Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MESTRES DOS 8 BAIXOS NO SÍTIO DA TRINDADE
11:11 Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

Prefeito João da Costa prestigia reunião de sanfoneiros

A noite desta quinta-feira (17) será quente no Sítio da Trindade. A partir das 20h, o local mais tradicional do São João do Recife recebe cinco mestres da sanfona dos oito baixos, considerado um dos instrumentos mais difíceis de tocar. O prefeito do Recife, João da Costa, irá prestigiar a reunião dos tocadores, que promete não deixar ninguém parado.

Este ano, quem abre a tradicional Noite dos 8 Baixos é Zé Carlos dos 8 Baixos, seguido de Fogoió. Logo depois, sobe ao palco um dos sanfoneiros mais querido da região e patrimônio vivo da cultura pernambucana, Arlindo dos 8 Baixos. A música de Luizinho Calixto, um dos melhores tocadores de fole da atualidade, também irá colocar o público para dançar.

Paraibano de Campina Grande, Calixto já está na capital pernambucana desde o início dos festejos juninos da Prefeitura do Recife. Ansioso para tocar, o músico promete animação total. “Vai ter tudo o que há de melhor: xote, baião, xaxado. De tudo um pouco”. Calixto também adiantou parte do seu repertório. “O público vai ouvir músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro”, revelou. Artistas com quem o sanfoneiro já trabalhou durante sua longa carreira.

Para fechar a noite com chave de ouro, vem o pernambucano Truvinca, reconhecido como um dos mais virtuosos nos 8 baixos, por tocar na afinação de fábrica (de origem européia) e na transposta, como é chamada a afinação que se faz unicamente no Nordeste do Brasil.

Truvinca, que é porteiro de um edifício residencial em Copacabana, chega ao Recife para o que ele chama de “compromisso com a sua terra” munido de muita animação: “O meu negócio é coisa de nordestino mesmo: é forró, é arrasta-pé. Vai ter músicas de outros, mas vai ter música minha também, como Deixe Comigo, Tocador do Mundo e Camaragibe”, acrescentou o sanfoneiro que nasceu em Afogados.

De acordo com Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife FCCR, a Noite dos 8 Baixos existe para reverenciar a importância do instrumento. “A sanfona de 8 baixos é um ícone de nossas tradições e raízes, além de ser um elemento ligado à grandes festas, como a dos santos juninos. Ela sempre terá destaque na nossa programação”, declara.

Matérias Relacionadas
- Mostra de dança, peças e música nos teatros municipais
- Ciclo junino do Recife “esquenta” o turismo na cidade
- Alunos da rede municipal aprendem tradições juninas com aula concerto
- CFAV abre inscrições para oficina Transformers
- Confira a programação dos seis eventos:
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Murilo La Greca prorroga prazo para Amplificadores
- Dança e afoxé em clima de Copa do Mundo na Terça Negra
- Romance combina com forró
- Forrozeiros de carteirinha se encontram no Sítio Trindade
- Chico Xavier e Procurando Elly em Cartaz no Cinema do Parque na próxima semana
- Caminhada do Forró fez o Recife ferver
- Alceu Valença e Davi Moraes dão o tom no Dia dos Namorados
- Mostra de Computação e Arte é inaugurada no Memorial Chico Science
- Humberto Teixeira é tema de Jornadas Gonzaguianas
- Dia dos Namorados Danado de Bom no Pátio de São Pedro
- Rabeca coloca todo mundo para forrozar no Sítio Trindade
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Homenageados do Ciclo Junino do Recife ganham exposição
- Oficinas juninas terminam em festa


Enviar    Imprimir