Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

FÁBRICAS DE GELO NA MIRA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

De olho na proximidade do Carnaval, a Vigilância Sanitária do Recife tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos cuja demanda tende a crescer no período, como as fábricas de gelo. A intenção é garantir que as empresas cumpram as especificações determinadas pela legislação, assegurando a qualidade do produto comercializado na capital pernambucana e reduzindo a incidência de doenças de veiculação hídrica, como gastroenterites e diarréias, além de verminoses.

“Seja em cubos, barra ou escamas, o gelo só pode ser comercializado em sacos transparentes, lacrados e com a identificação do fabricante. A medida comprova que o estabelecimento passou por nossa inspeção. Inspecionamos as fábricas de gelo ao longo do ano, mas damos um reforço nessa época por causa do aumento na procura pela aquisição do produto, tanto por parte de grandes empresas como consumidores domésticos”, aponta o gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Luiz Paulo Brandão.

Durante a ação, os agentes conferem as condições higiênico-sanitárias do local, além de critérios como a maneira de funcionários manusearem o produto, suas formas de armazenamento, a qualidade da água utilizada, a organização dos espaços e a limpeza do ambiente. Os agentes também recolhem amostras da água usada para a produção e do próprio gelo para avaliação no Laboratório de Saúde Pública do Recife. Se encontrada alguma irregularidade, o estabelecimento pode receber advertência ou até multa, que oscila de R$ 40 a R$ 400 mil. A depender do caso, a empresa ainda corre o risco de ser interditada.

Segundo Brandão, um dos problemas que podem ser encontrados nas fábricas é a comercialização de gelo em escamas dentro de sacos de ráfia, o que é proibido. A versão em barra também deve estar limitada à refrigeração de produtos embalados. “Como o gelo com essas apresentações é comprado comumente apenas para gelar bebidas, as pessoas tendem a se preocupar menos com a procedência, mas é preciso estar igualmente atento”, acrescenta.

O Recife possui 17 fábricas de gelo licenciadas pela Vigilância Sanitária. Todas passarão por vistorias do órgão até o Carnaval Multicultural 2009. “Na hora de adquirir o produto, as pessoas devem prestar atenção se a embalagem está danificada ou apresenta furos. Se a compra for realizada em pontos de venda, é preciso estar atento à higiene do local e ao manuseio do produto. O gelo deve ser armazenado em freezers. Caso a venda ocorra em caixas de isopor, mais cuidado ainda, lembrando sempre de verificar a procedência”, finaliza o gerente.

Qualquer irregularidade encontrada pela população deve ser denunciada à Ouvidoria Municipal de Saúde pelo telefone 0800.281.1520, de segunda a sexta, das 7h às 19h. O relato do problema e a indicação do local onde foi constatada a irregularidade são importantes para que a Vigilância Sanitária possa resolver a questão. Se o caso for constatado durante o Carnaval, a população poderá comunicar as ocorrências pelo telefone 3413.1255, entre 8h30 e 23h30. No local, haverá uma pessoa para atender a demanda e uma equipe com quatro profissionais à disposição para inspeções.

Matérias Relacionadas
- Redutores de danos recebem capacitação para o Carnaval
- Metodologia de resgate norte-americana movimenta curso promovido pelo Samu
- Redutores de danos serão capacitados para o Carnaval
- Samu Recife realiza II Etapa de curso sobre desastre com múltiplas vítimas
- Frevo ganha destaque na Academia da Cidade
- Frevo invade as aulas da Academia da Cidade
- Hanseníase é tema de campanha nas Academias da Cidade
- Profissionais da Academia da Cidade se engajam no combate à hanseníase
- Academia da Cidade realiza oficina de frevo para profissionais do programa
- Combate à dengue conclui mobilização na Guabiraba
- Pátio do Carmo recebe ação de combate à hanseníase
- Vigilância Sanitária promove mobilização com o setor da construção civil
- Combate à hanseníase continua em evidência no Recife
- Vigilância inspeciona clubes do Recife em ação conjunta
- PCR promove ações de prevenção sobre a Hanseníase
- Dia de Combate à Hanseníase ganha semana de mobilização na PCR
- Moradores da Guabiraba participam da Semana de Educação e Saúde
- Saúde alerta para a compra de água em caminhão-pipa
- Secretaria de Saúde promove sensibilização para combater a hanseníase
- PCR realiza I Semana de Educação e Saúde na Guabiraba


Enviar    Imprimir