Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

URBANISMO É TEMA DE PALESTRA NO APOLO
19:44 Quinta-feira, 1 de Abril de 2010

“A Condição Urbana, a Cidade na Era da Globalização” foi assunto de uma palestra realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Consulado da França, nesta quinta-feira (1º), às 17h30, no Teatro Apolo. O debate foi ministrado pelo filósofo e antropólogo parisiense Olivier Mongin, autor de livro homônimo, que apresenta uma reflexão sobre o crescimento desenfreado das megalópoles contemporâneas.

Para o presidente do Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira, Milton Botler, que fez a abertura do evento junto com o Cônsul Geral da França no Recife, Yves Lo-Pinto; o autor traz grande contribuição pois reflete a cidade de forma abrangente. “A reflexão urbanística da cidade, sob o olhar do filósofo e anttropólogo Olivier Mongin é muito completa. desde a memória, a  vivência das pessoas e a relação da cidade com o “corpo”. Para a cidade do Recife é muito importante trazer uma discussão como essa”, considerou Botler.

Em seu novo livro A Condição Urbana – A Cidade na Era da Globalização, Mongin critica o crescimento desordenado dos grandes centros e alerta para a necessidade de uma cultura urbana dos limites. O conceito defendido por ele fala da urgência de aceitar a experiência urbana como corporal, para que a população possa experimentar sensações corriqueiras em outros tempos, como o simples prazer de poder sentar em um banco de praça e jogar conversa fora.

Nessa obra, o francês apresenta uma série de dados importantes para corroborar suas teorias. Um deles é o excessivo crescimento demográfico dos centros urbanos, que há 20 anos concentravam 10% da população mundial. Hoje esse número beira os 55%, segundo o especialista. A visita de Olivier Mongin ao Recife é parte da celebração anual da Francofonia. Além da capital pernambucana, o antropólogo passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo Mogin, a discussão foge do âmbito acadêmico, pois tem proporções que afetam o cotidiano de todos os cidadãos. “É muito importante falar sobre o problema das cidades não de forma puramente acadêmica, mas também política, pois a cidade se constrói por esses atores que são os gestores”. Para o antropólogo, a nova configuração dos espaços urbanos deixa para trás outro modelo de cidade, onde a população tinha a oportunidade de experimentar uma vida cultural, social e política muito mais ativa.

Para defender a ideia trazida em seu livro, utilizando o Grande Recife como pano de fundo, Mongin percorreu alguns pontos de interesse, como a Casa da Cultura, o Mercado de São José e o Centro Histórico de Olinda, além do pelo Bairro do Recife, onde teve a oportunidade de conhecer o Instituto da Cidade do Recife – Engenheiro Pelópidas Silveira e os projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura para a área de urbanismo e mobilidade.

Em sua explanação, Mogin abordou aspectos importantes do urbanismo, como a universalidade das formas, a questão da pressão demográfica afetando o espaço habitado, o papel da arquitetura e do urbanismo para as cidades e a discussão sobre “beleza x funcionalidade” na aqritetura.

Debate – Após a palestra de Olivier Mogin, foi aberto um debate que contou com a presença da economista Tânia Bacelar, do professor Luís Nora, da pesquisadora Sônia Marques (UFPB), e do pesquisador Jan Bitu (UFPE). Após o debate, o público foi convidado para um coquetel.

O autor - Olivier Mongin nasceu em Paris, em 1951. Estudou letras e antropologia na Universidade Paris VII e história e filosofia na Sorbonne. Desde 1988 é diretor da conceituada revista Esprit e autor de uma trilogia sobre as paixões democráticas: La Peur du Vide (O Medo do Vazio), La Violence des Images (A Violência das Imagens) e Éclats de Rire (Gargalhadas). Outra obra importante de Mongin é Face au Scepticisme: Les Mutations du Paysage Intellectuel (Enfrentando o Ceticismo: As Mutações da Paisagem Intelectual).

Matérias Relacionadas
- Antropólogo francês realiza palestra sobre urbanismo no Teatro Apolo
- Prefeito recebe publicação sobre desaparecidos políticos
- Prefeito prestigia comemoração de Páscoa e transmissão de presidência da URB
- Prefeitura anuncia abre e fecha do Feriado da Semana Santa
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Prefeito discute detalhes da implantação do Polo Jurídico na Ilha Joana Bezerra
- Prefeitura do Recife convoca 91 aprovados em concurso público
- PCR e Consulado da França promovem debate sobre urbanismo
- Crianças participam de conferência de esporte e lazer no Geraldão
- Postos turísticos do Recife preparados para a Semana Santa
- João da Costa acompanha lançamento do PAC-2
- Prefeito inaugura praça em Casa Amarela
- Termina nesta terça (30) o prazo para as inscrições no PlanseQ Construção Civil
- Fórum de Gênero do Recife é discutido na Unicap
- Praia Limpa reúne estudantes em Boa Viagem
- Ponte Duarte Coelho e PCR apagam luzes durante a Hora do Planeta
- Prefeito prestigia inauguração da UPA da Imbiribeira
- Seminário discute orçamento municipal na perspectiva de gênero
- Simpósio discute assistência farmacêutica e sistema criado pela PCR
- Recife adere à Hora do Planeta 2010 neste sábado


Enviar    Imprimir