Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE COMEMORA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Com a intenção de despertar na população um novo olhar sobre a tuberculose, a Prefeitura do Recife proporciona, durante toda a semana, ações em referência ao dia mundial de combate à doença, celebrado em 24 de março. A programação começa nesta terça-feira (24), às 8h30, com uma primeira atividade na Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416, Madalena).

No local, haverá palestra e reunião do Grupo de Apoio e Solidariedade à Pessoa com Tuberculose que, em 2009, completa quatro anos de existência. Em seguida, o público poderá assistir a uma apresentação do grupo de teatro Lampião e Maria Bonita. Os integrantes, ligados à organização não-governamental GTP+, encenarão o espetáculo Tuberculose e Aids, você precisa saber. A trama dura cerca de dez minutos e aponta maneiras de prevenção da moléstia.

“A divulgação ampla de informações sobre a doença é uma das formas mais eficientes de combater o preconceito. A tuberculose é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado para evitar que tantas pessoas ainda sofram com ele”, comentou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto. “A rede municipal tem sido uma facilitadora no atendimento ao usuário, tanto na prevenção como na oferta do exame de detecção e na disponibilização do tratamento gratuito, eficiente e de qualidade em mais de 120 unidades”, reforçou.

Segundo a coordenadora municipal de controle da enfermidade, Júlia Vilela, a luta contra a doença exige a participação maciça da população. “É preciso que tanto os gestores como a sociedade civil estejam organizados, já que o problema necessita de medidas conjuntas para o seu enfrentamento. A doença tem um estigma muito grande, o que causa dificuldade na aceitação do diagnóstico por parte do doente e da família. Conscientizar, então, é uma das melhores maneiras de combatê-lo”, destacou.

A data também será lembrada nos 20 pólos do Programa Academia da Cidade. Ao longo desta terça-feira, os profissionais e acadêmicos de educação física promoverão rodas de conversa sobre o assunto entre os freqüentadores dos núcleos espalhados pela Cidade. As aulas do programa ocorrem entre 5h30 e 8h30 e das 17h às 19h. O acesso é gratuito.

Ainda na parte da manhã, a Prefeitura do Recife estará presente em ações na Estação Central do Metrô, bairro de São José, e na Praça da Independência, conhecida como Pracinha do Diario, no bairro de Santo Antonio. Em parceria com o Estado, a iniciativa envolverá a distribuição de panfletos e cartazes com instruções sobre a prevenção e o tratamento da enfermidade.

Outra ação ligada ao Dia Mundial Contra a Tuberculose será realizada na quinta-feira (26), no edifício-sede da Prefeitura do Recife. Na ocasião, funcionários da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) participarão de um seminário sobre a doença. Iniciativa conjunta entre as secretarias de Saúde e Serviços Públicos, o evento, no auditório Capiba (15º andar do edifício-sede) abordará as maneiras de contágio, prevenção e tratamento da doença.

Saiba mais: Tosse por mais de três semanas é sinal de tuberculose, assim como a ocorrência conjunta de febre vespertina, falta de apetite, desânimo e dor no peito. Na presença dos sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais perto de casa para orientações e a realização do exame de escarro. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, melhor, para que os danos aos pulmões sejam menores.

Todos os postos e policlínicas da rede municipal estão aptos a cuidar de quem adoece de tuberculose. O tratamento dura seis meses até a cura e não deve ser abandonado. O acompanhamento é feito junto às unidades do PSF, com profissionais capacitados de acordo com protocolos do Ministério da Saúde.

Em 2008, a Secretaria de Saúde do Recife identificou 1.786 casos, entre os quais 1.491 novos registros. Entre os portadores, 67% eram do sexo masculino e 78% tinham entre 20 e 59 anos.

Matérias Relacionadas
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)
- PCR empossa Conselho de Saúde da Maternidade Professor Bandeira Filho
- PCR participa de Medtrop 2009
- Academia da Cidade é apresentada para especialistas de instituições de saúde
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida
- PCR marca presença na abertura do MedTrop 2009
- Consultora internacional discute novo modelo de gestão da saúde da PCR
- Plano de combate à dengue da PCR servirá de modelo para a capital carioca
- Políticas de controle do tabagismo da PCR serão apresentadas na Índia
- Folia embala unidades da rede municipal de Saúde
- PCR faz mobilização em ambientes livres do fumo
- Mais Vida na Folia capacita agentes de redução de danos neste fim de semana
- Saúde entra em ação no 45o Baile Municipal do Recife
- Vigilância Sanitária do Recife vai atuar nas prévias carnavalescas de rua
- Academia da Cidade promove Carnaval unificado neste domingo (15)


Enviar    Imprimir