Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR ENCERRA TREINAMENTO SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS
12:15 Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010

Alterações na lei do estatuto dos processos licitatórios foi o principal foco da capacitação oferecida pela Escola Municipal de Gestão Pública.

Por Jamille Coelho

Profissionais de diversas secretarias da Prefeitura do Recife foram capacitados, durante toda a semana, com treinamento em “Licitação e Contratos Administrativos”, pela Escola de Gestão Pública. O curso, com carga horária de 20h, foi oferecido em parceria com a Secretaria de Finanças.

De acordo com a auditora do Tesouro Municipal e instrutora das aulas, Ana Júlia Ferreira, o principal objetivo do treinamento foi discutir as alterações da Lei 8666/93, que trata do estatuto das licitações e contratos, e também da Lei 10520/2002, sobre pregão. As modificações foram aplicadas em julho deste ano.

A principal mudança na legislação do estatuto são os critérios de participação das empresas nos processos licitatórios. Depois que as modificações foram anunciadas, tomamos a iniciativa de propor a capacitação para os servidores dos órgãos municipais irem se adequando. Com isso, estamos partindo na frente com o treinamento para que as licitações saiam sempre atualizadas”, explicou a auditora.

A capacitação foi direcionada para os profissionais que atuam direta ou indiretamente nas áreas de Licitações e Contratos Administrativos, em especial: membros de comissões de licitação, pregoeiros, servidores que atuam na análise e aprovação de minutas de editais, formalização de contratos e respectivos termos aditivos.

Participaram das aulas servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Saúde, do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) e da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). “O curso superou minhas expectativas e foi bem ministrado pela instrutora. O conteúdo foi apresentado com muito domínio, aliando teoria à prática. Isso facilitou a absorver os tópicos abordados”, declarou a advogada do Iasc, Azenath Paula da Silva.

Entre os tópicos que foram abordados nas aulas estão: Considerações gerais; Registros referentes às licitações/contratos; Autorização/solicitação de abertura de licitação; Modalidades de licitação; Dispensa e inexigibilidade de licitação; Procedimento licitatório; e Contratos administrativos e Sistema de registros de preços.

Matérias Relacionadas
- Recife em Ação recupera mais três vias
- Prefeitura promove 1º Encontro das Mulheres com Deficiência do Recife
- Recife participa de Seminário de Seguridade Social
- Fórum de Gênero discute Cidade Segura e Plano para as Mulheres
- Prefeito João da Costa entrega duas obras do OP no Ibura
- PCR inicia obras de recuperação da Avenida Hildebrando de Vasconcelos
- Estudantes europeus aprendem sobre o Orçamento Participativo
- Secretaria Especial da Mulher debate Lei Maria da Penha na Câmara
- PCR discute Lei Maria da Penha com mulheres com deficiência
- Prefeitura antecipa salário de setembro
- Prefeitura do Recife participa do Fórum Nacional de Defesa Civil
- Fórum de Envelhecimento Ativo discute Esporte e Lazer
- 1º Encontro das Mulheres com Deficiência abre inscrições
- Emprel oferece aulas de violão para seus funcionários
- Lei Maria da Penha é debatida na Câmara de Vereadores
- Obras na Bacia do Beberibe continuam como prioridade na MR 2.1
- Prefeitura do Recife inicia Semana Nacional de Trânsito
- Prefeitura faz recapeamento da Rua Barão de São Borja
- Prefeitura do Recife recebe terrenos da União
- Detalhes dos Projetos


Enviar    Imprimir