Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

AÇÕES E SERVIÇOS MUNICIPAIS DA PCR NO SÃO JOÃO 2010


Assistência Social/Iasc – A Secretaria de Assistência Social e o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), iniciam, nesta sexta-feira (04), a ação de combate ao trabalho infantil e juvenil durante as festas juninas. Um estande de atendimento será instalado no Sítio Trindade e funcionará até o dia 29 de junho, das 20h, às duas da manhã.

A partir do dia 10 de junho, entram em funcionamento os estandes da Praça do Arsenal e do Pátio de São Pedro, no mesmo horário. Nesta data, também iniciam o trabalho as duas equipes itinerantes – uma irá percorrer o Forró nos Mercados, no horário das 9h às 15h; a outra, os demais focos da festa, das 20h às duas da manhã. O objetivo é acolher as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, garantindo um espaço lúdico durante o evento.

O atendimento será realizado por 88 profissionais da Secretaria de Assistência Social e do Iasc, e conta com a participação de 28 oficineiros e sete supervisores dos Círculos Populares de Esporte e Lazer do Geraldão. Eles irão atuar, inicialmente, na identificação dos menores expostos e na sensibilização dos pais. Consequentemente, acontecerá a guarda dos menores durante seis horas noturnas. Os estandes irão oferecer aulas de percussão, de danças juninas, oficinas de teatro e algumas outras atividades de arte-educação.

A iniciativa é uma ação conjunta da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), secretarias de Educação e Saúde, Guarda Municipal e CTTU, em parceria com a PMPE/ASCRIAD (Assessoria da Criança e do Adolescente), Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) e Conselhos Tutelares.

Turismo – Receptivo - A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, dará as boas-vindas aos turistas que vierem passar o São João no Recife com muito arrasta-pé já no desembarque do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Um trio de sanfoneiros e uma quadrilha animará os visitantes no período junino. No TIP, o movimento acontece nos dias 22 e 23 de junho, das 7h30 às 13h30, enquanto no aeroporto será no período entre 18 e 23 de junho, das 15h às 22h, horário de maior movimentação de visitantes.

Postos de Informações Turísticas - O folião que precisar de dicas do melhor local para brincar o São João do Recife deve procurar um dos postos de Informações Turísticas da Prefeitura do Recife. Os espaços, localizados em pontos estratégicos da Cidade, terão decoração junina e estarão munidos de informação para turistas e moradores com distribuição de mapas, folders, programação cultural da Cidade e a Revista Recife te Quer em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol). O Balcão de Disponibilidade, que funciona durante todo o ano para informar onde há vagas nos hoteis do Recife e Região Metropolitana, está disponível 24h por dia no Posto de Informação do Aeroporto (81 3182.8299). A ação é uma parceria da Prefeitura do Recife e Associação Brasileira da Indústria de Hoteis.

Ano da Gastronomia no Sítio Trindade – A Secretaria de Turismo do Recife leva o Ano da Gastronomia para o Sítio Trindade durante todo o período junino. Todos os bares, barracas de lanches e barracas de bebidas receberão sinalização, padronização do uniforme e informações sobre a culinária junina. O Ano da Gastronomia integra o projeto Ano Temático, criado pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Trade Turístico, e tem realização pela Fundação Gilberto Freyre e Abrasel-PE e apoio do Governo do Estado. Para a ação foi elaborado um calendário de 365 dias, sequenciando todos os festivais gastronômicos da Cidade, arenas gastronômicas, workshops, palestras e eventos diversos, reunindo os apreciadores da boa mesa. Com isso, o visitante e o morador terão a oportunidade de conhecer e degustar o melhor da Cidade entre 2010 e 2011.

Procon-Recife – Sete equipes do Procon-Recife estarão circulando pelos principais polos de animação do São João. A operação vai combater a cobrança indevida de taxas de consumação mínima, além de reservas de mesas.

O órgão atuará respaldado pela Lei Municipal nº 16.705/01, que proíbe as cobranças, pondo em execução a política municipal de proteção e defesa dos consumidores. Em caso de cobrança indevida, o consumidor deve solicitar a presença do gerente ou proprietário do estabelecimento e negociar. Se não houver acordo, uma queixa pode ser formulada através do telefone 0800-281-1311 ou na sede do Procon-Recife, situada à Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no Derby. O horário de funcionamento é das 8h às 13h.

