Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE NA ZONA NORTE DO RECIFE
00:00 Domingo, 30 de Maio de 2010

Durante este final de semana, os moradores dos bairros de Campo Grande e Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, receberam a visita de equipes da Vigilância Ambiental do Recife, em um trabalho de intensificação do combate à dengue. Durante o sábado e o domingo, aproximadamente dez pessoas, entre supervisores de Vigilância e agentes de Saúde Ambiental percorreram mais de nove quarteirões nos dois bairros, levando informações à população e vistoriando residências.
 
Em Campo Grande, iniciaram o trabalho a partir da praça do bairro, na Estrada de Belém. O grupo se dividiu e percorreu as ruas próximas, tanto abordando moradores que passavam pela localidade, quanto entrando nos imóveis para vistorias. Um deles foi o da aposentada Rosenilda Leimig.
 
Na residência, os agentes não encontraram focos da doença, mas aplicaram o larvicida em três caixas d´água. A moradora aprovou a iniciativa e garantiu que vai reforçar a vigilância para não contrair a doença. “Uma pessoa da minha casa até está com dengue, mas os sintomas estão mais brandos. Com essa visita e com as informações que eu recebi, vão aumentar a preocupação e os cuidados com a família inteira”, afirma.
 
Os agentes percorreram cinco quarteirões em Campo Grande, vistoriando 196 imóveis, com tratamento focal (aplicação de larvicida ou eliminação de criadouro) em 44 deles – sendo encontrados 18 focos em 11 imóveis. O saldo foi de 37 criadouros eliminados e 42 tratados. Foram encontrados 50 imóveis fechados e em seis deles, os moradores se recusaram a receber a equipe da Vigilância Ambiental.
 
Já em Dois Unidos, na manhã deste domingo, o grupo formado por cinco pessoas, entre agentes e um supervisor, trabalhou 210 imóveis. Houve tratamento focal em 116 deles – em 19 casas, havia 29 focos da larva. Foram tratados 122 criadouros e eliminados 201 depósitos.
 
Consideramos este trabalho muito positivo. Contamos com a colaboração dos moradores, fator importante para termos conseguido trabalhar em muitas casas durante este final de semana. Esta é uma ação permanente da Prefeitura do Recife, que tem como propósito conscientizar a população sobre os riscos e formas de prevenção da dengue”, avaliou Roberto Braga, supervisor operacional de Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário II, onde estão localizados os dois bairros percorridos pelas equipes.
 
Para mais informações sobre o trabalho de combate à dengue no Recife e solicitar vistoria à Vigilância Ambiental, a Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza o telefone da Ouvidoria Municipal da Saúde – 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h e a ligação é gratuita.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove atividades para marcar Dia Mundial sem Fumar
- Saúde capacita profissionais da Academia da Cidade para o São João
- Seminário marca celebração do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
- Saúde faz marcação cerrada contra a dengue em Náutico x América (RN)
- Prefeitura realiza mutirão contra a dengue na Zona Norte do Recife
- Profissionais da Saúde do Aníbal Bruno recebem capacitação sobre DST e Aids
- Exército recebe capacitação para atuar em combate à dengue
- Secretaria de Saúde promove palestra sobre dengue na Sinduscon
- Trabalhadores da Ceasa são contemplados com ação da Saúde
- Soldados recebem treinamento prático contra a dengue
- Saúde promove capacitação sobre DST/Aids no Presídio Aníbal Bruno
- Saúde capacita profissionais da Academia da Cidade para ciclo junino
- PCR promove atividades durante Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
- Saúde promove ação para trabalhadores da Ceasa
- Saúde capacita porteiros ligados ao Secovi
- Recife intensifica campanha contra a dengue
- Saúde capacita militares para combater a dengue no Recife
- Saúde inicia mutirão contra a dengue nos Torrões
- Encontro debate abusos contra crianças e adolescentes
- Saúde combate a dengue nos Torrões


Enviar    Imprimir