Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

AÇÕES DA PREFEITURA DESTACAM O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE

Tuberculose e Aids, você precisa saber. Esse foi o tema da apresentação do grupo de teatro Lampião e Maria Bonita, na manhã desta terça-feira (24), em um dos eventos que abriram as comemorações da Prefeitura do Recife pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. O evento, realizado na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, contou com a participação de atores da organização não-governamental GTP+, que tratou de forma bem-humorada um assunto sério: o diagnóstico e tratamento da doença, que precisa ser mais esclarecida entre a população.

“Muitas pessoas chegaram até a ONG com dúvidas em relação à doença, formas de contágio e tratamento. Foi aí que decidimos, através da arte, ajudar no esclarecimento da população. Usando uma linguagem prática, simples de entender”, disse Cristiane Prudenciano, coordenadora de programas e projetos da GTP+.

A mobilização contou com a presença de funcionários da unidade e de membros do Grupo de Apoio aos Portadores de Tuberculose, criado há quatro anos na Policlínica, com a proposta de reunir ex-portadores e pacientes em tratamento contra a moléstia. Antes de assistir à encenação teatral, eles participaram de uma dinâmica coordenada pelo assistente social Severiano Marx. As atividades se encerraram com a palestra de Júlia Vilela, coordenadora municipal de Atenção à Tuberculose.

“Pretendemos conscientizar e esclarecer a população sobre a doença. É importante que as pessoas sejam diagnosticadas cada vez mais cedo para que o tratamento comece o mais rapidamente possível. Por isso a divulgação dos sintomas e locais de tratamento é fundamental”, explica a gestora.

Na rede municipal, 120 unidades de saúde disponibilizam o tratamento gratuito contra a tuberculose, entre PSFs e policlínicas. “Acho muito válida a iniciativa da Prefeitura de divulgar informações sobre a doença. Confesso que, até adoecer, não era muito esclarecido sobre o assunto. A atitude ajuda também a quebrar o estigma do preconceito, o que é muito importante”, conta Egon Feldens, um dos integrantes do grupo de apoio.

Outra ação ligada ao Dia Mundial Contra a Tuberculose será realizada nesta quinta-feira (26), na sede da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), quando cem funcionários participarão de um seminário sobre a doença. Iniciativa conjunta entre as secretarias de Saúde e Serviços Públicos, o evento abordará as maneiras de contágio, prevenção e tratamento da doença.

Saiba mais: Tosse por mais de três semanas é sinal de tuberculose, assim como a ocorrência conjunta de febre vespertina, falta de apetite, desânimo e dor no peito. Na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para orientações e a realização do exame de escarro. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor, para que os danos aos pulmões sejam menores.

Todos os postos e policlínicas da rede municipal estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses até a cura e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.

Em 2008, a Secretaria de Saúde do Recife identificou 1.786 casos, entre os quais 1.491 novos registros. Entre os portadores, 67% eram do sexo masculino e 78% tinham entre 20 e 59 anos.

Matérias Relacionadas
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)
- PCR empossa Conselho de Saúde da Maternidade Professor Bandeira Filho
- PCR participa de Medtrop 2009
- Academia da Cidade é apresentada para especialistas de instituições de saúde
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida
- PCR marca presença na abertura do MedTrop 2009
- Consultora internacional discute novo modelo de gestão da saúde da PCR
- Plano de combate à dengue da PCR servirá de modelo para a capital carioca
- Políticas de controle do tabagismo da PCR serão apresentadas na Índia
- Folia embala unidades da rede municipal de Saúde
- PCR faz mobilização em ambientes livres do fumo
- Mais Vida na Folia capacita agentes de redução de danos neste fim de semana
- Saúde entra em ação no 45o Baile Municipal do Recife


Enviar    Imprimir