Dircon - A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) colocará nas ruas 354 agentes que atuarão nos polos juninos da PCR, no concurso de quadrilha do Bairro de San Martim e na Arena da Copa, no Pina. Os agentes estarão trabalhando no controle do comércio informal, fiscalização da publicidade e no licenciamento de equipamentos como palcos, arquibancadas, camarotes e palhoções.

Emlurb – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) trabalhará ativamente no período junino da Cidade. Serão reforçados limpeza, iluminação, podas de árvores e manutenção de vias e do sistema de drenagem nos polos de animação. Antes de executar as primeiras intervenções, técnicos da Emlurb fizeram vistorias e atenderam a solicitações da Fundação de Cultura para melhorar a infraestrutura de ruas e avenidas onde funcionarão polos e polinhos do São João.

Por conta do maior público, foram priorizados os cinco arraiais principais (Sítio Trindade, Praça do Arsenal, Tomazina, Pátio de São Pedro e Nascedouro de Peixinhos), mas haverá serviços intensificados no polo do Galo da Madrugada e nos 17 polinhos comunitários. A maior demanda de serviços está relacionada à limpeza urbana. Por isso, a Emlurb mobilizou 151 garis para garantir varrição, coleta, entre outros serviços, em aproximadamente 90 ruas distribuídas por todos os polos de animação. Já foram realizadas a pintura de meio-fio e a capinação nos corredores de acesso aos pontos de animação. E a partir desta sexta-feira (04) até o dia 30 de junho, serão reforçadas coleta e varrição nos arraiais.

No Sítio Trindade, o trabalho começa com uma limpeza geral na área interna de eventos, além de varrição e coleta nas vias de entorno antes dos shows. Durante a festa junina, equipes volantes ficarão espalhadas por todo o Sítio para remover o lixo e garantir limpeza para o público dançar forró à vontade. Sempre ao término dos eventos, um grande mutirão de coleta e varrição será promovido para deixar o Sítio pronto para o dia seguinte de arrasta-pé.

No Centro, o público contará com três polos, além do arraial promovido pelo Galo da Madrugada, na Praça Sergio Loreto. Só nesta área, serão beneficiadas 48 ruas e avenidas de acesso ao arrasta-pé com varrição antes e durante o evento, e com um mutirão de limpeza e lavagem após o forrobodó. Os mesmos serviços também serão disponibilizados no entorno do Nascedouro de Peixinhos. Já nos polinhos comunitários, a Emlurb colocará equipe de manutenção da limpeza em todos os dias de festividades.

Além dos serviços convencionais de limpeza, a Prefeitura do Recife incentivará a separação dos resíduos recicláveis. Para isso, funcionará um quiosque informativo sobre coleta seletiva no Sítio Trindade e serão instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nos polos para o público colocar resíduos, como latinhas, garrafas plásticas e outros materiais recicláveis.

O esquema de serviços também promoveu podas e manutenção de árvores no Sítio Trindade e em vias estratégicas próximas aos arraiais e a instalação de iluminação provisória (gambiarra), principalmente nos polinhos. Ainda foi programada uma série de operações tapa-buracos nos corredores de acesso aos arraias, bem como a limpeza de canaletas e galerias para evitar que se formem poças de água.

Direitos Humanos - Durante todo o período do Ciclo Junino do Recife, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) disponibilizará diversos serviços à população recifense. A partir desta sexta-feira (04) até o dia 29 de junho, uma equipe composta por um advogado e dois auxiliares estará na Central de Direitos Humanos, no Sítio Trindade, realizando orientação jurídica aos cidadãos que tenham seus direitos violados, bem como auxiliando o preenchimento dos Boletins de Ocorrência no sistema da delegacia interativa existente no site da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (www.sds.pe.gov.br) para os casos de extravio e perdas de documentos, roubos e furtos. Após receber as ocorrências, a equipe encaminhará o cidadão ao órgão correspondente.

Na Central de Direitos Humanos também estarão disponíveis os materiais de divulgação referentes às campanhas trabalhadas pela SDHSC (Combate à Homofobia; Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e Combate ao Racismo). O horário de atendimento da central é das 18h à meia-noite.

