Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

IDOSOS DISCUTEM EM QUE VOTAR NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA CIDADE
16:25 Quarta-feira, 7 de Julho de 2010

Em que votar e como votar no Orçamento Participativo da Cidade. Essas foram as principais questões discutidas na manhã desta quarta-feira (07), entre líderes de grupos da chamada terceira Idade e representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, durante reunião no auditório Capiba (15º andar do prédio da Prefeitura). Na ocasião, os idosos receberam uma cédula de votação das prioridades do grupo, com a finalidade de divulgar entre a população idosa dos diversos bairros, e posteriormente votar junto ao OP.

Presente à reunião, a secretária Karla Menezes, de Assistência Social, falou sobre a importância do Orçamento Participativo na democratização das políticas públicas e convocou os idosos a comparecem em massa à 1ª Plenária da Pessoa Idosa, a ser realizada segunda-feira (12), às 15h, no Terminal Marítimo de Passageiros, Bairro do Recife. Ocasião em que o grupo vai votar suas prioridades. Coube à diretora de Proteção Social Básica, Karina Antunes, a explicação da ficha de votação dos idosos, nas áreas de saúde, assistência social, turismo, direitos humanos, educação, participação social e acessibilidade.

O exemplo de democracia municipal conferido aos idosos, através da inclusão desses nas decisões sobre o Orçamento Participativo, também foi destacado, durante a reunião, por Rosana Soares, diretora do OP, e por Jorge Dias, membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “A Prefeitura está dando um banho de democracia, com esse programa”, afirmou o conselheiro.

Entre os idosos presentes, a opinião é também de alegria. “Agora vamos poder votar em tudo a que temos direito”, disse Maria Beatriz Lima Veira, líder do grupo Asas da Liberdade, da comunidade de Três Carneiros. “Antes tínhamos que nos conformar com as decisões dos outros”, complementou. Por sua vez, a líder Elisabeth Ribeiro da Silva, do grupo “Eternos Aprendizes, de Apipucos, também opinou. “Votar no Orçamento Participativo é muito importante. “Vamos ter mais consciência dos nossos direitos e mais forças para lutar por eles”, disse.

A reunião contou com a presença de 132 líderes de grupos de idosos das diversas Regiões Político-Administrativas da Cidade (RPAs) e por representantes de diversas secretarias municipais. O Orçamento Participativo é o processo de participação popular nas decisões do poder público, onde a população sugere as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados.

Matérias Relacionadas
- Nomeados novos educadores sociais do Iasc
- Conselho Municipal de Assistência Social faz reunião na Várzea
- Bolsa Família antecipa pagamento aos beneficiários
- Ação evita trabalho infantil no Pátio de São Pedro
- Unidade do Iasc acomoda desabrigados das chuvas
- Iasc arrecada donativos para as vítimas das chuvas
- Prefeitura oferece abrigo para pessoas atingidas pelas chuvas
- Conselho Municipal de Assistência Social se reúne nesta sexta
- Ciclo de palestras do Bolsa Família na RPA-06
- Novo formulário do CadÚnico é tema de capacitação para técnicos da SAS
- Baile dos Namorados embala casais do Recife ao som de Tânia Alves
- Crianças atendidas pelo Peti participam de caminhada em Boa Viagem
- SAS elege Rei e Rainha do Milho do Baile da Pessoa Idosa
- Assistência Social capacita técnicos para utilizar o CadÚnico
- Crianças do Peti desfrutam de momento lúdico com apresentação de circo
- Crianças e adolescentes do Peti têm manhã dedicada ao mundo do circo
- Prefeitura divulga nomes dos candidatos aprovados no concurso do Iasc
- Seminário abre ações alusivas ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
- SAS realiza semana de atividades sobre o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
- Profissionais do sexo comemoram Dia da Prostituta com encontro municipal


Enviar    Imprimir