Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PASTORIS PROFANOS DIVERTEM O PÚBLICO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO
00:00 Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

A noite desta quinta-feira (17) no Pátio de São Pedro foi regada a muita picardia e animação. Foi a Noite de Gala dos Pastoris Profanos, evento integrante do Ciclo Natalino da Prefeitura do Recife, que trouxe para o público três dos mestres na arte de fazer rir com brincadeiras e músicas de duplo sentido: os Velhos Xaveco, Dengoso e Mangaba. Como é de praxe, cada um deles veio acompanhado de suas pastoras, que arrancaram olhares gulosos dos marmanjos que se aglomeravam ao redor do palco.

O primeiro a se apresentar foi o Velho Xaveco. Antes mesmo de entrar em cena, ainda no camarim, já divertia o pessoal do backstage com suas tiradas apimentadas. Mas quando parou um pouco e falou sério, Antônio Coutinho, nome de batismo do velho, lembrou da importância da iniciativa da PCR e valorizar o folguedo: “É muito importante para nós que estamos nesta luta para manter a tradição do Pastoril Profano, contar com o apoio como este que recebemos do governo municipal. Com eventos como este, temos certeza de que não estamos trabalhando em vão”, ressaltou. Em sua apresentação, além das já tradicionais músicas que falam de brincadeiras nem um pouco infantis, também narrou uma história de que serviu uma sopa de ossos para Papai Noel.

Logo depois de Xaveco, foram apresentados os vídeos Viva Barroso e Antologia Pastoril Profano. Este último, editado a partir de entrevistas, imagens de shows e programas de TV, é um documentário que traz o registro do Velho Faceta, um dos maiores nomes do Pastoril Profano. “Trazer espetáculos e apresentações de filmes como este faz parte da política de multiculturalidade que buscamos aqui no Pátio, que é reflexo daquilo que também é o norte da gestão. Durante o ano oferecemos uma programação eclética, contemporânea, mas também zelamos pelo que é tradicional na nossa cultura. No Ciclo Natalino, a presença do pastoril é obrigatória”, situou Fernando Augusto, Diretor do Pátio de São Pedro.

Quem arrancou risadas do público logo depois dos filmes foi o Velho Dengoso. Com um humor que não pode ser descrito, simplesmente porque o conteúdo foi estritamente direcionado ao público adulto. Dengoso, personagem de José Justino da Silva, que já conta mais de 40 anos no comando das pastoras, diz e canta coisas de fazer corar qualquer um.

Fechando o trio, veio o Velho Mangaba, mais conhecido do público recifense, que correu um pouco mais por fora da tradição, apresentando um repertório de sambas de circo, releituras do pastoril tradicional. De acordo com Walmir Chagas, criador do personagem Mangaba, o tema principal das músicas é o Pátio de São Pedro, inspiração que vem de sua infância passada no bairro de São José.

Encerrando a noite, o público pode assistir a apresentação de Alex Corezzi, músico, compositor e arranjador. Com o seu sax, multiartista mostrou algumas composições clássicas do ritmo e ainda composições autorais.

Matérias Relacionadas
- Balé, peças e música erudita nos teatros municipais
- Alunos da Escola de Frevo recebem brinquedos do Operação Natal
- PCR antecipa lançamento de edital do SIC 2010, que vem com novidades
- Programação do Ciclo Natalino da PCR agita fim de semana
- Cortejo de pastoris homenageia Dom Helder
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças
- Porto das Letras lança livros premiados
- Terça Negra com afoxé, coco de roda e mangue beat
- Cinema e encontros poéticos nas bibliotecas da PCR
- Prefeitura promove exposição em homenagem a Dom Helder
- Filmes premiados continuam em cartaz nos cinemas municipais
- PCR inicia homenagens aos 50 anos do MCP
- PCR lança Catálogo de Agremiações Carnavalescas
- Inscrições para concursos carnavalescos começam segunda (14)
- Natal humanitário é objetivo de peça natalina
- Teatros municipais oferecem boas atrações para o público recifense
- PCR oferece informações de cultura e turismo durante Feira Música Brasil
- Emoção, luzes, cores: começa 4ª Mostra de Circo do Recife


Enviar    Imprimir