Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES MOSTRAM LEGÍTIMA QUADRILHA MATUTA NO SÍTIO
13:15 Sábado, 27 de Junho de 2009

O quadrilhão junino 2009 dos alunos das escolas municipais foi o responsável, nesta sexta-feira (26), no Sítio da Trindade, por uma verdadeira aula de resgate da cultura pernambucana. Divididos em dois grupos de 200 pares, os estudantes contagiaram o público presente com passos sincronizados da legítima quadrilha matuta, com direito a anarriê, balancê e alavantu, entre outros, além do tradicional desfile das bandeiras dos santos da época.
 
A apresentação foi comandada pelos animadores da Gerência de Animação Cultural da Diretoria Geral de Ensino (GAC/Dire) e teve como tema “Um tributo às tradições do nosso povo”. Na parte musical, a Bandinha da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer se encarregou de executar com maestria as tradicionais marchinhas juninas do Nordeste, além de muito forró pé de serra.
                                                           
“Olha pro céu meu amor, vê como ele está lindo”....este e outros sucessos eternizados na voz do Rei do baião, Luiz Gonzaga, poucas vezes foram executados com tanta empolgação. A diretora geral de Ensino da PCR, Ângela Monteiro, que representou o secretário de Educação, Cláudio Duarte, ficou entusiasmada com a apresentação dos 400 alunos de 20 escolas municipais, na faixa etária dos cinco aos 18 anos. “São em eventos como este  que a gente percebe como as atividades culturais desenvolvidas nas escolas são importantes para os nossos alunos, pois além de motivar o aprendizado, elevam a auto-estima e contribuem para a formação cidadã”, ressaltou a diretora.

Vestida de noiva de casamento matuto, a estudante Isabele Cristina, de 14 anos, da 8ª série (2º ano do 4º ciclo) da Escola Rodolfo Aureliano, na Várzea, contou que participa do quadrilhão junino da rede municipal pela primeira vez. “Com certeza se eu soubesse que era tão legal, teria participado antes”, disse, revelando que não foi desta vez que arrumou um noivo de verdade. “Quem sabe no ano que vem”, brincou.
 
Com apenas cinco anos de idade, Edmilson Lima Barbosa, da educação infantil da Escola Mário Melo (Campo Grande), saiu da apresentação “banhado de suor”. Segundo ele, fazer novos amigos foi o saldo mais positivo do Quadrilhão Junino 2009. “Achei bonito e emocionante”, comentou. Ao seu lado, com ar de “coruja”, a mamãe Patrícia Maria de Lima, revelou que o filhote mudou para melhor a partir dos ensaios para a apresentação desta sexta-feira. “Mudou em tudo. De um garoto tímido, ele se transformou em um menino falante, sorridente e feliz”, ressaltou, acrescentando “espero que continue assim”. Com certeza, a magia da cultura popular vai garantir a continuidade dessas mudanças.  

Matérias Relacionadas
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Bolsa Escola Municipal recebe novas famílias
- Aluna da rede municipal ganha prêmio nacional de desenho
- Prefeitura conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Quadrilhão 2009 da rede de ensino reúne 400 estudantes
- Prefeitura e Hospital Naval encerram 4ª edição do curso “Cuidador de Idosos”
- Escola Municipal da Mangabeira presta homenagem ao cantor Santanna
- Obra de Garcia Lorca encerra “Porta Aberta” da Escola João Pernambuco
- “Salão nobre para o forró” reúne estudantes no Teatro de Santa Isabel
- Escola da Mangabeira presta Homenagem ao cantor Santana
- Professores participam de oficinas sobre o uso adequado da voz
- PCR participa de conferência sobre desenvolvimento na 1ª infância
- PCR participa de conferência sobre Desenvolvimento na 1ª infância
- Prefeitura e Marinha encerram Curso de Cuidador de Idosos
- Mostra de teatro encerra semestre letivo da Escola João Pernambuco
- Alunos da Escola Renato Accioly fazem visita à Prefeitura do Recife
- Escola municipal encerra Semana da Matemática
- Estudantes conhecem as origens musicais dos festejos juninos
- Quadrilha matura da rede de Ensino reúne 400 estudantes
- Começam as oficinas do Programa Educando com Voz Saudável


Enviar    Imprimir