Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO PARTICIPA DE VARREDURA CONTRA A DENGUE EM SAN MARTIN

A intensificação das ações de combate à dengue no Recife teve início neste sábado (4) com uma grande varredura na cidade. O trabalho começou pela manhã no bairro de San Martin, Zona Sudoeste, onde o prefeito João da Costa esteve presente para comandar de perto as inspeções. Um total de 1.350 imóveis da localidade foi visitado pelos agentes de saúde ambiental em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, para tratamento e/ou eliminação. A ação faz parte do Plano de Combate à Dengue 2009.
 
A varredura contou com a presença de 827 agentes, além da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que disponibilizou caminhão para realizar a coleta de lixo. Nove bairros onde foram identificadas áreas de maior risco para proliferação dos criadouros tiveram prioridade. Entre eles, Coque, Campo Grande, Arruda, Bomba do Hemetério, Encruzilhada, Mangabeira, Várzea, San Martin e Jordão.
 
“Estamos realizando uma ação preventiva para evitar que o mosquito da dengue se prolifere. Nosso compromisso é com a saúde da população e, para isso, a prefeitura do Recife não está medindo esforços para combater a dengue. A mobilização precisa ser permanente”, disse João da Costa. Na sua fala, o prefeito destacou a importância de cada cidadão fazer a sua parte, não deixando água parada ou descoberta na sua residência. “É preciso criar uma cultura permanente para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Para isso, deve-se manter a caixa d’água bem tampada, o lixo bem acondicionado e as calhas, telhas e canos sem água acumulada”, exemplificou.
 
Em San Martin, a primeira residência visitada foi a do casal Marluce e Irapuan de Melo. Morando há 28 anos no bairro, eles receberam orientações dos agentes e do prefeito de manter a tampa do reservatório bem vedada e realizar a limpeza periódica. “Tenho medo do mosquito. Por isso, sempre que posso, vejo tudo que pode favorecer o aparecimento da doença. Não quero adoecer”, afirmou a dona de casa. Não foram identificados focos do mosquito na sua casa.
 
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto, a Prefeitura está fortalecendo o processo de fortalecimento da dengue, tendo em vista a alternância de chuva e sol neste momento, em que leva ao aumento de focos do mosquito e, consequentemente, casos de dengue. “Estamos com mais de 30 parceiros do poder público e da sociedade civil organizada no trabalho de controle. Queremos agregar a sociedade a fim de que ela esteja envolvida sempre no combate à dengue”, explicou o secretário.

Matérias Relacionadas
- PCR estimula a prática de Atividades Físicas
- Prefeito anuncia plano de combate à Dengue 2009
- Vigilância Sanitária intensifica fiscalização nesta Páscoa
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos
- Ações da Prefeitura destacam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)
- PCR empossa Conselho de Saúde da Maternidade Professor Bandeira Filho
- PCR participa de Medtrop 2009
- Academia da Cidade é apresentada para especialistas de instituições de saúde
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida
- PCR marca presença na abertura do MedTrop 2009


Enviar    Imprimir