Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PROFISSIONAIS DO SEXO COMEMORAM DIA DA PROSTITUTA COM ENCONTRO MUNICIPAL
18:47 Quarta-feira, 2 de Junho de 2010

Encontro discute ações de prevenção à violência e drogas

Por Leonardo Vila Nova

No dia 02 de junho é comemorado o Dia Internacional da Prostituta. Em alusão à data, a Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo (APPS), com o apoio da Prefeitura do Recife, promoveu, nesta quarta-feira (02), o 1º Encontro Municipal das Profissionais do Sexo, no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. O evento contou com a participação da secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, além de representantes da categoria.

Com o tema “Prostituição: Opção ou Necessidade? Reflexões e Proposições para as Profissionais do Sexo”, o encontro teve como objetivo informar, debater e propor ações de prevenções à violência, drogas e doenças sexualmente transmissíveis nas suas áreas de atuação. “Hoje, nós queremos garantir a luta da associação pela classe, assim como discutir questões importantes, seja as DST/Aids, as organizações de apoio e demais assuntos referentes às prostitutas”, disse Nanci Feijó, presidente da APPS.

Abrindo a programação do encontro, às 9h, foi realizada a 1ª mesa do dia: “Lutas e Conquistas: trajetória da organização e movimento das profissionais do sexo”, que contou com a participação da secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes. “Nós apresentamos como cada órgão representado no encontro tem atendido às demandas do segmento. E a Prefeitura tem estado junto à APPS desde o início. Mas, mesmo assim, ainda precisamos avançar mais no trabalho de reconhecimento delas, que fazem parte da nossa cidade. E, para isso, temos feito todo um trabalho de articulação com a Saúde, com a Educação e demais secretarias para que a cidadania delas seja garantida”, disse a secretária.

Já à tarde, foi apresentado um perfil das profissionais do sexo no Recife, fruto de pesquisas realizadas entre 17 e 20 de maio com prostitutas que atuam em diversas áreas da Cidade. O questionário indagou sobre a identificação pessoal, grau de instrução, saúde e eventual trabalho alternativo das profissionais. “De posse dessas informações, nós procuraremos dar um suporte mais específico e fazer um trabalho mais efetivo junto. Seja estando junto à APPS, procurando, mensalmente, acompanhá-las, indo até os seus locais de trabalho, fornecendo preservativos e dando orientações, como, se for o caso, inserindo-as em programas sociais”, disse a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Roseane Freitas.

Também participaram do encontro a Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), abordando sobre “Segurança e Cidadania”; além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que participaram da mesa realizada durante a tarde, que debateu sobre “Redução de Danos”, “Saúde da Mulher” e “DST/Aids”. Encerrando o evento, lançamento de uma cartilha informativa, além de coquetel e sorteios de brindes.

Dia Internacional da Prostituta – Foi em 02 de junho de 1975 que 150 prostitutas francesas ocuparam uma igreja na cidade de Lyon. Elas protestavam contra prisões, repressão policial e até assassinatos de colegas que nunca eram investigados. Por isso, consagrou-se a data como Dia Internacional da Prostituta, representando o ideal de lutas da classe por melhores condições de vida e trabalho.

Matérias Relacionadas
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família no Coque
- Crianças assistidas pelo Peti realizam mostra artística e cultural nesta quarta (02)
- Assessora executiva do Iasc participa de café da manhã na Covest em dia de concurso
- SAS realiza blitz educativa da campanha Doação Cidadã na Zona Sul
- Assistência Social orienta população sobre plenária temática do OP
- Concurso do Iasc reúne 17.519 mil inscritos neste domingo
- Campanha Doação Cidadã continua no centro e nos bairros do Recife
- SAS promove palestra para beneficiários do Bolsa Família
- PCR realiza mais uma mobilização em torno da Campanha Doação Cidadã
- Campanha Doação Cidadã novamente nas ruas
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família na Boa Vista
- PCR publica edital de seleção para bolsistas do Projeto Casa Brasil-Peixinhos
- Famílias atingidas pelo incêndio no Pina retiram 2ª via de documentos
- Candidatos ao Bolsa Família devem atualizar cadastro neste sábado
- Representante da SAS participa de Seminário do Bolsa Família em Salvador
- Internet é foco de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual
- Ciclo de Palestras orienta beneficiários do Bolsa Família
- Assistência Social aplica questionário para traçar o perfil das profissionais do sexo
- PCR participa de panfletagem contra exploração sexual de crianças e adolescentes
- Assistência Social apoia trabalho para traçar perfil das profissionais do sexo


Enviar    Imprimir