Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITO VISITA ESCOLA CAMPEÃ DO IDEB
12:01 Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

A escola Municipal Aderbal Galvão alcançou 5,7 pontos no IDEB, superando a média brasileira de 4,6 pontos

Por Otávio Dias


A Escola Municipal Aderbal Galvão, no Vasco da Gama, que conquistou a primeira colocação geral na rede recifense e 4ª colocação entre todas as escolas públicas de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), a visita do prefeito do Recife, João da Costa. Acompanhado do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, e de diretores e técnicos da educação municipal, o prefeito fez questão de parabenizar pessoalmente professores, alunos e funcionários da unidade de ensino.

Numa das salas de aula do 2º ano do 2º ciclo (5º ano do ensino fundamental), ocupada por alunos na mesma faixa etária dos coleguinhas pesquisados em 2009, João da Costa foi recebido com muita festa. Ele agradeceu a acolhida e lembrou que estava ali para homenagear toda comunidade escolar. “Eu estou muito contente, porque nossa Cidade conseguiu melhorar os índices do IDEB e a escola de vocês foi a campeã. Isso é muito bom, pois é uma prova de que as nossas escolas estão ensinando melhor e todos vocês aprendendo mais, o que será muito importante nas séries seguintes e na formação de um bom profissional na fase adulta”, explicou.

Depois de contar que cursou todo ensino básico em escolas públicas, o prefeito disse aos estudantes que era preciso estudar com seriedade e empenho. “Fazendo isso, vocês podem não ser prefeito como eu, mas com certeza serão ótimos profissionais”, ressaltou. Já no pátio interno da Aderbal Galvão o prefeito participou de uma pequena solenidade organizada pela direção da escola. Na ocasião, na presença de quase todos os estudantes, ele voltou a elogiar as boas notas obtidas no IDEB. “Acho que este bom desempenho merece um prêmio. Vamos estudar uma forma de fazer isso com muito carinho”, garantiu.

A Escola Aderbal Galvão conquistou 5,7 pontos no IDEB (numa escala até 10), superando a média brasileira de 4,6. Também muito contente com o bom desempenho da Aderbal Galvão e da rede municipal como um todo, o secretário Cláudio Duarte elogiou os estudantes, professores e a direção da escola. “Quero ressaltar que esses avanços na educação também são frutos de uma política de valorização do ensino que vem sendo desenvolvida pela gestão do prefeito João da Costa, o que inclui a distribuição de fardamento, material escolar e didático adequados, além de investimentos na qualificação profissional e melhorias salariais de todos os educadores da rede”, disse, citando a recente inauguração do Centro Paulo Freire.

Emocionada, a diretora da Escola Aderbal Galvão, Solange Melo, agradeceu a visita. “Quero dizer ao nosso prefeito, ao secretário e todos aqui presentes, que esta visita muito nos honra e nos fortalece ainda mais para lutarmos por um ensino público cada vez melhor, garantido um futuro digno para todos nossos alunos”, argumentou. No final da visita, o prefeito João da Costa entregou a Solange um buquê de rosas, em nome de toda sua gestão.

Destaque entre as capitais - Além do bom resultado em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os números do IDEB revelaram ainda que o Recife ocupa a 3ª colocação geral entre as nove capitais do Nordeste. A rede municipal alcançou uma média de 4,1 em 2009, superando a meta de 3,6 pontos estabelecida pelo MEC. A nota é maior do que as cidades de Salvador (3,7), Fortaleza (3,9), Natal (3,7), Maceió (3,8), Aracaju (3,5) e João Pessoa (4,0) e só perde para Teresina (5,2) e São Luís (4,3).

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita escola destaque nos índices do IDEB
- Parceria leva cursos da Escola de Gestão ao Centro de Formação de Professores
- Escola Municipal participa do Projeto um computador por aluno
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 é aberta no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental
- Ideb do Recife é destaque entre as capitais do Nordeste
- LISTA DAS ESCOLAS
- PCR abre 12 mil vagas para educação profissionalizante
- PCR conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Programa Bolsa Escola Municipal realiza 6ª reunião de inclusão de beneficiários
- Prefeitura vai construir um CMEI no bairro de Nova Descoberta
- PCR investe R$ 10 milhões na melhoria da rede física das unidades escolares
- Programa Lição de Vida convoca alfabetizadores


Enviar    Imprimir