ferramenta de gestão e o contribuinte poderá cobrar do poder público as respostas às suas reivindicações sociais, no caso denúncias destes abusos”, completou Joenilda Feitosa.

Matérias Relacionadas
- Iasc realiza confraternização da Casa de Acolhida Recomeço
- Concluintes do Agente Cidadania recebem certificados
- Prefeitura lança versão em cordel do Estatuto dos Idosos
- PCR entrega certificados a participantes do Programa Agente Jovem
- Idosos do Ieda Lucena participam de festa de Natal
- Iasc promove Seminário Temático sobre a família
- Seminário Temático coloca a família em foco
- Pesquisa divulga perfil do idoso da cidade do Recife
- Encerradas oficinas do Projeto Circo Metropolitano
- Iasc promove mais uma ação do Doação Cidadã
- PCR divulga resultado de pesquisa sobre pessoa idosa
- Projeto Circo Metropolitano encerra oficinas
- Campanha diminui o número de pedintes na festa do Morro
- Projeto Circo Metropolitano encerra oficinas
- Doação Cidadã intensifica ações neste final de ano
- PCR presta homenagem para Doulas voluntárias
- Segunda Revisteca do Estado é inaugurada
- Iasc programa ações para o período natalino
- Iasc faz caminhada cidadã no Morro da Conceição
- PCR participa de premição em Brasília


Enviar    Imprimir