Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

PRIMEIRO CREAS DO RECIFE É INAUGURADO PELO PREFEITO JOÃO DA COSTA
17:37 Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

Espaço vai oferecer serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de direitos violados

O Recife conta agora com mais um espaço para atender ao cidadão que tiver seus direitos violados. Foi inaugurado, na tarde desta quarta-feira (14), pelo prefeito João da Costa, o primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social da Cidade. O CREAS Ana Vasconcelos irá oferecer serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos que se encontram em situação de direitos violados, tendo como objetivo contribuir para o fortalecimento das famílias no desempenho de sua função protetiva, prevenindo reincidências.

Segundo o prefeito João da Costa, o CREAS faz parte de um processo de estruturação das políticas públicas da Assistência Social, em consonância com os avanços sociais alcançados no Brasil, nos últimos anos. “Estamos buscando no Recife a consolidação de uma política de assistência social, um sistema que combata a violação de direitos, acolhendo as pessoas em situação de violência, preparando-as para que possam sair da situação de segregados e excluídos, assim como possibilitar condições para que elas se tornem outras pessoas e possam continuar mudando esta Cidade e este País”, declarou João da Costa.

O CREAS Ana Vasconcelos irá funcionar na Rua Dom Manoel Pereira, nº 75, no Bairro da Boa Vista, da segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O equipamento vai oferecer acompanhamento psicossocial desenvolvido por uma equipe multiprofissional, que mantém uma interface com o Sistema de Garantia de Direitos. “A implantação desse serviço representa o fortalecimento da participação da gestão no âmbito da Assistência Social, que é uma política de garantia de direitos. O CREAS, como parte integrante da rede de proteção social, atuará junto a outros organismos, para prestar um atendimento integral às pessoas e famílias que estão em situação de violação de direitos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Karla Menezes, lembrando que outras instituições atuarão conjuntamente com o CREAS, como o Poder Judiciário; Ministério Público; Defensoria Pública; Conselhos Tutelares e outras organizações.

O CREAS Ana Vasconcelos também homenageia a fundadora da Casa de Passagem, falecida no ano passado. O sobrinho dela, Cristiano Vasconcelos, compareceu à inauguração do equipamento público e falou sobre a atuação da tia no combate às injustiças sociais. “É uma honra representar aqui a minha tia, que, sem dúvida, deixou um legado para a gente seguir. Ela foi uma guerreira que não teve medo de ser discriminada por acreditar no sonho de oferecer uma alternativa para as vítimas da exclusão e por enxergar beleza escondida por trás das meninas de rua, através de um trabalho que resgata a dignidade de milhares de pessoas, baseado no protagonismo social e político, focado na formação cidadã”, disse Cristiano, em emocionado discurso.

No CREAS Ana Vasconcelos serão oferecidas as seguintes atividades: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Especial a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços a Comunidade (PSC); e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. Foram investidos no centro cerca de R$ 767 mil, cofinanciados com recursos dos governos municipal, estadual e federal.

Ana Vasconcelos – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) recebeu o nome da advogada Ana Vasconcelos, por conta do trabalho realizado pela profissional no Recife na área social. Em 1983, ela foi convidada para trabalhar na Fundação Joaquim Nabuco e, de lá, saiu para a URB/Recife. Em 1986, começou a trabalhar como vice-presidente na Legião Assistencial, órgão ligado à Prefeitura do Recife, onde entrou, pela primeira vez, em contato com os que eram denominados “meninos de rua”. Na função buscou conhecer melhor essa realidade.

Já no dia 02 de janeiro de 1989, fundou o Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente – Casa de Passagem. Ana Vasconcelos faleceu no dia 1º de agosto de 2009. Posteriormente, o prefeito João da Costa sancionou a Lei de número 17.596/2009, de autoria do Poder Legislativo, determinando que o próximo equipamento municipal da área da assistência social receberia o nome da advogada.

Matérias Relacionadas
- Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião extraordinária
- Plenária extraordinária reúne Conselho Municipal de Assistência Social
- Idosos discutem em que votar no Orçamento Participativo da Cidade
- Nomeados novos educadores sociais do Iasc
- Conselho Municipal de Assistência Social faz reunião na Várzea
- Bolsa Família antecipa pagamento aos beneficiários
- Ação evita trabalho infantil no Pátio de São Pedro
- Unidade do Iasc acomoda desabrigados das chuvas
- Iasc arrecada donativos para as vítimas das chuvas
- Prefeitura oferece abrigo para pessoas atingidas pelas chuvas
- Conselho Municipal de Assistência Social se reúne nesta sexta
- Ciclo de palestras do Bolsa Família na RPA-06
- Novo formulário do CadÚnico é tema de capacitação para técnicos da SAS
- Baile dos Namorados embala casais do Recife ao som de Tânia Alves
- Crianças atendidas pelo Peti participam de caminhada em Boa Viagem
- SAS elege Rei e Rainha do Milho do Baile da Pessoa Idosa
- Assistência Social capacita técnicos para utilizar o CadÚnico
- Crianças do Peti desfrutam de momento lúdico com apresentação de circo
- Crianças e adolescentes do Peti têm manhã dedicada ao mundo do circo
- Prefeitura divulga nomes dos candidatos aprovados no concurso do Iasc


Enviar    Imprimir