Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

INSCRIÇÕES PARA O PROJOVEM URBANO DO RECIFE SERÃO ATÉ DIA 12
12:41 Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

A Prefeitura do Recife e o Governo Federal decidiram prorrogar, até dia 12 de abril, o prazo de pré-matrícula para o ProJovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - ProJovem Urbano). Quem tem entre 18 e 29 anos e quiser garantir a chance de concluir o ensino fundamental I e II (5ª a 8ª série) no prazo de um ano e meio, deve se dirigir a uma das 32 escolas-núcleos do município espalhadas pela cidade, além dos pólos III e IV do ProJovem Urbano (ver relação em anexo). Estão sendo oferecidas 6.511 vagas que podem ser preenchidas por qualquer pessoa que saiba ler e escrever e deseje retomar os estudos.

As inscrições, que se encerrariam na última segunda-feira (05), podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h. No ato da pré-matrícula são exigidas apresentação da carteira de identidade e comprovante de residência (original e cópia), além de declaração de escolaridade. O jovem que não possuir o documento de escolaridade deve procurar o coordenador de matrícula do núcleo escolhido para se submeter a uma entrevista.

Quem fez a pré-matrícula em setembro de 2009, já foi vinculado ao programa, mas não concluiu o curso, ou se inscreveu e nunca foi contemplado, deve realizar a confirmação de pré-matrícula, também até o dia 12 de abril, exclusivamente no Colégio Municipal Pedro Augusto. A unidade de ensino, que fica na Rua Barão de São Borja, 270 - Boa Vista, vai atendê-los de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h.

As escolas que ultrapassarem o número de vagas disponíveis vão realizar um sorteio com todos os pré-inscritos. Os interessados concorrerão em igualdade de condições, independente da ordem e do dia de inscrição. As aulas começam no dia 26 de abril nas próprias 32 escolas-núcleo, e serão ministradas, entre 17h e 22h, por professores treinados pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também ficará a cargo da universidade todo o monitoramento e avaliação externa do curso.

Além das matérias convencionais do ensino fundamental, os alunos do ProJovem Urbano realizam atividades comunitárias e participam de cursos básicos de orientação e formação profissionalizantes. Para os 6.511 jovens que começarão a estudar em abril, serão oferecidos cinco arcos profissionalizantes nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Administração, Saúde, Telemática e Transporte.

Bolsa - O estudante também terá direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00, desde que seja obedecida a frequência mínima de 75% da carga horária mensal em todas as atividades pedagógicas. Agora em março, foram encerradas as aulas da 1ª entrada do ProJovem Urbano do Recife. Estão aguardando os resultados cerca quatro mil estudantes que iniciaram o curso em setembro de 2008.

Os 18 meses do ProJovem Urbano são divididos em seis unidades formativas, cada uma com três meses de duração. Em todas elas são ministradas as disciplinas de matemática, português, inglês e ciências sociais e naturais, além de participação cidadã, qualificação profissional e aulas de informática. Os seis eixos estruturais das unidades formativas são: juventude e cultura, juventude e cidade, juventude e trabalho, juventude e comunicação, juventude e tecnologia e juventude e cidadania. Mais informações pelo telefone 0800.7227777. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 8h às 20h.

Histórico - Antes do ProJovem Urbano, a Prefeitura do Recife e o Governo Federal já ofereceram oportunidade semelhante, a partir de 2005, através do ProJovem. Na ocasião, o programa só beneficiava os jovens entre 18 e 24 anos e era exigida a conclusão do ensino fundamental I (1ª a 4ª série). Nessa antiga modalidade o programa beneficiou, só no Recife, um total de 8.240 jovens.

Saiba mais - Financiado pelo Governo Federal, com infraestrutura de apoio dos municípios brasileiros, o Programa ProJovem Urbano oferece a jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental I e II (1ª a 8ª séries) no prazo de um ano e seis meses. Nesse período, além das matérias curriculares, os alunos desenvolvem atividades de promoção cidadã nas comunidades onde residem e participam de arcos profissionalizantes.

SERVIÇO:

Pré-matrículas para o ProJovem Urbano
Período: prorrogada até o dia 12/04/2010
Horário: 16h30 às 21h
Para Jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não concluíram o Ensino Fundamental (8ª série).

Documentos necessários:

Carteira de Identidade (original e cópia).

Comprovante de Residência na Cidade do Recife (original e cópia).

Declaração de Escolaridade (o aluno que não possuir Declaração de Escolaridade, deve procurar o(a) coordenador(a) de matrícula).

Todos os alunos que não levarem o documento de conclusão da 4ª série passarão por entrevista.

Confira  a relação das 32 escolas-núcleo e dois polos AQUI.

Matérias Relacionadas
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares
- Educadores dos Círculos Populares participam de formação
- Alunos de cinco escolas municipais participam da Gincana Praia Limpa
- Morro da Conceição recebe reunião preparatória para Conferencia de Esporte
- Prefeitura e UFPE iniciam seleção de profissionais para o ProJovem Urbano
- ProJovem Urbano do Recife ainda tem 3 mil vagas para interessados em retomar os estudos
- ARCOS OCUPACIONAIS OFERECIDOS DURANTE O CURSO
- ENDEREÇO DOS 32 NÚCLEOS:
- Seminário reúne profissionais de educação para discutir sobre Gestão Escolar
- Seminário sobre gestão escolar é aberto na UFPE


Enviar    Imprimir