Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITURA PROMOVE SEMINÁRIO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
18:52 Sexta-feira, 9 de Abril de 2010

A Prefeitura do Recife promove, na próxima segunda-feira (12), no auditório G-II (bloco G), da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista, o seminário “Diretrizes Curriculares Nacionais: Orientações para o Fazer Pedagógico na Educação Infantil”. O evento reunirá, das 8h às 12h e das 14h às 18h, cerca de 900 professores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas e creches do Município, atendendo à faixa etária de zero a cinco anos.

O evento visa a proporcionar aos educadores uma oportunidade de reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais, articulando a teoria e a prática, na perspectiva de fortalecimento de uma educação pública com qualidade social. Vão atuar como formadores (palestrantes) a professora da rede e coordenadora de Ação Educativa do Instituto Ricardo Brennand, Áurea Bezerra; a também professora da rede, Fabiana Carneiro; e a doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da UFPE, Tacyana Ramos.

A programação da manhã será repetida à tarde, para que os educadores possam comparecer no contraturno das atividades em sala de aula, não prejudicando os alunos. O seminário terá início às 8h e 14h, com apresentações culturais, seguida de formação da mesa de abertura (8h30 e 14h30) e mesa redonda (a partir das 9h e 15h) sobre o tema central. O encerramento, nos dois horários (11h às 12h e 17h às 18h), será de debates com a participação de todos.

SAIBA MAIS – A rede municipal do Recife atende, atualmente, a 16.158 crianças de zero a cinco anos, sendo 5.056 até três anos e a 11.102 entre quatro e cinco anos. A Prefeitura conta hoje com 75 unidades de educação infantil, sendo 57 creches (zero a três anos), seis Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs (zero a cinco anos) e 12 escolas específicas (quatro e cinco anos). Além disso, cerca de 150 escolas de ensino fundamental, também oferecem turmas de educação infantil, na faixa etária entre quatro e cinco anos.

Para melhorar o atendimento e promover a expansão das matrículas para crianças entre zero e cinco anos, foi lançado, em 2009, o Programa Primeira Escola. A iniciativa pretende criar, em quatro anos, duas mil novas vagas na Pré-escola (alunos de quatro e 5 anos) e 2.800 em creches – zero a três anos. Para absorver os 4,8 mil novos estudantes, o Programa prevê a construção, até o final de 2012, de 40 novos CMEIs.

Essas unidades de ensino serão erguidas em comunidades indicadas pela população nas plenárias do Orçamento Participativo. Três CMEIs já estão em construção, enquanto outros três encontram-se em fase final de apreciação na comissão de licitação. A meta da Prefeitura é licitar, ainda este ano, cerca de 20 novos centros.

De acordo com o Ministério da Educação, tendo como base a projeção do censo de 2000, o Recife contabiliza uma população de 128.412 crianças até cinco anos, sendo 84.190 na faixa de zero a três anos. Para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que é de 50% para essa faixa etária, precisam ser criadas 36.542 vagas nas redes pública e privada.

Em relação à chamada pré-escola, das 44.222 crianças da Cidade entre quatro e cinco anos, apenas 6.353 estão fora das salas de aula. A meta, em todo o País é universalizar o acesso a essa fase da educação infantil até 2016, de acordo com a emenda constitucional nº 59, de novembro de 2009.

Para que isso se efetive na capital pernambucana, será necessária a construção de 127 novas salas de aula para o funcionamento de 255 turmas com 25 alunos em turno parcial.

Matérias Relacionadas
- Cursos Profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- PCR inicia formação continuada dos dirigentes e vice-dirigentes escolares
- Inscrições para o ProJovem Urbano do Recife serão até dia 12
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares
- Educadores dos Círculos Populares participam de formação
- Alunos de cinco escolas municipais participam da Gincana Praia Limpa
- Morro da Conceição recebe reunião preparatória para Conferencia de Esporte
- Prefeitura e UFPE iniciam seleção de profissionais para o ProJovem Urbano
- ProJovem Urbano do Recife ainda tem 3 mil vagas para interessados em retomar os estudos
- ARCOS OCUPACIONAIS OFERECIDOS DURANTE O CURSO


Enviar    Imprimir