Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM É NOVA EXPOSIÇÃO DO MAMAM NO PÁTIO
18:18 Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

Trabalho é resultado de residência artística realizada pelo paraibano Manoel Fernandes

Nesta sexta-feira (18) às 18h, o MAMAM no Pátio abre a exposição Não se esqueça de mim, do artista paraibano Manoel Fernandes. O processo de construção do trabalho se deu no próprio espaço expositivo, no período de realização da residência artística, parte do projeto aprovado no edital BNB de cultura, intitulado Residências em Fluxo.

A estadia do artista teve início em 24 de maio deste ano, quando ele propôs um trabalho aberto, que exige a participação do público na sua execução, assim como um trabalho fechado, onde o artista elaborou sozinho. Os dois foram batizados com o nome da exposição. “O trabalho que faço com o público remete à paisagens imaginárias, os desenhos são feitos em um tracejado, onde as pessoas vão assinando até que a densidade da sobreposição de assinaturas cria formas”, conta Fernandes. “Já na obra que fiz sozinho, me aproprio de documentos antigos do Mamam e os repasso através de papel carbono para uma superfície de papel de fax. É um trabalho efêmero, pois o papel de fax, com a incidência da luz, faz sumir a imagem”, completa o artista que é bacharel em marketing e realizador de cinema, tendo feito direção e roteiro do curta-metragem O Sofá.

A composição aberta continuará em processo de intervenção até o fim da mostra, que se encerra em 17 de julho de 2010. O público presente na abertura, assim como os visitantes que comparecerem depois poderão deixar sua contribuição para a finalização do trabalho em processo.

O QUE É - O projeto Residências Em Fluxo foi idealizado e proposto pelo MAMAM no Pátio, e realizado em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço em Fortaleza, e a Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Cada instituição selecionou dois artistas do seu estado, que estão sendo enviados para realização de residência nos outros espaços envolvidos no projeto.

A idéia é promover intercâmbio entre as três instituições, a partir da circulação de um recorte da produção atual nos estados envolvidos e também proporcionar aos artistas a possibilidade de acesso ao circuito de artes visuais”, explica a gerente de serviços do MAMAM no Pátio, Mabel Medeiros. “Assim nós colaboramos com a profissionalização do sistema de artes e ajudamos a fortalecer a produção contemporânea nos locais contemplados no projeto”, acrescenta.

A residência de Manoel Fernandes no Recife inaugurou o projeto. No último dia 07, o Coletivo Máquinas que Não Funcionam (CE) chegou a João Pessoa, para início de residência na Usina Cultural Energisa (PB). No próximo dia 01, a artista Katalina Leão (PE) segue para o Sobrado Dr José Lourenço(CE). Após estas residências, cada espaço receberá mais um artista, completando o ciclo de fluxo das mesmas.

Serviço:

Não se esqueça de mim – Exposição de Manoel Fernandes. Projeto Residências em Fluxo
Quando: de 18 de junho a 17 julho
Onde: MAMAM no Pátio, Casa 17, Pátio de São Pedro
Informações: 3232-2844 //3232-2857
Acesso gratuito

Matérias Relacionadas
- Programação do São João cancelada na noite desta quinta
- Mestre Camarão ensina a vibração da sanfona a crianças da rede municipal
- PCR realiza o São João da Pessoa Idosa
- Mestres dos 8 Baixos no Sítio da Trindade
- Mostra de dança, peças e música nos teatros municipais
- Ciclo junino do Recife “esquenta” o turismo na cidade
- Alunos da rede municipal aprendem tradições juninas com aula concerto
- CFAV abre inscrições para oficina Transformers
- Confira a programação dos seis eventos:
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Murilo La Greca prorroga prazo para Amplificadores
- Dança e afoxé em clima de Copa do Mundo na Terça Negra
- Romance combina com forró
- Forrozeiros de carteirinha se encontram no Sítio Trindade
- Chico Xavier e Procurando Elly em Cartaz no Cinema do Parque na próxima semana
- Caminhada do Forró fez o Recife ferver
- Alceu Valença e Davi Moraes dão o tom no Dia dos Namorados
- Mostra de Computação e Arte é inaugurada no Memorial Chico Science
- Humberto Teixeira é tema de Jornadas Gonzaguianas
- Dia dos Namorados Danado de Bom no Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir