Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

5º JOGOS MUNICIPAIS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SÃO ABERTOS OFICIALMENTE
00:00 Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010

Jogos começam na próxima segunda (08) e vão até o início de dezembro
 
Na tarde desta sexta-feira (05), a Prefeitura do Recife realizou o ato oficial de abertura dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência, evento que tem por objetivo garantir a prática do esporte enquanto um direito social também para os deficientes, envolvendo cerca de 20 entidades, entre elas ONGs, escolas públicas e centros de reabilitação. Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia, que contou com mostra de fotografias, desfile das equipes e apresentações culturais.
 
Após a exibição de fotografias e vídeos das edições anteriores dos jogos e das apresentações culturais de grupos dos Círculos Populares de Esporte e Lazer (CPEL), foi iniciada a cerimônia oficial de abertura, que contou com a participação de mais de 250 atletas, entre eles, Jonas Souza Ferreira, atleta da UFPE, que participa dos Jogos Municipais desde a sua primeira edição, em 2006, e destacou a importância do evento. “É um grande incentivo ao para-desporto. Acho fundamental principalmente para os novos atletas, porque esse evento os deixa mais animados a continuar no esporte”, disse ele, que irá disputar os arremessos de peso, dardo e disco.
 
Representando o prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, o secretário Especial de Juventude e diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, saudou a todos os participantes e destacou a importância dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência e a união do segmento, que resultou em uma lei municipal que garante sua realização todos os anos. “Os Jogos da Pessoa com Deficiência está consolidado e já faz parte do calendário oficial do esporte e lazer na Cidade. Tem uma finalidade social e ainda consegue garantir que os grupos se encontrem e possam discutir a ampliação dos direitos do segmento nas políticas públicas do Município”, afirmou.
 
Os Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência são uma realização da Prefeitura do Recife, através de uma ação integrada entre o Geraldão  e as secretarias de Direitos Humanos e Assistência Social, que foi representada pelo assessor técnico, Antônio Muniz. “Esses jogos significam a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, que há cinco anos têm esse espaço, que também é um berço de novos talentos para o para-desporto nacional”, afirmou. A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, que prestigiou o evento, falou sobre o significado dos Jogos: “É um dos momentos em que a gestão proporciona para a sociedade a participação das pessoas com deficiência e também a reflexão para a sociedade, que deve incluir todas as pessoas, pois todas têm direitos, inclusive à atividade esportiva.”
 
A presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Naíse Pedrosa, fez questão de comparecer ao evento, mesmo com a impossibilidade da modalidade estar na grade de programação dos jogos, devido a outros compromissos das equipes pernambucanas. “Esta iniciativa da Prefeitura do Recife é pioneira no Brasil e de fundamental importância para o esporte na Cidade e também no nosso estado, que é um celeiro do para-desporto no País, em todas as modalidades”, disse ela.
 
As competições começam na próxima segunda-feira (08), quando os atletas portadores de deficiência auditiva iniciam a disputa do futsal. Esta e a maioria das modalidades serão disputadas no próprio Geraldão, mas o CSU Bido Krause, o Centro Santos Dumont, o Instituto dos Cegos e a Faculdade IBGM também serão sede dos Jogos deste ano. A novidade desta edição é a disputa do Halterofilismo, que será realizada na Faculdade IBGM, no dia 27 de novembro.

Matérias Relacionadas
- Milton Coelho anuncia datas de pagamento dos servidores para o final do ano
- Missão italiana do Projeto 100 Cidades discute o trabalho das mulheres
- Crianças da Comunidade do Pilar fazem abertura do Zeppelin
- Prefeitura do Recife apoia Passeio Ciclístico contra a fome
- Escola de Gestão divulga novas turmas de novembro
- Décima parcela do IPTU Recife vence dia 10
- Prefeitura realiza mais uma capacitação para equipe social da Codecir
- PROGRAMAÇÃO
- Prefeito em exercício visita Dom Fernando Saburido
- PCR apoia 4ª Caminhada dos Terreiros
- Teatro e missas marcam o Dia de Finados no Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Prefeito em exercício do Recife vota na Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recife
- Prefeito em exercício Milton Coelho vota no bairro da Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura do Recife intensifica limpeza nas zonas eleitorais
- Concerto para a Vida leva música aos cemitérios do Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados


Enviar    Imprimir