Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PARAIBANOS SÃO DESTAQUE NO ARRAIAL TOMAZINA
00:00 Quinta-feira, 24 de Junho de 2010

Rock and Roll com sotaque nordestino deu o tom do primeiro dia da programação

Por Juliano Muta

Palco alternativo para os que querem fugir do forró tradicional, o Arraial Tomazina, que há sete anos faz parte da programação do Ciclo Junino do Recife, reuniu na noite desta quarta-feira (23), na Rua Tomazina (Recife Antigo), Escurinho e Cabruêra, dois expoentes da cena musical paraibana e a banda caruaruense Sangue de Barro. Em comum a todas as atrações, a mistura de ritmos e influências.

Abrindo a noite, o cantor, compositor e percussionista Escurinho apresentou a variedade de ritmos que está sempre presente em seus shows. O artista pernambucano de Serra Talhada, que escolheu a Paraíba como terra natal, tem nos emboladores e nos cantadores de coco sua principal fonte de inspiração. No palco, mostrou que sua música não se resume apenas ao regional que permeia seu repertório. Da embolada ao rap, passando pelo rock progressivo e até pelo samba, o músico passeia. 

Fui criado na caatinga no sertão de Pernambuco e também da Paraíba, em Catolé do Rocha. Convivia com os emboladores, mas também ouvia muito rock do Led Zeppelin”, revelou Escurinho, contando por que acredita na universalidade da música. “Não importa se é feita e Gravatá ou na Holanda, música é do mundo”, afirmou o artista, que foi acompanhado no show pelos músicos Alex Madureira (guitarra), Igor Ayres (baixo) e Fabiano Formiga (batera).

A segunda atração a subir ao palco foi a banda Sangue de Barro. Só pelo nome, já dá pra se ter uma idéia que não por acaso esses caruaruenses se referem à matéria prima do Mestre Vitalino. O grupo se juntou em 1998 e possui um disco gravado, em 2002, que leva o nome da banda. Com muita presença de palco, Sangue de Barro destilou seu rock progressivo com influências reginais, com pífano riscando melodias, acompanhado de guitarras distorcidas.

Fechando a noite, a Cabruêra esquentou o público com seu som “cabra da peste”, encerrando no Recife a turnê de divulgação de seu quarto disco, Visagem. Formado por universitários da Paraíba, o grupo já participou de festivais de música na Europa, sendo o mais recente na cidade de Liverpol, Londres. “A Cabruêra já toca em Recife há 10 anos. O legal é que hoje temos duas bandas do interior na mesma noite, a Sangue de Barro, de Caruaru, e nós, de Campina Grande. Além disso, estamos dividindo o palco com escurinho, que é um cara muito próximo da banda”, comentou o vocalista Artur Pessoa.

Matérias Relacionadas
- Novinho da Paraíba esquenta um dos maiores públicos deste São João
- Coco de Adiel Luna bota todo mundo pra dançar
- Tenda Eletrônica agita o Arraial Tomazina
- Anastácia não deixa a peteca cair
- Irah Caldeira mistura Minas com Pernambuco no Sítio Trindade
- Silvério Pessoa empolga multidão na Praça do Arsenal
- Terezinha do Acordeon agita Pátio de São Pedro
- Festival Comedoria de Mercado termina na próxima quarta-feira (23)
- Coco dos Pretos empolga público do Alto do Capitão em Dois Unidos
- Arraial de São João do Alto do Capitão faz a alegria dos moradores
- Muniz do Arrasta-Pé faz a poeira levantar no Pátio de São Pedro
- Almoço musicado em ritmo junino esquenta Mercado da Encruzilhada
- Trios de forró animam a véspera de São João nos mercados públicos
- Animação marca festa junina da Secretaria de Serviços Públicos
- Puxa o fole, sanfoneiro!
- Desfile das Bandeiras e Quadrilha Circense agitam o Centro
- Quadrilhas dão show no Geraldão
- O Recife tem São João por toda a Cidade
- Prefeitura do Recife disponibiliza serviços durante São João
- Ações e serviços municipais da PCR no São João 2010


Enviar    Imprimir