Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

O RECIFE TEM SÃO JOÃO POR TODA A CIDADE
11:22 Terça-feira, 22 de Junho de 2010

Festejos Juninos levam alegria para toda a cidade. Atrações com repertório tradicional são o forte do arrasta-pé da capital pernambucana

Por Ana Quitéria

O São João do Recife chega à data mais importante do ciclo, com uma grade de programação repleta de atrações, com shows, projetos especiais e atividades formativas. Confira no site www.saojoaodorecife.com.br a programação completa criada pela Prefeitura do Recife. Já os destaques desde a véspera de São João e de todo o feriado (de 23 a 27) estão logo abaixo:

VÉSPERA DE SÃO JOÃO (23)- É dia de festa por toda a cidade, até mesmo nos centros de compras municiais. A partir das 10h, quem for abastecer a despensa nos mercados de Afogados, Beberibe, Água Fria, Cordeiro e Pina já vai poder emendar no forró. Quem acordar mais tarde para as compras, pode escolher o Mercado da Encruzilhada, onde o Trio Novo Horizonte se apresenta a partir das 13h.

O Sítio Trindade começa comemoração a partir das 20h, com Daniel Bueno, Irah Caldeira e a partir das 22h40 a homenageada Anastácia, mostra porque mereceu o tributo, seguida de Novinho da Paraíba. A partir meia-noite vem Azabumba, Ivan Gadelha e Patrícia Cruz. Também no Sítio, mas na Concha Acústica, o Festival de Cocos e Cirandas, que traz, a partir das 21h, Coco de Olga, Ciranda Pernambucana do Mestre Ferreira, Adiel Luna e Coco Camará e Meus 15 anos.

Quem for para o Pátio de São Pedro vai ter programação a partir das 19h, m Muniz do Arrasta Pé, Terezinha do Acordeon, Chá de Zabumba e Vates e Violas. Já na Praça do Arsenal, que durante o período junino pode ser chamada de Arsenal do Forró, a festa começa às 20h, com Paulo Pecado, Sandra Belê, Silvério Pessoa, Xote Brasil e Jorge Luiz Neto.
No Geraldão, a partir das 18h tem Nilton do Baião, esquentando o público para as finais do Concurso de Quadrilhas do Grupo 2, seguido de Tuca Versatil.

É na véspera de São João que começa a festa dos modernos e antenados. O Arraial da Tomazina tem início às 22h, com Escurinho, Sangue de Barro, Cabruêra, Dany Andrade, LalaK e Database-Live.

Já na Refinaria Multicultural de Peixinhos a programação começa às 19h, com Coco de Mazuca, Coco de Resposta, Eli Vieira, Pandeiro do Mestre e Jocelmar Batista e Banda.

DIA DE SÃO JOÃO (24) – No dia do santo forrozeiro, a ordem só pode ser forrozar. A partir das 20h, Luciano Magno sobe ao palco do Sítio Trindade, seguido de Roberto Cruz e Terezinha do Acordeon. A partir da meia-noite é a hora de Petrúcio Amorim: Tareco e Mariola, Meu Cenário, Anjo Querubim e Filho do Dono estão garantidas no repertório. Genaro e Walquíria tomam conta da festa a partir das 1h20, só largando o fole uma hora depois, para dar vez Tiaguinho do Acordeon. Na Concha Acústica, a partir das 21h tem Coco dos Pretos, Coco do Amaro Branco e Seu Luiz Paixão.

No Pátio de São Pedro,a partir das 19h, tem Toinho Vanderley, Seu Luiz Paixão, Zé Bicudo e Fim de Feira. Ainda pelo centro, tem mais programação. Quem quer forró pode ir para a Praça do Arsenal,onde a partir das 20h, Chá de Zabumba começa a noite, seguido por Tonino Arcoverde, Zeh Rocha e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, que começa a sua apresentação à meia-noite. Já no Arraial da Tomazina, que começa às 21h, as atrações são King Size, Monica Feijó, Catarina Dee Jah, Maquinado, Cidadão Comum, Magia Negra e Dubstrong.

No Geraldão, tem Flor do Muçambê, a partir das 18h. Em seguida tem início as finais do Concurso de Quadrilhas do Grupo 1, e quando as quadrilhas saírem do salão, entra a cantora Edilza.

DIA 25 – Agora não tem mais desculpa para não sair de casa e dançar agarradinho: começou o fim de semana. O Sítio Trindade dá continuidade à maratona de forró com Fulô do Nordeste, Cikó Macedo, Joana Angélica, Agustinho do Acordeon e Marcone Melo. Na Sala de Rebôco, tem Pé de Serra Super Pop,para quem quer um clima mais intimista.

No Geraldão, a partir das 18h tem Don Tronxo e logo depois as finais do Concurso de Quadrilhas do Grupo 1, que será fechado com a apresentação da banda 100% Mulher, que começa à meia-noite.

