Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PCR PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES AO DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY
12:58 Domingo, 28 de Junho de 2009

O Dia Internacional do Orgulho Gay foi comemorado, neste domingo (28), com festa, no Mercado da Boa Vista, no bairro de mesmo nome. A Prefeitura do Recife, por intermédio da Gerência de Livre Orientação Sexual (Glos), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, participou da celebração, reafirmando o seu compromisso com a defesa da causa LGBT - bandeira defendida desde a última gestão. O projeto “Quintas da Diversidade”, promovido pela PCR, toda última quinta-feira de cada mês, foi excepcionalmente transferido para este domingo por conta da importância da data.
 
Gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais da Cidade compareceram ao Mercado para acompanhar uma programação cultural – intitulada de “Sarau da Diversidade” – que teve início por volta das 11h30, com a apresentação da Drag Queen Light Summer, e seguiu com o show do Forrozão Nenas Farias. A assessora executiva de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Niedja Queiroz, compareceu ao evento e falou sobre a participação da Prefeitura num momento como esse. “A Prefeitura já desenvolve, há cerca de três anos, uma política de inclusão social do segmento LGBT. Por isso, não estamos apenas fazendo esses eventos pontuais, e sim, desenvolvendo todo um trabalho a nível de combate ao preconceito institucional e implantando uma política municipal ligada a essa área”, disse Niedja, lembrando que Recife contará com a primeira Plenária do OP voltada ao segmento LGBT, no dia 11 de agosto.
 
Além da festa, o evento serviu para que a Glos desse continuidade à campanha “Recife sem Homofobia. Respeito às diferenças”, lançada nos festejos juninos. Segundo a gerente de Livre Orientação Sexual do Recife, Rivânia Rodrigues, a campanha é mais um instrumento de combate ao preconceito contra o público LGBT. “O intuito da campanha é fortalecer o que já desenvolvemos. Fazendo um mapeamento e sabendo onde está o público LGBT em todas as RPA’s. E, a partir daí, discutindo suas necessidades em todas as áreas: educação, segurança, saúde, desenvolvimento econômico. O que queremos é fomentar essa discussão e tirar esse público do anonimato, trabalhando em cima das suas demandas”, explicou Rivânia.
 
A Ong Leões do Norte, parceira da Prefeitura no evento, também foi representada na ocasião. O vice-presidente da Organização, Luciano Freitas destacou a importância da data. “Acredito que o dia de hoje serve como uma reflexão para toda a sociedade. Se o fato de ser gay não fosse motivo de exclusão no mundo em que vivemos, talvez nem fosse preciso instituir uma data do tipo. Mas já que, no caso, a realidade é outra, o evento de hoje vem trazer à tona uma realidade que necessita de discussões. E trazer isso para um mercado público, um espaço social de acessibilidade a todos, é muito importante para desenvolver essa perspectiva de entretenimento, mas também de dar visibilidade a essa reflexão”, disse.
 
A programação no Mercado da Boa Vista continuou com a apresentação DNA e banda, Jaine Elner & banda e Show de Trans.
 
Sobre o Dia do Internacional do Orgulho Gay - Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. O local era um bar de freqüência LGBT, que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. Naquele dia, os freqüentadores se revoltaram contra a polícia e a rebelião que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante os LGBT e dando início à luta pela igualdade de direitos.

A partir daí, todo o ano e nos mais diversos países, a data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, que acontecem em datas-satélite, ou seja, datas próximas ao dia 28 de junho, a fim de tornar exponencial a expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

Matérias Relacionadas
- Crianças da Creche do Chié se divertem em festa junina
- Voluntários da Cidadania reforçam campanhas da PCR
- Identidade Cidadã promove ação na Mangabeira
- Prefeitura oferece palestras sobre Meio Ambiente
- Direitos dos ciganos é tema de discussão na Casa dos Conselhos
- PCR discute direitos dos ciganos na Casa dos Conselhos
- Prefeito encerra semana dedicada à erradicação do trabalho infantil
- PCR lembra Dia de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
- PCR celebra Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa
- Conselheiros Tutelares do Recife tomam posse
- Comdica realiza conferência neste sábado
- Mulheres vítimas de violência participam de cursos
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo discute violência contra idosos
- Direitos Humanos participa de seminário sobre Racismo e Segurança pública
- Comitê das Pessoas com Deficiência promove primeira reunião
- II Fórum Recife de Envelhecimento Ativo traz palestra sobre enfretamento à violência
- PCR leva crianças ao teatro
- PCR promove seminário intersetorial em prol da juventude
- PCR recebe I Seminário do Projeto TAMPOPO
- Prefeitura presta homenagens ao Padre Henrique


Enviar    Imprimir