Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NESTA PÁSCOA

A Prefeitura do Recife reforça a fiscalização dos produtos comercializados na Páscoa e alerta a população para os cuidados que devem ser tomados na hora de comprá-los.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Luiz Paulo Brandão, “É importantíssimo observar as condições de higiene e limpeza dos estabelecimentos, sejam eles mercados públicos, supermercados ou outro tipo de empresa privada. Depois, é preciso ficar atento aos níveis de temperatura aos quais os alimentos estão expostos”. Ele ainda chama atenção para as condições adequadas dos produtos. “O pescado fresco se estraga facilmente em temperatura ambiente. Por isso, deve ser adquirido resfriado ou congelado. Do contrário, deve ser consumido imediatamente, não devendo ser recolocado na geladeira ou no freezer. Isso evita a ingestão de alimentos infectados e que façam mal ao organismo”, acrescenta.

No caso dos peixes, crustáceos e mariscos, que são alimentos altamente perecíveis, o aspecto e o odor são características que necessitam de maior atenção na hora da compra. “O ideal é que os pescados tenham o cheiro próprio de maresia, pois alguns comerciantes banham os produtos em formol ou água sanitária para inibir o cheiro de estragado”, alerta o gestor. Quanto ao aspecto, deve-se prestar atenção à umidade e integridade do corpo e aos olhos, que devem estar brilhantes. Na compra do produto industrializado, é essencial observar as condições da embalagem e o prazo de validade.

Com relação ao bacalhau, quanto mais seco o produto estiver, melhor. Ele não pode apresentar manchas avermelhadas ou pontos pretos no dorso, o que pode indicar sinal de bolor ou deterioração. As peças devem ficar expostas em ambiente arejado e sem muita manipulação para que não ofereçam riscos de contaminação.

Já com os ovos de Páscoa, os principais cuidados estão ligados às datas de fabricação e validade, rotulação e condições térmicas às quais estão expostos. Os consumidores devem adquirir apenas chocolates firmes e intactos e que estejam armazenados longe de produtos de limpeza, odores fortes e fontes de calor. A Vigilância Sanitária alerta para não comprar o produto já amolecido. “Isso indica que ele foi armazenado de maneira inadequada, podendo apresentar as características originais modificadas. Também nunca devemos adquirir ovos ou chocolates com a embalagem violada”, ressalta Brandão.

Inspeção - O esquema de fiscalização deste ano começa a ser intensificado a partir desta semana e segue na Semana Santa. Mais de 70 técnicos da Vigilância Sanitária estarão envolvidos diretamente nas inspeções em todo o comércio de pescados e chocolates, garantindo o cumprimento da legislação. “É imprescindível que a população também esteja atenta e denuncie quando encontrar alguma irregularidade”, conclui Brandão. Em caso de denúncia ou orientação, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal da Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Servidores da Emlurb participam de seminário sobre Tuberculose
- Saúde capacitada funcionários da Emlurb sobre tuberculose
- Prefeitura promove ações de saúde em Dois Unidos
- Ações da Prefeitura destacam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose
- Secretaria de Saúde debate violência em seminário
- PCR estende comemorações pelo Dia Mundial da Água
- Saúde comemora Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
- Profissionais da saúde debatem a violência em seminário
- Secretário de Saúde do Recife participa de Congresso em Caruaru
- Dia Mundial da Água ganha comemoração especial da PCR
- Dia Mundial da Água é celebrado pela PCR
- PCR celebra Dia Mundial da Água nesta quinta (19) e sexta (20)
- PCR empossa Conselho de Saúde da Maternidade Professor Bandeira Filho
- PCR participa de Medtrop 2009
- Academia da Cidade é apresentada para especialistas de instituições de saúde
- Prefeitura participa de seminário sobre qualidade de vida
- PCR marca presença na abertura do MedTrop 2009
- Consultora internacional discute novo modelo de gestão da saúde da PCR
- Plano de combate à dengue da PCR servirá de modelo para a capital carioca
- Políticas de controle do tabagismo da PCR serão apresentadas na Índia


Enviar    Imprimir