Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITO ANUNCIA PLANO DE COMBATE À DENGUE 2009
10:17 Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

Todos juntos, todos os dias contra a dengue. Esse é o mote da campanha publicitária que faz parte do Plano de Ação de Combate à Dengue 2009, da Prefeitura do Recife, e foi anunciado pelo prefeito João da Costa, na manhã desta sexta-feira (3). A solenidade aconteceu no Teatro Barreto Júnior, no Pina, e contou com a participação de vários secretários municipais, como o de Saúde, Gustavo Couto, e vários parceiros da PCR. Dentre eles, o deputado federal Maurício Rands, o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, deputado estadual Clodoaldo Magalhães, o secretário estadual de Saúde em exercício, Frederico Amâncio, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Margarida Alves, os representantes das Forças Armadas, cel. Leite (Exército), comandante Leandro (Marinha), o diretor geral de Operações do Corpo de Bombeiros, cel. Marcos Antônio e o gerente geral do Banco do Brasil, Geraldo Magela.

Na ocasião, o prefeito e os secretários de Saúde, Gustavo Couto, e de Assuntos Jurídicos, Ricardo Soriano, assinaram o decreto que cria o Comitê Municipal de Prevenção à Dengue, cujo objetivo é articular e executar a política de combate à doença. Por isso, todas as secretarias e órgãos municipais o formarão. “Para obter êxito em qualquer mudança é fundamental que haja consenso entre as entidades e a população. E, em se tratando de dengue, é necessária uma grande mobilização, pois, só com a participação de todos, o mosquito pode ser combatido e tratado”, disse o prefeito. Uma das grandes estratégias que resultaram no sucesso do ano passado e virou referência no Brasil, é o trabalho coletivo. “É uma ação de governo, então vamos propor aos secretários que falem do assunto em cada reunião. Cada servidor da Prefeitura é um agente multiplicador”, definiu João da Costa.

Os números comprovam esse sucesso. Entre os meses de janeiro e março de 2008, foram notificados no Recife 1198 casos de dengue; desse total, foram confirmados 303, sendo 3 do tipo hemorrágico. No mesmo período deste ano, foram notificados 409 casos, sendo 65 confirmados e um hemorrágico. Nenhuma morte foi registrada. “Tradicionalmente, nos meses de abril, maio e junho, aumentam os casos da doença. Mas, com a participação de todos, teremos os mesmos resultados positivos que já obtivemos. Com essa ação, conseguimos limpar a área de risco do Recife para o controle em apenas dois meses”, relatou o secretário de Saúde, Gustavo Couto.

No próximo dia 16, a PCR realizará, por meio da Secretaria de Saúde, um voo panorâmico na cidade para identificar as áreas de risco e proliferação do mosquito. A idéia é identificar os pontos mais críticos da cidade para planejar ações, como a já confirmada. Serão distribuídas 2000 capas para caixas d´água nas casas que o armazenamento de água é feito de forma incorreta, favorecendo a entrada e saída do Aedes aegypti. “Mas a quantidade poderá ser ampliada. Vai depender do que observaremos durante o voo”, confirmou o secretário de Saúde. Uma novidade no combate à dengue foi a chegada de 18 capturadores do mosquito causador da doença. Os equipamentos foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e são utilizados no bloqueio de casos de dengue.

Ainda em abril, a prefeitura vai treinar 260 homens do Exército e da Aeronáutica. A intenção é capacitar os soldados para que eles sejam agentes de controle da dengue, ampliando o contingente de pessoas trabalhando no enfrentamento da moléstia. Outros 24 bombeiros serão sensibilizados para dar apoio à Secretaria de Saúde nas inspeções aos imóveis de difícil acesso na cidade.

Para divulgar a campanha publicitária da PCR, foram confeccionadas camisetas, bottons, ímãs de geladeira, jogos educativos, bonés, cartazes, panfletos, adesivos para carro, entre outros materiais. Informações sobre a prevenção da doença serão disponibilizadas em extratos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, contracheque dos servidores municipais e textos nos painéis de mensagens variáveis da CTTU espalhadas pela cidade.

Além do comitê, outras ações serão desencadeadas já a partir deste sábado (4). A PCR vai realizar um grande mutirão em várias partes do município. O ponto de partida da mobilização será às 8h na praça de San Martin. A varredura será feita de casa em casa para identificação e eliminação de criadouro do mosquito. “Nesse bairro, foi registrado um alto índice de foco, por isso será o primeiro. Mas vamos fazer essa ação em todos que tiverem um índice considerado alto”, confirmou o prefeito.

