Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PALESTRA ABORDA A QUESTÃO DA FÉ NO IMAGINÁRIO DO POVO NORDESTINO
00:00 Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Dando continuidade aos debates e palestras relacionados à exposição Caminhos do Santo, em cartaz no Museu de Arte Popular (MAP), o equipamento cultural da Prefeitura do Recife promoveu o terceiro debate sobre o assunto, na noite desta quinta-feira (22), na Livraria Cultura. Desta vez o tema foi “Peregrinações e cotidianos da fé: um beato, um santo e o homem”.

Para abordar a questão da fé no universo do nordestino, foram convidados o Historiador especialista em História do século XX, Márcio Luna (UFPE), que falou sobre a religiosidade no cotidiano do homem sertanejo a partir de seus estudos sobre Luiz Gonzaga e o mundo que o cercou; a pesquisadora Priscilla Quirino, mestranda em História na UFPE, que investiga a vida e o legado de Cícero José de Farias, o Meu Rei, importante líder messiânico nordestino; e a pesquisadora Aline Pereira (UFPE), integrante do grupo de pesquisa “História e Religiões” do CNPq/UFPE, que trabalha com a história do Engenho Ramos e toda a sua influência na política e religiosidade local, fundamentada no São Severino dos Ramos.

O líder messiânico Meu Rei, fundador de uma seita que também deu origem a uma comunidade, localizada no Parque Nacional do Catimbau, foi o personagem ao qual Priscila Quirino dedicou sua pesquisa. Durante a palestra, ela contou como iniciou esse estudo e fez uma breve explanação sobre a formação da comunidade em torno do líder religioso e seu momento político. “É uma grande curiosidade encontrar um cidadão do interior, com pouquíssimo estudo, que conseguiu aglutinar uma comunidade de cerca de 250 pessoas, conseguindo escrever a parte religiosa, econômica e social de um povo”, disse Quirino.

Em sua palestra, o Historiador Márcio Luna se ateve à presença da religiosidade na música de um dos maiores ícones nordestinos, Luiz Gonzaga. “A obra de Gonzagão é ainda hoje muito atual e ajudou a difundir a fé no imaginário popular”, disse.

Os convidados:
Márcio Luna - é especialista em História do Século XX pela UFPE, com pesquisa monográfica intitulada: (SER)TÃO NORDESTINO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL A PARTIR DA OBRA DISCOGRAFICA DO REI DO BAIÃO (1945-1956).Graduado em História pela UNICAP. Atualmente se debruça acerca das representações do Sertão Nordestino na música de Luiz Gonzaga, e desenvolve ações Educativas do Memorial Luiz Gonzaga.

Aline Pereira de Araújo é Integrante dos Grupos de Pesquisa “História e Religiões”, do CNPq/UFPE, e “Gestão Pública e Espaços Público: conflitos e intolerância religiosa”, do MPANE/UFPE; Docente da Rede Estadual de Pernambuco; Priscilla Pinheiro Quirino é mestranda em História do Norte e Nordeste do Programa de Pós-Graduação da UFPE; formada pela UFPE como Bacharel em História. Linhas de Pesquisa: Religião e Religiosidades e Gestão Pública e Espaços Públicos: conflitos e intolerâncias. Faz parte do projeto de pesquisa Gestão Pública e Espaços Públicos, formado por uma equipe multidisciplinar dos mestrados de Gestão Pública da UFPE, de Ciências das Religiões da UFPB e de Ciências da Religião da UNICAP.

Matérias Relacionadas
- Filme de Martin Scorcese entra em cartaz no Cinema Apolo
- Pernambuco em Dança é aberto no Parque e apresenta grupos nacionais
- Betty Faria estrela espetáculo no Santa Isabel
- Programação intensa movimenta o domingo no Murillo La Greca
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Sábado Danado de Bom no Memorial Luiz Gonzaga
- Pátio Sonoro dedica dois dias ao Rock
- Filme sobre mulher nordestina é exibido para moradoras da Torre
- Biblioteca de Casa Amarela realiza Festival do Livro Infantil
- PCR promove terceira edição de curso sobre a história da Cidade
- Festival de Dança seleciona espetáculos para 2010
- Prefeitura apresenta projeto do Paço do Frevo à sociedade civil
- PCR e Fundarpe anunciam vencedores do Ary Severo / Firmo Neto
- Líder messiânico é tema de evento do Museu de Arte Popular
- Jornalismo e literatura em debate no Porto das Letras
- Mamam e Cfav abrem inscrições para workshop gratuito de Crítica de Arte
- Abertas inscrições do I Fórum de Gênero do Recife
- 10ª edição do Festival Pernambuco em Dança movimenta o Recife
- Terça Negra é opção de lazer na véspera do feriado de Tiradentes
- Exposição de Braz Marinho leva comerciantes ao museu


Enviar    Imprimir