No Pátio de São Pedro já tem forró a partir das 19h, cm Ed Carlos, Gaspar Andrade, Camarão, Genaro e Walkíria e Coco Raízes de Arcoverde. No Arsenal, a partir das20h, tem Banda de Pau e Corda, Clã Brasil, Rabecado e João Silva, cantor e compositor que foi homenageado do Ciclo Junino do ano passado. Silva é o mais longevo e profícuo parceiro do mestre Luiz Gonzaga, assinando sucessos como A mulher do sanfoneiro, Pagode russo, Meu Araripe, Uma pra mim outra pra tu e Pra não morrer de tristeza.

A noite na Tomazina começa com Rogerman, seguido de Salvador Santo, Jr Black, Mombojó, Nasa, Ladie Khekhe e Roots Rock Revolution.

DIA 26 – O sábado é de todos, principalmente das crianças. E quem tem filos pode aproveitar para levá-los para ver a programação infantil do Sítio Trindade, que começa às 15h, com a Quadrilha Junina Dançarinos, Circo Rataplan e o espetáculo A Revolta das Chupetas, da Cia Máscaras de Teatro. A partir das 19h, os adultos começam a brincadeira com Forró Maluco, Reinivaldo Pinheiro, Banda de Pífanos de Caruaru e Severo. A partir da 0h20, o sanfoneiro Rob Curto mostra o seu forró misturado com jazz, que tanto faz sucesso em Nova Iorque, onde reside. Para fechar a noite, vem Mardônio Tavares e logo depois João Eudes. Quem preferir a Sala de Reboco, vai arrastar o chinelo ao som do Pé de Serra Super Pop. Já no Palhoção do Sítio, a programação tem Trio Neo do Acordeon e depois as quadrilhas Unidos de Nova Esperança, Filhos do Sertão, Arraialzinho do Cordeiro, Junina Estrelart e Carcará. A partir das 22h30, entram em cena os trios Harmonia, Forró Lourdinha Nóbrega e Vereda Tropical.

Quem está ligado no Concurso de Quadrilhas promovido pela PCR, vai gostar de acompanhar a apuração dos resultados, que acontece na Praça do Arsenal da Marinha, a partir das 16h. A premiação deste ano será feita de maneira diferente: no dia 28, a partir das 19h, uma comissão da FCCR vai fazer a entrega dos prêmios, nos arraiais onde as contempladas estiverem se apresentado.

No Pátio de São Pedro, a partir das 19h, tem Quinem Jiló, Azabumba, Dudu do Acordeon e Tiago Almeida. Na Tomazina, a partir das 22h, começa a festa dos alternativos com Viruz, Volver, Hanagorick, Hanumam, Original Djcopy e The Twelves.

DIA 27 – Domingão sem televisão começa com a programação infantil do Sítio Trindade, que a aprtir das 15h, traz Quadrilhinha Trapiá Pernambucana, Cia Pé-Nambuco e a peça As Novas Aventuras dos Três Porquinhos. Às 19h, começam as atrações no palco principal, com Luciano Padilha, Herbert Lucena, Paulinho Leite, Lampiões e Maria Bonita e Banda Expresso Pau de Arara. No Palhoção do Sítio, a partir das 19h, se apresentam o Trio Gibão de Couro, seguido das quadrilhas Tradição, Rancho Alegre de Camaragibe, Anavantú, Lumiar, Pisa no Espinho e Raízes do Pinho. A partir das 23h, entram os trios Forró Luado, Os Maias e Eles no Forró.

A praça do Arsenal também tem diversão para as crianças, com os mamulengos do Mestre Sebastião, contando a história da Revolta das Chupetas.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife disponibiliza serviços durante São João
- Ações e serviços municipais da PCR no São João 2010
- Desfile das Bandeiras e Dominguinhos são destaque nesta terça
- Perspectivas da música nordestina em debate
- O Segredo dos Animais em cartaz na Biblioteca de Afogados
- É São João no Recife
- Elba Ramalho encerra final de semana com emoção
- Eliminatória do Festival de Quadrilhas foi transferida para este domingo
- Não se esqueça de mim é nova exposição do Mamam no Pátio
- Programação do São João cancelada na noite desta quinta
- Mestre Camarão ensina a vibração da sanfona a crianças da rede municipal
- PCR realiza o São João da Pessoa Idosa
- Mestres dos 8 Baixos no Sítio da Trindade
- Mostra de dança, peças e música nos teatros municipais
- Ciclo junino do Recife “esquenta” o turismo na cidade
- Alunos da rede municipal aprendem tradições juninas com aula concerto
- CFAV abre inscrições para oficina Transformers
- Confira a programação dos seis eventos:
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Murilo La Greca prorroga prazo para Amplificadores


Enviar    Imprimir