CTTU - Para garantir a segurança da população recifense e o melhor acesso às áreas de evento, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) preparou um esquema especial de bloqueios e monitoramento do tráfego nas vias próximas aos pontos de festa. As principais intervenções serão realizadas na circulação de veículos da Estrada do Arraial, em Casa Amarela, e da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

O Sítio da Trindade abrigará o mais importante palco do São João do Recife. Por isso, na abertura da festa e em dias de apresentações de grandes artistas, a Estrada do Arraial será interditada, à noite, no trecho em frente ao Sítio. No perímetro, só será permitida a passagem de ônibus. Assim, com a montagem dos bloqueios, os carros particulares, no sentido centro/subúrbio, serão desviados pela Rua Ferreira Lopes. Já no sentido contrário, o fluxo de veículos será encaminhado para a Rua Bela Vista. A expectativa é que a Estrada do Arraial seja liberada sempre entre 3h e 5h.

Recomendamos que, no período junino, os motoristas evitem passar pelas estradas do Arraial e do Encanamento, especialmente quando houver shows de nomes importantes da música nordestina. Quem usa essas vias só para tráfego de passagem tem como alternativas a Avenida Norte, a Rua Góes Cavalcante e a Avenida 17 de Agosto”, ressalta o gerente de Operações de Trânsito da CTTU, Wagner Rodrigues. Devido à existência de poucas áreas de estacionamento, ele também sugere a quem for curtir a festa deixar o carro em casa e utilizar o táxi ou o transporte coletivo.

Já para os forrozeiros brincarem à vontade na Praça do Arsenal, a CTTU vai interditar as vias no entorno do logradouro, desviando o fluxo para as avenidas Alfredo Lisboa e Cais do Apolo. Nas imediações do Pátio de São Pedro, as vias permanecerão livres para a circulação de veículos, mas agentes de trânsito vão monitorar a área. Além disso, haverá fiscalização de trânsito nos polos descentralizados e os guardas municipais vão acompanhar manifestações, como o Desfile das Bandeiras, fazendo bloqueios itinerantes nas ruas do trajeto.

Cuidados - A CTTU orienta aos motoristas que fiquem atentos às áreas de estacionamento permitido. Não deixem os carros sobre calçadas nem em fila duplas. A fiscalização será rigorosa e, se o motorista for flagrado em situação irregular, será multado. O órgão municipal ressalta ainda que, durante o período junino, funcionarão normalmente os serviços essenciais de manutenção de semáforos, fiscalização de trânsito, registro de acidente e o tele-atendimento da Companhia pelo 0800.081.1078.

Especial da Mulher - Para apoiar as artesãs do grupo Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária, dois estandes foram montados no Sítio Trindade. No período de 03 a 29 de junho, quatro artesãs vão expor produtos diversos, como bijuterias, vestuário e acessórios com a temática junina. Aos domingos e feriados, o horário de funcionamento é a partir das 15h. Nos demais dias, a partir das 18h. Durante todo o período, as atividades se encerram ao término da programação do Sítio da Trindade.

Outra ação da Secretaria Especial da Mulher acontecerá no Sítio Trindade (Casa Amarela) onde será montada uma tenda na cidade cenográfica com conselheiras e delegadas do Fórum Temático de Mulheres do OP orientando as pessoas e distribuindo material sobre a Lei Maria da Penha e dos locais (delegacias e hospitais especializados no atendimento à mulher) onde a vítima encontrará ajuda nos casos de violência e mau tratos sofridos.
Matérias Relacionadas
- Desfile das Bandeiras e Dominguinhos são destaque nesta terça
- Perspectivas da música nordestina em debate
- O Segredo dos Animais em cartaz na Biblioteca de Afogados
- É São João no Recife
- Elba Ramalho encerra final de semana com emoção
- Eliminatória do Festival de Quadrilhas foi transferida para este domingo
- Não se esqueça de mim é nova exposição do Mamam no Pátio
- Programação do São João cancelada na noite desta quinta
- Mestre Camarão ensina a vibração da sanfona a crianças da rede municipal
- PCR realiza o São João da Pessoa Idosa
- Mestres dos 8 Baixos no Sítio da Trindade
- Mostra de dança, peças e música nos teatros municipais
- Ciclo junino do Recife “esquenta” o turismo na cidade
- Alunos da rede municipal aprendem tradições juninas com aula concerto
- CFAV abre inscrições para oficina Transformers
- Confira a programação dos seis eventos:
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Murilo La Greca prorroga prazo para Amplificadores
- Dança e afoxé em clima de Copa do Mundo na Terça Negra
- Romance combina com forró


Enviar    Imprimir