Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ACADEMIA DA CIDADE É APRESENTADA PARA ESPECIALISTAS DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE

Especialistas de diversas instituições de saúde, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), representantes da Prefeitura do Recife e Universidade Federal da Bahia (UFBA), estão participando, nesta segunda (9) e terça-feira (10), de um seminário de desenvolvimento de pesquisas conjuntas na região Nordeste. A abertura do encontro, que aconteceu no auditório da Diretoria de Ensino do Imip, no bairro dos Coelhos, foi realizada pelo secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, pelo assessor executivo da secretaria de saúde, Eronildo Felisberto e pelo representante da Secretaria da Saúde de Salvador, Walberto Herrera.

Esta reunião tem como objetivo discutir o desenvolvimento da pesquisa que está sendo realizada numa parceria da Universidade de Montreal (Canadá), com os estados de Pernambuco e da Bahia. Na prática, o projeto visa à promoção da saúde pública e a redução da diferença social. “Neste momento vamos definir o projeto de pesquisa e avaliar as ações de promoções onde ela será realizada”, disse o assessor executivo, Eronildo Felisberto.

Uma das propostas da Secretaria Municipal de Saúde é apresentar o Programa Academia da Cidade, implantado em 2002. “É uma ação que envolve a comunidade como um todo, afinal, ele utiliza o espaço público, relaciona o hábito da vida, de combate às doenças, bem como promove a convivência comunitária”, explicou o secretário, Gustavo Couto, que afirmou fazer todo o possível para contribuir com o projeto: “Vamos facilitar e contribuir para o sucesso da pesquisa”.

Todo o trabalho é centralizado na Universidade de Montreal que receberá o relatório final deste encontro, onde constarão quais as ações de intervenção de cada instituição. “Por estarem em estados diferentes, com as mais diversas realidades sócio-culturais, cada uma tem uma forma particular de intervir. Mas, todas elas trabalham em prol de um único projeto”, explicou a coordenadora do Programa de Extensão Comunitária do IMIP, Afra Suassuna.

Programa Academia da Cidade - Lançado em 2002, o Programa Academia da Cidade conta hoje com 20 pólos instalados pelo Recife, contemplando moradores e visitantes de bairros como Ilha do Leite, Torre, Campo Grande, Jardim São Paulo, Ipsep, Jaqueira, Coque, na Ilha Joana Bezerra, que é o maior da capital, com dez mil metros quadrados de área. Da implantação da primeira unidade até hoje, a Prefeitura do Recife investiu mais de R$ 12 milhões, quantia empregada na requalificação e construção dos pólos, na contratação de recursos humanos e na aquisição de equipamentos.

Em cada pólo, profissionais e acadêmicos de Educação Física desenvolvem atividades como ginástica, dança e jogos, bem como programas personalizados de exercícios. Os espaços contam também com a atuação de profissionais e acadêmicos de Nutrição. As aulas são oferecidas de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h, e têm uma média de público diária de 300 pessoas por núcleo.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida
- PCR marca presença na abertura do MedTrop 2009
- Consultora internacional discute novo modelo de gestão da saúde da PCR
- Plano de combate à dengue da PCR servirá de modelo para a capital carioca
- Políticas de controle do tabagismo da PCR serão apresentadas na Índia
- Folia embala unidades da rede municipal de Saúde
- PCR faz mobilização em ambientes livres do fumo
- Mais Vida na Folia capacita agentes de redução de danos neste fim de semana
- Saúde entra em ação no 45o Baile Municipal do Recife
- Vigilância Sanitária do Recife vai atuar nas prévias carnavalescas de rua
- Academia da Cidade promove Carnaval unificado neste domingo (15)
- Prefeitura percorre estabelecimentos livres do fumo
- Fábricas de gelo na mira da Vigilância Sanitária
- Redutores de danos recebem capacitação para o Carnaval
- Metodologia de resgate norte-americana movimenta curso promovido pelo Samu
- Redutores de danos serão capacitados para o Carnaval
- Samu Recife realiza II Etapa de curso sobre desastre com múltiplas vítimas
- Frevo ganha destaque na Academia da Cidade
- Frevo invade as aulas da Academia da Cidade
- Hanseníase é tema de campanha nas Academias da Cidade


Enviar    Imprimir