Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ALUNOS REDESCOBREM O RECIFE EM CITY TOUR PROMOVIDO PELA FUNDAÇÃO DE CULTURA
21:17 Sábado, 24 de Abril de 2010

Participantes do curso “Cidade, Cultura e Cotidiano”, promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, tiveram a oportunidade, na manhã desse sábado (24), de descortinar o fascinante museu a céu aberto existente no Centro da Capital. Durante quatro horas de caminhada, os alunos percorreram o Bairro do Recife, Santo Antônio e São José, explorando as minúncias históricas de cada local, por vezes despercebidas pelo transeunte imerso na agitação do dia a dia. Além da visita a igrejas e monumentos, os estudantes vivenciaram na prática o conteúdo sensorial que vem sendo abordado em sala de aula – os cheiros, os sons e as saudades do Velho Recife, presentes até hoje em cada quarteirão.
 
O city tour começou pelo Marco Zero, onde o grupo de mais de cem pessoas pode perceber o desenvolvimento territorial do Recife a partir do mar, onde a presença holandesa executou importante plano urbanístico e os judeus cravaram a primeira Sinagoga das Américas, na Rua do Bom Jesus. Nesse endereço, o olhar na composição sépia foi inevitável. “Aqui, é o único ponto onde se conserva o trilho dos bondes. A via era mais alargada, tinha um chafariz no meio, e ao fundo o arco do Bom Jesus. As pinhas no alto dos casarões indicavam o status das famílias“, descreveu o professor-guia Mário Ribeiro, gerente de Formação Cultural da Fundação de Cultura do Recife.
 
É no Recife Antigo também onde está o primeiro teatro do município, o Apolo. Atravessando a ponte Maurício de Nassau, considerada a primeira do Brasil, a curiosidade permeou o percurso. No atual Fórum Tomaz de Aquino funcionava o pomposo Grande Hotel. No cruzamento das Ruas do Imperador com a 1º de Março, em uma esquina ficava o primeiro Observatório Astronômico das Américas, e na outra o extinto Café Lafaiete, “reduto dos boêmios, jornalistas e intelectuais, onde muitas decisões políticas eram tomadas”, frisou o também professor do curso, o historiador Carlos André. “Era um ambiente masculino, mas registros dão conta de que Rachel de Queiroz circulava por lá”, completou.
 
O ponto alto para muitos foi entrar, pela primeira vez, no conjunto arquitetônico do Convento Franciscano de Santo Antônio, que abriga o Museu de Arte Sacra, a Igreja Conventual e a Capela Dourada, de estilo barroco. Seguindo pela Avenida Dantas Barreto, a caravana alcançou a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde originalmente iniciou-se a Noite dos Tambores Silenciosos. “Aqui, numa verdadeira manifestação de sincretismo religioso, muitas rainhas de maracatu foram coroadas”, contou Carlos André. A sucessão de detalhes continuou pela Rua do Fogo, pelo Pátio de São Pedro, Pátio do Terço, Mercado de São José e arredores cheios de becos e tradição.
 
A manhã encerrou na Igreja Santa Teresa D’Ávila, cujos tetos e esculturas narram a vida de uma das poucas mulheres canonizadas responsáveis por profundas reformas no pensamento religioso. É lá, também, o celeiro de nobres jazidas. “Estou encantado com a beleza histórica desta cidade. O curso está sendo bastante enriquecedor”, atesta o estudante de Pedagogia Francisco Ernandes, cearense de nascença e recifense de coração. As aulas seguem até a próxima sexta-feira (30), na Faculdade Maurício de Nassau. Na quinta-feira, haverá uma visita ao Museu do Homem do Nordeste e à sede do Maracatu Estrela Brilhante, com palestra da Dona Marivalda, rainha da agremiação.

Matérias Relacionadas
- Programa Multicultural divulga Chamada Pública para educadores
- Projetos do Centro Apolo Hermilo encerram inscrições próxima semana
- Filme de Martin Scorsese entra em cartaz no Cinema Apolo
- Palestra aborda a questão da fé no imaginário do povo nordestino
- Pernambuco em Dança é aberto no Parque e apresenta grupos nacionais
- Betty Faria estrela espetáculo no Santa Isabel
- Programação intensa movimenta o domingo no Murillo La Greca
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Sábado Danado de Bom no Memorial Luiz Gonzaga
- Pátio Sonoro dedica dois dias ao Rock
- Filme sobre mulher nordestina é exibido para moradoras da Torre
- Biblioteca de Casa Amarela realiza Festival do Livro Infantil
- PCR promove terceira edição de curso sobre a história da Cidade
- Festival de Dança seleciona espetáculos para 2010
- Prefeitura apresenta projeto do Paço do Frevo à sociedade civil
- PCR e Fundarpe anunciam vencedores do Ary Severo / Firmo Neto
- Líder messiânico é tema de evento do Museu de Arte Popular
- Jornalismo e literatura em debate no Porto das Letras
- Mamam e Cfav abrem inscrições para workshop gratuito de Crítica de Arte
- Abertas inscrições do I Fórum de Gênero do Recife


Enviar    Imprimir