Informações Complementares:

O que é?
A dengue é causada por quatro tipos de vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), dos quais três estão em circulação no Brasil. A enfermidade é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, conhecido por apresentar riscas brancas nas patas e picar no fim da tarde e início da manhã. Na dengue clássica, a virose costuma causar febre, falta de apetite, indisposição, enjôos, manchas vermelhas na pele e dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos. Na forma hemorrágica, a forma mais grave, além dos sintomas típicos, pode haver sangramento em locais como o nariz e as gengivas.

Como se prevenir?
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Evite em ambientes em construção:

• Caixas de gordura e de fiação: quando não utilizadas ou em construção, devem ser esgotadas e tampadas. Caixas de fiação em uso também devem ser mantidas fechadas;
• Nas escavações, a água deve ser drenada diariamente, com bomba ou outro recurso;
• Equipamentos de trabalho, como carro de mão, baldes e latas, devem ser mantidos secos e abrigados da água;
• Materiais armazenados, a exemplo de telhas, vasos sanitários e caixas d’água, devem ser mantidos secos e abrigados.


Lagos/tanques ornamentais/fontes:

• Devem ser limpos semanalmente, com escovação das paredes;
• Podem ser colonizados com peixes que comem larvas (peixe beta se alimenta de larvas de mosquito e são muito eficientes);
• Aqueles abandonados devem ser recuperados ou transformados em jardim.

Poços/cacimbas:
Devem ser limpos periodicamente e mantidos vedados.

Poço de elevador:
Devem possuir sistema de esgotamento de águas residuais (bomba de sucção).

Lajes:
Aquelas que possam acumular água devem ser cobertas/telhadas.

Eliminação de Focos:

• Se encontrar larvas (“martelinhos”) em recipiente com pequeno volume de água, derramar na areia, pois as larvas só sobrevivem se houver água disponível. Se possível, descartar o recipiente, colocando em lixeira com tampa antes do recolhimento pelo serviço de limpeza;
• Se for um criadouro com volume grande de água, cobrir com tampa (que não permita brecha para entrada e saída de Aedes aegypti), e contatar a Secretaria de Saúde do Recife através da Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520).
• Após a eliminação das larvas, é necessário eliminar os ovos. Para tanto, deve-se escovar a parede interna do recipiente com água sanitária e sabão. Depois, colocar o resíduo (lodo) em outro recipiente, adicionar água sanitária até encobrir (repetir essa ação 3 a 4 vezes por dia) e deixar por no mínimo 24 horas. Somente depois, este resíduo poderá ser jogado fora, preferencialmente na areia.

Hidratação Oral
Em suspeita de dengue, beba muita água.

Febre, dor de cabeça, fortes dores no corpo e nos olhos. Os sintomas da dengue são semelhantes aos de outras doenças. Por isso, você deve tomar alguns cuidados quando houver suspeita de dengue:
- Beba bastante líquido até a urina ficar transparente como água. Pode ser água, suco, soro caseiro, água-de-coco, sopa, leite ou chá;
- Fique em repouso;
- A partir do primeiro dia da febre, beba muito líquido durante 15 dias.

Unidades de Saúde e Hospitais de Referência:
Em suspeita de dengue clássica, a pessoa poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do Município. Em caso de dengue hemorrágica, a pessoa deve ser encaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.

Matérias Relacionadas
- Motolâncias trarão mais agilidade ao Samu
- Saúde anuncia fim da paralisação de auxiliares e técnicos de enfermagem
- PCR capacita profissionais da Academia da Cidade
- Saúde realiza segunda rodada das plenárias
- Prefeitura realiza aula inaugural para profissionais do PSF
- Equipes do PSF recebem capacitação sobre o SUS
- Saúde participa de ação com teste rápido de HIV
- Caravana do SUS reúne servidores Centro de Convenções
- Escola de Frevo participa da abertura da Caravana do SUS
- Prefeitura participa de Caravana em defesa do SUS
- Secretário de Saúde participa da reunião do OP
- Academia da Cidade recebe Conselho Regional de Educação Física nesta terça
- Saúde orienta alunos da rede municipal sobre a dengue
- Plenárias discutem diretrizes para novo Plano Municipal de Saúde
- Saúde orienta moradores sobre cuidados com água e alimentos
- Recife inicia plenárias para definir Plano Municipal de Saúde
- Recife inicia discussões do novo Plano Municipal de Saúde
- Agentes de saúde recebem capacitação sobre câncer de mama
- Terreiro de candomblé sedia oficina sobre aleitamento
- Aleitamento materno é tema de oficina em Terreiros do Recife


Enviar    Imprimir