Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR REALIZA PLENÁRIA REGIONAL DO OP CRIANÇA NA ESCOLA DOM BOSCO
13:05 Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

O evento reuniu alunos da escola e representantes das demais unidades de ensino da RPA 5

Por Otávio Dias


Sessenta delegados mirins de 30 escolas municipais localizadas nos bairros da RPA 5 participaram, na manhã desta quarta-feira (28), da 3ª plenária regional do ciclo 2009/2011 do Orçamento Participativo da Criança (OP Criança). O evento aconteceu entre 8h e 12h, na quadra de esportes da Escola Municipal Dom Bosco, em Jardim São Paulo. Além dos delegados mirins, entre seis e 16 anos, a plenária reuniu cerca de 300 alunos da Dom Bosco, além de quatro assessores técnicos indicados pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e 30 coordenadores de apoio escolhidos pelos dirigentes das escolas da RPA 5.

A Banda Marcial da Escola Dom Bosco executou o Hino da Cidade do Recife e desfilou por alguns minutos. Logo depois foi a vez dos professores e estudantes serem presenteados com uma bela apresentação do grupo de dança e percussão “Filhos do Sol”, que integra as ações do Projeto Escola Aberta naquela unidade de ensino. Também ouve a leitura dos “Direitos Universais das Crianças e Adolescentes”.

A assessora técnica da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Socorro Assunção, abriu os trabalhos falando sobre a importância política do OP Criança para a gestão João da Costa. “Vocês estão aqui para ajudarem a Prefeitura no processo de aplicação dos recursos municipais, que são arrecadados através de impostos pagos por todos nós”, ressaltou, lembrando que as ações votadas pelos alunos, tanto para as escolas quanto para a comunidade, serão encaminhadas como sugestão de obras para o prefeito João da Costa e sua equipe.

Já o processo de sistematização técnica das obras e ações escolhidas nas 30 escolas da RPA 5 foi explicado aos estudantes pelo coordenador geral do OP Criança, Petrônio Filho. “Cada uma das 30 escolas da RPA-5 enviou um coordenador de apoio e dois delegados. Nessas unidades de ensino, foram escolhidas duas ações prioritárias para a escola e duas para a comunidade. Essas ações serão sistematizadas hoje, formalizando um documento único que represente toda a RPA 5. Nessa plenária também serão escolhidos os seis conselheiros, na proporção de um para cada dez delegados, que representarão as 30 escolas dessa região no Fórum de Conselheiros do OP Criança, que será empossado pelo prefeito no mês de agosto”, detalhou.

Eleitos pelos colegas em 2009, os 60 alunos/delegados da RPA-5 aproveitaram a plenária desta quarta-feira para fazer um diagnóstico de suas escolas e comunidades e apresentar, em formato de banner em papel cartolina, as ações e obras escolhidas pelos alunos para melhorias nas próprias escolas e nos bairros onde elas se localizam. Além da escolha dos seis conselheiros, eles também definiram qual o mascote que irá representar a RPA 5 no ciclo do OP Criança.

Inquietos, mas bastante produtivos, os pequenos delegados mostraram entusiasmo com todo o processo do OP Criança. O pequeno Moisés de Oliveira, de apenas sete anos, defendeu com muita garra as prioridades escolhidas pela Escola Manoel Rolim, em Tejipió. “Conseguimos coisas legais para minha escola e meu bairro, como mais área de lazer, laboratório com computador e mais ruas asfaltadas”, ressaltou.

As plenárias regionais do OP Criança foram iniciadas no dia 18 de maio pela RPA 1, prosseguindo no dia 25 de maio, na RPA 2. Após a plenária desta quarta-feira (RPA 5), estão previstas mais três, encerrando as atividades em todas as seis RPAs da Cidade. São elas:

RPA 3 – 04/08 (Escola Nadir Colaço, na Macaxeira);
RPA 6 – 11/08 (Escola Carlúcio Castanha, no Ibura);
RPA 4 – 18/08 (Escola Divino Espírito Santo, na Caxangá).

Matérias Relacionadas
- PCR promove 3ª plenária regional do Orçamento Participativo da Criança
- Plenária Temática de Cultura mobiliza população no Terminal Marítimo
- Cultura é o mote da Plenária Temática do OP Recife desta segunda (26)
- Juventude do Recife celebra cidadania e participação na Plenária Temática do OP
- Temática de Direitos Humanos do OP define ações prioritárias para o Recife
- Plenária Temática do OP Educação reúne mais de 900 pessoas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- Multidão lota Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento


Enviar    Imprimir