Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

CRIANÇAS DO PETI DESFRUTAM DE MOMENTO LÚDICO COM APRESENTAÇÃO DE CIRCO
00:00 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

O programa oferece atividades culturais e educativas para que crianças e adolescentes não fiquem nas ruas

Diferente da rotina de vunerabilidade e risco que vivem muitos garotos e garotas de baixa renda no Recife, a manhã desta sexta-feira (11) foi mais que especial. Mais de 800 crianças atendidas pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), estiveram no Teatro do Parque para assistir à montagem “Sonho de Circo”, da Escola Pernambucana de Circo. O evento integra a programação da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, montada pela Prefeitura do Recife para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, no dia 12 de junho.

“Além das diversas ações de sensibilização da sociedade para o problema, queríamos dedicar uma atividade voltadas para as crianças. O sentido do projeto é que eles tenham seus direitos atendidos e possam se sentir crianças, descobrindo o universo lúdico, brincando e se divertindo. O circo é uma grande expressão da infância”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes, presente no evento.

De olhos grudados no palco, os amigos Tamires Dias da Silva, de 14 anos, e Pablo Nogueira Luiz Barbosa, com 11, estudantes da Escola Municipal Jardim Uchoa, no Bairro de Areias, deleitavam-se com a experiência de frequentar um teatro pela primeira vez. “Não sabia que apagavam as luzes. Achei tudo tão lindo, principalmente a moça que equilibra as coisas”, sorriu o garoto falando sobre a malabarista que integra o espetáculo.

“Eu gostei mais da parte da coreografia com tecido, no alto, até por que dançar é o que eu mais gosto de fazer lá no Peti. É maravilhoso, se tivesse como, eu viria sempre ao teatro”, completa Tamires.

Durante o evento foi distribuído às crianças o conjunto de fardamento completo do Peti. O kit é composto por duas camisetas, uma calça, um sapato, duas meias e um calção.

O Peti é um programa nacional que, no Recife, envolve três mil crianças e adolescentes entre sete e 15 anos. A atuação do projeto é voltada para o contra turno infantil, as crianças ficam um período na escola e no outro são envolvidas em atividades lúdicas, culturais e educativas num trabalho de prevenção, para que não fiquem nas ruas em situação de risco social ou de exploração.

“Essa articulação que a Secretaria de Assistência Social estabelece é fundamental para o entrosamento entre as entidades e melhora nosso jeito de trabalhar. Em 25 anos trabalhando com crianças, não víamos eventos assim, e tanto apoio da Prefeitura”, comenta Dalva Barbosa Lima, 53, presidente do Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural (Idesc), organização não-governamental atuante em Areias.

Semana – Desde a última terça-feira (8), a Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Gerência Operacional de Erradicação do Trabalho Infantil vem realizando uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Até o próximo sábado (12), técnicos da SAS realizarão várias ações na Cidade para trazer ao conhecimento do público as diversas políticas públicas desenvolvidas no Recife que envolvem o tema.

No sábado (12), as atividades são encerradas com uma caminhada na Avenida Boa Viagem. A partir das 9h30, mais de 400 crianças e adolescentes irão percorrer três quilômetros entre a Padaria Boa Viagem e o Polo Pina, sensibilizando turistas, banhistas e comerciantes acerca da campanha de Erradicação do Trabalho Infantil.

Panfletos com o tema “Não dê esmolas, nem compre produtos comercializados por crianças e adolescentes”, serão distribuídos ao longo da caminhada. Grupos de maracatu, capoeira e a Forrovioca (a Frevioca que se reveste nesta época junina), ficarão responsáveis pela parte artística do evento.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil marca um momento na luta pela implementação das ações de promoção da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos a situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento. A data foi escolhida por ser a mesma da publicação do relatório sobre o Trabalho Infantil da Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2002, realizada em Genebra, na Suíça.

Matérias Relacionadas
- Assistência Social capacita técnicos para utilizar o CadÚnico
- Crianças e adolescentes do Peti têm manhã dedicada ao mundo do circo
- Prefeitura divulga nomes dos candidatos aprovados no concurso do Iasc
- Seminário abre ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
- SAS realiza semana de atividades sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
- Profissionais do sexo comemoram Dia da Prostituta com encontro municipal
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família no Coque
- Crianças assistidas pelo Peti realizam mostra artística e cultural nesta quarta (02)
- Assessora executiva do Iasc participa de café da manhã na Covest em dia de concurso
- SAS realiza blitz educativa da campanha Doação Cidadã na Zona Sul
- Assistência Social orienta população sobre plenária temática do OP
- Concurso do Iasc reúne 17.519 mil inscritos neste domingo
- Campanha Doação Cidadã continua no centro e nos bairros do Recife
- SAS promove palestra para beneficiários do Bolsa Família
- PCR realiza mais uma mobilização em torno da Campanha Doação Cidadã
- Campanha Doação Cidadã novamente nas ruas
- Palestra orienta beneficiários do Bolsa Família na Boa Vista
- PCR publica edital de seleção para bolsistas do Projeto Casa Brasil-Peixinhos
- Famílias atingidas pelo incêndio no Pina retiram 2ª via de documentos
- Candidatos ao Bolsa Família devem atualizar cadastro neste sábado


Enviar    Imprimir