Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MUSEU DA ABOLIÇÃO RECEBE VISITA DE ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL
00:00 Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Alunos do 1º ano do 1º ciclo da Escola Municipal Sítio do Berardo, no Prado, participaram de um passeio didático ao Museu da Abolição, na Madalena, na tarde desta quinta-feira (13). Na ocasião, as 28 crianças – com idades entre seis e sete anos – conferiram a exposição Mwangole – Gente de Angola, do fotógrafo e publicitário Sérgio Guerra, que resgata imagens da população angolana. A atividade faz parte das ações promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em comemoração ao Dia do Estudante, que ocorreu na última segunda-feira (11).

Segundo a coordenadora da escola, Leônia Malta, a visita cumpre o papel educativo a que a escola se propõe, principalmente tendo como viés o tema do ano letivo de 2009: “Recife, Cidade Educadora”. “Muitos deles não têm acesso ao Museu, que é um dos pontos de lazer que a Cidade dispõe e que está bem próximo deles. Em alguns casos, os pais não as levam. Por isso, a escola oportuniza isso a elas, e esse é um aprendizado que vai ficar para sempre. Além do que eles vão repercutir isso em casa, com os amigos, estimulando outras pessoas a virem também”, destacou Leônia.

Sob a vigilância da Guarda Municipal do Recife, os meninos fizeram o trajeto da sua escola até o Museu a pé. Durante a caminhada, eles reconheceram e identificaram o local onde vivem e suas singularidades. “Eles relacionam as coisas que eles vêem com o que a gente fala na escola. A cidade onde eles vivem serve como instrumento de aprendizado e apropriação da identidade deles, pois faz parte do ambiente onde eles vivem e circulam”, explicou Leônia.

Muito animadas e curiosas, as crianças acompanharam as explicações do monitor Anderson Bandeira sobre traços comuns entre Angola e o Brasil, além de apreciar os ensaios fotográficos, que retratam as cores e a beleza exuberante do povo angolano. Muitas delas fizeram várias perguntas e reconheceram as semelhanças entre os dois países. “Eu gostei daquele quadro ali, daquela mulher. Ela usa pulseira igual à que eu uso”, disse a pequena Camila Pereira, de seis anos.

Para a professora Micheline Bezerra, a exposição traçou um perfil peculiar da África e isso chamou a atenção das crianças. “Essa visita foi muito boa pros meninos, pois trouxe muitas novidades pra eles, sobre a África e Angola. Interessante também que, além das novidades, eles trouxeram muitas questões e dúvidas. Eles se posicionaram, questionaram bastante. Acredito que foi bastante positivo”, finalizou Micheline.

Matérias Relacionadas
- PCR encerra seleção para o Programa Lição de Vida
- Festival de Handebol reúne alunos da rede municipal no Geraldão
- Alunos de escola municipal visitam o Museu da Abolição
- Prefeitura promove formação continuada
- Futebol Participativo entrega uma tonelada de alimentos ao Fome Zero
- Alunos da rede municipal participam de projeto da CGU
- Dia do Estudante é marcado por assinatura de convênio
- Alunos comemoram Dia do Estudante no Barreto Júnior
- Dia do Estudante terá palestra e show no Santa Isabel
- Plenária Temática define rumos da educação no Recife
- Plenária Temática da Educação deve atrair mais de mil pessoas
- Alunos comemoram o Dia do Estudante na rede municipal
- PCR comemora Dia do Estudante com quatro dias de eventos
- Projeto Alfaletramento expõe trabalhos no CAP
- ProJovem Urbano promove seleção interna de professores
- Dirigentes de creches e escolas municipais recebem orientações sobre o vírus H1N1
- PCR promove mais uma edição do Escola para Pais
- Prefeitura envia orientações sobre o Vírus influenza para toda Rede de Ensino
- Secretaria de Educação discute prevenção ao vírus Influenza
- Pais do Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes


Enviar    Imprimir